Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

06
Mar 10

A Primavera ainda mal chegou e o frio continua a recordar-nos os dias de verão quente, por vezes abafado, amenizados pelas amenas águas do mar e pelo convívio dos lajenses forasteiros. 

As Lajes estão desejosas desses que partiram mas que guardam o seu coração aqui, durante o ano.

As Lajes estão ansiosas pelos visitantes estrangeiros que animam este velho e pacato burgo.

As Lajes estão ansiosas pelos jovens que anualmente aqui passam uns dias, deleitando-se na limpidez das águas do mar.

As Lajes estão ansiosas pelo convívio, pela animação dos que aqui chegam.

Mas as Lajes estão também ansiosas por saber o que vão os responsáveis fazer para alindar esta Vila, da Poça do Pano na Maré, à Rua Direita onde muitos prédios degradados nos envergonham pelp estado a que chegaram.

A Vila do Museu mais visitado dos Açores, tem de primar pela preservação do seu património arquitectónico e mesmo que não se possa reconstruí-lo de imediato, há tantas formas conhecidas de os dignificar, lavando-lhes a cara ou mantendo-os, dignamente, no seu estado real. Não é vergonha nenhuma.

Um esforço neste sentido se pede aos responsáveis e aos arquitectos e designers, enquando melhores utilizações não se lhes dá ou destino mais útil e adequado.

publicado por sim às 21:38

Quando os que se queixam que os blogues andam mudos e sem assunto, aqui está uma boa oportunidade para se dizer alguma coisa. Porém e infelizmente, é o que se vê. Comentários zero! Isto para ter "piada", tem de gerar polémica e dar azo a que se lave alguma roupa suja. Caso contrário, é uma chatice...
Diz o autor " As Lajes estão desejosas desses que partiram mas que guardam o seu coração aqui, durante o ano." É verdade e por mim falo. No entanto, por vezes, tenho a estranha e desagradável sensação que nem todos os que não partiram pensam desta forma. Já me aconteceu ser publicamente desautorizado pelo facto de não ter permanecido na Ilha como se isso não fosse já, por si só, castigo mais que suficiente. Há, ainda, quem afirme que embora assine o que escrevo, nada digo porque o que pretendo é estar bem com todos. Com Deus e o diabo, presumo eu. Como se pode ver e para esses, não me coibo de causar polémica. Sempre que o entenda e os responsáveis pelos espaços que ocupo o permitam.
Até ao verão, se tudo correr como espero. Para os meus amigos, um abraço.

artur xavier a 10 de Março de 2010 às 22:15

Tens razão Artur. Aqui estão temas e assuntos interessantes propostos á discussão, mas poucos se pronunciam sobre eles e quando o fazem é para desancar neste e naquele por isto e mais aquilo.
Que gente que só vê o mal nos outros!...
Construir é pôr pedra sobre pedra, com acerto e convicção de que todas as pedras são necessárias para a parede do edifício.
Artur continua a dizer da tua justiça. Abertamente, pois há quem pense que há assuntos reservados para uns poucos - os mandantes.
Por exemplo: quem sabia que no nosso concelho havia pendentes pedidos para a construção de unidades hoteleiras perfazendo 300 camas? Tu sabias? Eu não. E por que não? Era segredo? porquê? Então se soubéssemos há mais tempo não poderíamos ter reivindicado a alteração das normas do Plano regional de turismo?
E outras coisas mais que andam fechadas no segredo dos gabinetes democraticamente eleitos (ou não!), enquanto os eleitores são soberanos de 4 em 4 anos, e viv'ó Rei!
sim a 11 de Março de 2010 às 00:01

Logicamente se o tema fosse a puxar para a polémica , concerteza que o painel de comentários estava cheio. Nós sabemos que a sociedade actual vive muito à base do diz que não diz, diz que disse etc. Eu estou ansioso e já conto os dias para voltar à minha terra, por isso, ou ler esta frase "As Lajes estão desejosas desses que partiram mas que guardam o seu coração aqui, durante o ano", as saudades aumentam. Deve ser pela idade, deve ser pela terra, deve ser pelos amigos, deve ser pela familia,mas as Lajes cada vez mais estão no meu pensamento e no meu coração!!!!!

José Manuel Medina
Anónimo a 11 de Março de 2010 às 11:01

Peço desculpa, mas eu tenho um blogue pessoal, onde os temas são meramente desportivos, com fotos do Pico e das lajes. Fala sobre a minha vida de jogador e também de treinador. Concerteza que irei falar do desporto da minha terra. Agradecia que o adiciona-se ao seu blogue. Obrigado
Medina
medina a 11 de Março de 2010 às 11:07

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
17
18

21
22
24
25
26

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO