Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

03
Jun 08

Pessoa idosa fez-nos chegar o lamento de não ter condições para se deslocar, com segurança à Poça do Pano, para ali tomar banho.

Por cima do muro, para quem tem dificuldade de andar, não é o caminho mais fácil: não há apoios e, por isso, os mais idosos sentem-se constrangidos e têm receio de cair.

A sugestão que nos deu foi a seguinte: Por que não fazer-se um carreiro, junto ao muro, do lado do mar, coberto com uma grade em madeira, que se retiraria no fim da época balnear?

Custaria assim tanto? E não têm os idosos, com grandes dificuldades de movimento, direito a disfrutarem as vantagens de um banho de mar que lhes proporciona algumas melhoras para os seus achaques?

Aqui fica a sugestão. Por ser investimento de pouca monta, julgo que ou a Câmara ou a Junta de Freguesia das Lajes do Pico, ou ambas em parceria, satisfarão este lamento que sai da boca de muita gente.  Para mais, as águas são de boa qualidade, como reconheceu há dias a QUERCUS. 

publicado por sim às 23:13

Acho que não é verba que a Câmara não poça suportar, mas se for para os funcionários da Câmara é que fazerem a obra, é melhor começarem já mas para ficar pronto para o Verão que vem, pois para este eu não acredito que consigam.
E já agora também se poderia deitar mais algum cimento á volta da poça para que possamos colocar a nossa toalha e não seja necessário irmos para cima das rochas, (é que fica muito desconfortável.
Anónimo a 4 de Junho de 2008 às 19:42

Por favor: tenham cuidado no cimento que colocam na Poça do Pano. Mais cimento para quê? há outras formas e materiais de preservar as pedras da costa, dando conforto aos banhistas. E já agora: por que não instalar um pequeno contentor amovível que sirva de casa de banho? Já existem por aí e são uma solução para quem está aflito e pretende preservar as águas limpidas.
Lagoa a 5 de Junho de 2008 às 00:23

Absolutamente de acordo quanto ao "sítio" para instalações sanitárias e, já agora, também para vestiário amovível como também já por lá existiu no tempo de outros Edis.
Rui Pedro Ávila a 5 de Junho de 2008 às 00:30

Há anos, a Câmara encetou obras nessa "Poça do Pano" (assim chamada porque aquando do naufrágio de um bote baleeiro ali por fora do "Calhau Grosso" o pano do bote veio lá "dar à costa", assim me contaram quando era miúdo ) e fez um caminho em aterro pelo lado do mar do muro, desde a entrada junto à muralha defronte da Escola Secundária. Então poderiam ter pensado na solução ora alvitrada pelo gestor deste Blog, mas essa opção, não colide com a preservação dos "juncos"? Julgo que não e uma faixa cimentada junto ao muro desde aquela "entrada" (que referi) até ao "solário norte" da Poça do Pano, seria de extrema ajuda para os "menos jovens", como eu, que ali gostam de se banhar principalmente em horas de "maré cheia".
rui pedro avila a 5 de Junho de 2008 às 00:27

Não seria mais fácil (e rápido)...em vez de construir um carreiro, colocar 2 corrimões na actual muralha?

Bem sei que o piso não está nas melhores condições, mas com suporte de ambos os lados, mais devagar ou mais depressa, penso que seria uma melhor solução.
jose augusto soares a 5 de Junho de 2008 às 01:15

Porque pensam sempre nos 'velhinhos' e nunca nas crianças? Um corrimão de apoio não resolve o problema dos pais com filhos pequenos. É necessário um passeio alternativo junto ao existente, pelo lado do mar, ao nível do juncal. Ou um corrimão no passeio existente pelos dois lados e com protecção para proteger as crianças de uma queda que pode ser perigosa.
Li algures que o nível de evolução de uma sociedade é medido pela atenção dada às crianças.
Nas sociedades 'primitivas' a atenção estava nos anciãos.
Eu penso que a atenção e o respeito devem ser divididos equitativamente pelos dois, crianças e idosos.

Uns são o futuro da nossa sociedade e os outros são o espelho do nosso futuro.
Márcia Rodrigues a 5 de Junho de 2008 às 13:52

Márcia!
Concordo plenamente com o teu ponto de vista. Felizmente que ainda não tenho problemas de locomoção, no entanto um carreiro ao lado do muro acho que seria o ideal e todos ficaríamos muito mais satisfeitos por vermos novos e velhos a confraternizar no espaço que ainda lá se mantêm apesar de já estar muito danificado. Uns sanitários são necessários e é urgente a sua colocação, porque o Verão chega daqui a 15 dias bem como um arranjo nas veredas que nos conduzem até aos lugares onde podemos usufruir dos raios solares, também. Já agora não precisa cimento em tudo o que é laje, mas aqui e acolá, dissimulada com a nossa gravilha negra até que não ficava mal, porque a toalha disfarçaria as agruras da rocha, fazendo como que de...almofada.
Paulo Luís Ávila
Anónimo a 5 de Junho de 2008 às 22:45

Amanhã será inaugurada a maior vergonha feita nas Lajes do Pico nos últimos anos. Mas menos vergonha que o governo serão os Lepras que lá forem comer
ee a 7 de Junho de 2008 às 18:02

Não sei de que fala. Explique-se melhor. Estou longe e não sei o que se passa aí.
califórnia a 7 de Junho de 2008 às 18:23

Vergonha tenho eu de gente como esta que deita barbaridades pela boca fora sem pensar no que diz e sem provar a nsua opinião.
Mas que se fez nas Lajes nos últimos anos? NADA ou muito pouco. Esta não é a opinião da grande maioria dos lajenses, por isso deve estar isolado, vendo a festa da sua torre de marfim. Há alguns assim e depois mudam de ideias. Só os tolos é que não mudam de ideias.
vigia a 8 de Junho de 2008 às 13:46

Ainda em relacção ao muro que dá axcesso á Poça do Pano.
Lembram-se daquele verão? Por aí ainda existem alguns carolas, sem nome, que com o apoio do comércio e a ajuda de boas vontades orientadas pelo mestre Anibal, acimentaram o muro. Bem ou mal ainda hoje ali serve os banhistas.Já se passaram tantos anos e ninguem fez nada. O que se fez na Poça do Pano, sem projecto e ad hoc foi lamentavel.
Melhor seria que se tivesse contratado um projectista
que com cabeça e de acordo com aquele belo espaço
criasse algo que nos orgulhasse.Mas, não. Na maioria das vezes é só remendos. E não é de agora.as lamurias devem vir de trás.

Lajense longe a 7 de Junho de 2008 às 19:25

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
18
19
20
21

23
24
25
27
28

29
30


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO