Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

03
Nov 09

Tomam hoje posse os membros da Assembleia e Câmara Municipais.

Está aberto mais um ciclo na governação deste concelho - o primeiro e mais antigo da ilha - que durante longos anos conservou a dianteira do comércio e da indústria picoenses.

Nas últimas três décadas, porém, fruto muito do encerramento de empresas e indústrias transformadoras como a conserveira e a baleeira, que geraram a emigração e o abrandamento económico, o concelho das Lajes foi-se definhando e passando a segundo plano, também por culpa do desinvestimento do poder regional.

Conservou, no entanto, as suas valias culturais e até as ampliou com a reconversão de instalações fechadas pelo fim da caça à baleia.

Neste início de um novo ciclo governativo, com novas caras, exige-se dos novos autarcas um forte dinamismo que restitua aos lajenses de todo o concelho,  o amor à terra, o espírito empreendedor dos seus antepassados, o orgulho de viverem nesta parte da Ilha e a vontade de participarem civicamente, na construção do seu futuro.

O concelho tem mais-valias que não se podem confinar a pequenas obras e a remendos. Essas são do dia-a-dia e não representam um passo em em frente.

A aposta no turismo e na cultura, como factores de desenvolvimento económico, a par das nossas apetências para as actividades marítimas e para a agricultura, têm de ser programadas com seriedade e competência por técnicos de reconhecido mérito.

Aos políticos e autarcas que hoje tomam posse, caberá definir prioridades, na certeza, porém, de que não há tempo a perder para acompanhar o progresso de outros concelhos.

Está na hora de fazer mais e melhor!

 

publicado por sim às 13:25

Carissimos:
Quando o PSD e o CDS/PP tiveram maioria na Assembleia Legislativa Regional, o sr engº Lopes da Ribeirinha foi dos principais que foi contra, dizendo que a vontade do povo era o PS governar agora vemos o que fez na Assembleia Municipal. Apesar de fortemente derrotado nas urnas, o que já se tornou um ábito desde que enganou o povo e saiu da câmara para o bem bom da Assembleia, o sr eng Lopes da Ribeirinha não teve meias medidas e assumiu a presidência.
Mas até está certo pois ele não estava com a Sara basta ver os seus artigos nos ultimos 4 anos. Assim como um da oposição que foi naturalmente ocupará o seu lugar.
Anónimo a 9 de Novembro de 2009 às 12:27

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
21

23
24
25
26
27
28

29
30


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO