Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

10
Jul 08

Já vai sendo normal a imagem degradada do edifício da Igreja Matriz.

Quem por ali passa, não deixa de interrogar-se:- O que se espera para, pelo menos lavar a cara do imóvel, enquanto não se procede às anunciadas obras de reconstrução, cujo início e projecto a população desconhece?

Em tempos idos, O DEVER abriu uma subscrição para angariação de fundos.

Não se sabe quanto se arrecadou. Também não foi dada explicação sobre o início dos trabalhos.

Que há necessidade de se fazer alguma coisa, ninguém o contesta. Mas, como em tudo, é preciso explicar à população o que se pretende fazer e em que pé estão os projectos e apoios. Só assim haverá a correspondência dos fiéis e lajenses.

Como em 1954, quando uma Comissão ombreou a angariação de materiais: pedra, cimento e madeiras e encetou a recolha de fundos para a conclusão das obras da Matriz, importa que agora, se proceda de igual forma para envolver todos. 

A Matriz é o rosto da nossa Fé.

Precisamos de todos!

Mãos à obra!  

(Propositadamente,não publicamos imagem do edifício da Matriz!)

publicado por sim às 15:32

Sem duvida que a nossa Matriz está carecida de beneficiações.
Este blog é um alerta.
Não seria interessante o seu autor. tambem, fazer a sua doação?
É que apelar à fé quem a abandodou não será um de hipocresia?
Nestes novos tempos tudo se faz ao sabor da consciencia de cada um.
A mensagem de há dois mil anos, hoje navega ao sabor da conveniencia de cada um.Ou não será?
sim a 10 de Julho de 2008 às 23:08

A mensagem é para ser recebida e colocada em prática. Falar por falar dizendo que este fez isto e aquele fez aquilo é muito comum entre os mortais. Mas a fé sem obras é morta. A Igreja é o símbolo da freguesia. Por isso é que as suas torres altaneiras se distinguem à distância em sinal de poder. Quanto ao poder religioso, apesar de uma centena de fiéis irem à missa todos os Domingos, um terço dos residentes nesta Fajâ, - como lhe chamava o Dr. Francisco Carmo de saudosa memória e ,não o sito por despeito, mas porque ele à distância que proferiu tal afirmação antevia já o que hoje está a acontecer. A saída das pessoas para outros locais e por isso falta gente para ombrear com certas responsabilidades. No entanto também se nota uma certa ditadura interna, para controlar o templo ou os templos religiosos de que a Vila dispõe. Sabemos que um pároco residente para a Vila das Lajes era uma mais valia, mas com moradia fixa em Santa Cruz das Ribeiras, esqueçam. Hoje há falta de padres e há falta também de boas vontades. Vemos a enfeitar a igreja pessoas já duma certa idade...onde estão os jovens e as jovens? Viraram-se para outro lado? É pena. Por um lado as pessoas vão ao encontro de valores, um tanto ou quanto dúbios e por outro, os católicos, porque também aqueles que abandonaram o redil, também o eram, não foram no tempo certo solicitados para fazerem parte dos organismos paroquiais. Foi pena. Agora é ver o que se passa e levar as mãos à cabeça e enfiar a cabeça na areia já não leva a nada. Há 46 anos havia gente resoponsável e dinâmica nas Lajes, hoje há gente apática e mesmo aqueles que querem colaborar, são «afugentados». Assim não vamos a lado nenhum. É clamar no deserto...
Anónimo a 14 de Julho de 2008 às 19:20

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO