Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

26
Fev 10

As Lajes do Pico, para os que desconhecem, é considerada a Vila Baleeira dos Açores, em virtude de durante dezenas de anos aqui se ter desenvolvido com maior dimensão a captura de baleia, entretanto extinta.

Todavia, os lajenses souberam aproveitar o que restou dessa actividade, nomeadamente: a Fábrica de transformação da Baleia - hoje Centro de Artes, o Museu dos Baleeiros, que reune todo o espólio da vida dos baleeiros em terra e no mar - o museu mais visitado dos Açores, as regatas em botes baleeiros - uma embarcação típica e única - considerada uma das mais belas do mundo, e mais recentemente a observação de cetáceos - cachalotes e golfinhos, numa área marítima considerada o santuário das baleias do Atlântico Norte.

Nesta altura do ano, em que já se começa a programar as fárias de verão, a opção por uma visita às Lajes do Pico é uma excelente ideia, até porque aqui a vida é calma, a montanha é um cenário permanentemente e as águas puras e cristalinas do mar, com temperaturas a rondarem os 21 graus, contribuem para um retemperar de forças a que a nossa gastronomia dá uma excelente ajuda.

Pense nesta proposta e decida-se!

publicado por sim às 10:20

Parabens pelo destaques no blogs do sapo, mereces, sem duvida um grande blog
DIVORCIOS ONLINE a 26 de Fevereiro de 2010 às 12:49

Açores é o meu PARAISO. Parabéns PORTO/Continente
Caravaggio a 26 de Fevereiro de 2010 às 17:39

É em defesa da cultura que convido todos os interessados a participarem nos VIII Jogos Florais de Avis, uma iniciativa dos Amigos do Concelho de Aviz – Associação Cultural e cujo regulamento pode ser consultado em: www.aca.com.sapo.pt
Fernando Máximo
amigos do concelho de aviz a 26 de Fevereiro de 2010 às 18:41

O que é preciso é compaixão Cristã. Vai aqui um exemplo da mesma compaixão:

« ...Esta proposta, sublinhou, é "perfeitamente possível" de ser executada "cortando 50,5 milhões de euros numa prestação onde o abuso é uma vergonha, chamado rendimento mínimo garantido". » Paulo Portas

O partido dos «com a boca cheia de dentes» que fazem terapia quando lhe morre o gato, e fazem peregrinações a Fátima equipados de roupa desportiva "griffé" e são católicos porque ser católico é tradição e ser tradicional é fino e aristocratico , vivem à séculos de rendas e de não participar no desenvolvimento (fugindo aos impostos em larga escala) têm o desplante de fazer bandeira dos abusos das classes populares. Estes cristãos, os tais do "ao outro como a si mesmo", (tem-se visto ao longo dos séculos), quando as classes populares já embrutecidas pela pobreza, enraivecidos pela miséria fizerem correr sangue clamarão pela dureza policial. O que esta gente propõe é a "sul-americanização" da vida.

P.S. Não nego que haja abusos mas serão mais graves que os outros abusos que TODOS conhecemos? E havendo abusos serão na ordem de 50,5 milhões?
Fulano a 27 de Fevereiro de 2010 às 14:25

Gostei do post! muito bom
video aula html a 28 de Fevereiro de 2010 às 03:25

As minhas férias já estão programadas e, obviamente, terão de ser nas Lajes do Pico. Por todos os motivos e mais um. Por aquela Terra, a minha Terra, continuar a ser um paraíso.
Embora um pouco à margem do tema, não gostaria de deixar passar a oportunidade sem falar um pouco sobre a relação institucional entre a Câmara e a Assembleia Municipal. Para ser mais claro e falando Português, entre Roberto Silva, Claudio Lopes e, pelos vistos, também o Hildeberto Peixoto. Pelo que me apercebo e assim à distância, as relações não são boas. Espero sinceramente, que reine o bom senso e alguma prudência. Para bem de todos! As guerrinhas de alecrim e manjerouna apenas servem para coisa nenhuma. Se Roberto Silva e Claudio Lopes são, respectivamente, os Presidentes de Câmara e da Assembleia, é porque foram, democráticamente, eleitos para esses cargos. Ou alguém diz o contrário? Seguindo o exemplo de José Sócrates e de Alberto João Jardim e sem necessidade de qualquer catástrofe, vamos lá a enterrar o machado de guerra. Ou acham que não vale a pena?!
artur xavier a 3 de Março de 2010 às 23:43

Nossa muito bom seu post!
Parabéns
Bebe a 4 de Março de 2010 às 16:39

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
19
20

21
24
27

28


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO