Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

29
Mai 09

Aí estão, de novo, as Festas do Divino Espírito Santo, para alegria do devoto Povo destas Ilhas.

Em todas elas, a devoção teima em continuar, com mais fé, preservando sempre os valores da irmandade e da partilha.

Há cem anos atrás, o cumprimentos das promessas, as ofertas de pão, carne e vinho, servidas em refeições abundantes, fazia-se com as cantorias dos foliões, sempre invocando a misericórdia do Divino Espírito para quantos nEle acreditavam.

Hoje, apesar da manifesta melhoria da qualidade de vida, os crentes não enjeitam promover a fé dos seus antepassados.

Aos populares foliões juntaram-se as filarmónicas, que acompanham lindos cortejos.

Os mordomos e , am algumas ilhas, as rainhas e suas aias, vestidas com indumentária em tudo igual aos usos das comunidades açorianas da Califórnia, transformam as procissões, em cortejos dignos da respeitada Divindade.

 

 

Se a estas manifestações religiosas, juntarmos a distribuição de jantares (almoços) com  suculentas e abundantes sopas de carne e vinho, servidas a centenas e centenas de pessoas em enormes salões construídos e preparados para o efeito; e se associarmos também a estes lautos repastos, a distribuição universal e gratuita dos pães e rosquilhas de massa sovada e dos bolos de véspera, temos aqui um sinal impar da abundância que estas Festas Maiores dos Açores, proporcionam.

Em cada rua, localidade, em todas as ilhas e nos países de emigração,  a devoção ao Espírito Santo gera, no povo, a iniciativa, entre-ajuda e participação empenhadas,  se bem que à margem da hierarquia eclesiástica.

Os próximos dias são de Festa, de Alegria e de Partilha. Está no coração dos açorianos que nos momentos difíceis das suas vidas encontram a Alma e o Espírito que anima tudo e todos no Amor a Deus e aos Irmãos.

Hoje, a Festa começa na Silveira e os impérios só terminam Domingo da Trindade.

Boas Festas e Viva o Senhor Espírito Santo!

VIVA!!!!!

publicado por sim às 19:01

VIVÓ!!!
Hoje, em Lisboa. Na Casa dos Açôres, precedida de missa na Basílica da Estrêla, houve um convívio com muitos Açorianos. No ar, pairava a saudade!
Cantou-se música da Nossa Terra (O Bartolomeu Dutra, ali da Silveira e o Duarte, da Ilha Terceira). Gente de muitas Ilhas. Foi bom!
Umas Boas Festas do Espírito Santo para todos.
Anónimo a 31 de Maio de 2009 às 21:53

Comentário:
Vais colocar o concelho das Lajes no lugar que merece? Realmente és um espertalhão, e ainda ninguem te disse. Sabes que este concelho tem mais de 500 anos, que por cá já passaram muitas cabeças brilhantes, muitos autarcas, vários presidentes do governo regional, então para ti foram todos uma nulidade. Aconselho-te a aproveitares a tua esperteza e utilizá-la onde resides, ou será que aí não tens grande valor? Quanto ao gosto que nutres pelos candidatos do PS, lá sabes o porquê, mas é assunto que para aqui não é chamado guarda-o na tua intimidade. Com ideias como as tuas se todos tivessem saído deste concelho pelos teus motivos não tinhamos cá ninguém, sabes os bons adaptam-se os fracos fogem.

Caro anomino,

A tua resposta ao meu comentário, foi um bocado forte, puxa, fiquei de lado. Eu pelo menos tive a dignidade de colocar o meu nome, enquanto alguns não o fazem!!!!!!

- Se tivesses o cuidado de ler bem o meu comentário, chegarias há conclusão que não tenho nenhum projecto nem vou colocar as lajes no lugar que merece, porque existe ai outras pessoas com mais capacidade e aptidões do que eu, até podes ser uma delas! Cuidado, nunca pos em causa os grandes autarcas que tivemos e temos, nem as pessoas notáveis do nosso concelho, que com imensas dificuldades, sempre tentaram fazer o seu melhor pelo nosso conselho.Mas também sabes que houve outras que por qualquer motivo não fizeram tão bem. Não me considero espertalhão, nem esperto em nada, sou uma pessoa normal que, não necessito nem quero ser notado, porque sou simples demais para essas coisas. Mas também te digo que sou muito conhecido e respeitado seja onde for e por onde vaia e não faço muito caso disso. Em relação a utilizar a minha esperteza onde resíduo, posso dizer-te que a utilizo naquilo que mais gosto de fazer, sou técnico de futebol com o nível 2 e faço parte do corpo técnico do gabinete de formação do maior clube dos Açores, onde tento transmitir os meus poucos conhecimentos aos jovens atletas. Quando falei nos candidatos do PS, talvez não percebeste bem. Como não sabes, são pessoas que conheço da tenra idade, crescemos juntos e somos grandes amigos e como estavam a ser atacadas, perguntei se não tinham os mesmos direitos do que os outros ok. Mais te digo que sou filiado de outro partido, para ai uns 30 anos, portanto estou de consciência tranquila, coisa que talvez não estejas. Eu sai da minha terra e digo-te mais, se fosse hoje não tinha saído, por motivos puramente desportivos. Fugir, não so pessoa para fazer uma coisa dessas. Fraco, da-me vontade para rir…então se recebesses um convite como eu recebi o que fazias, ficavas ver a banda a passar. Concerteza que não me conheces para falar assim de mim.

Um abraço

José Manuel Medina
José manuel medina a 2 de Junho de 2009 às 13:40

Assim a lepra me coma se eu estou a entender o que por cá se passa!???
Afinal, alguém me diz por onde anda o comentário do José Manuel Medina que causou, assim, tantos laivos de patriotismo a um anónimo?! (Anónimo mas patriota!)
anonimo a 2 de Junho de 2009 às 21:44

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO