Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

06
Mar 10

A Primavera ainda mal chegou e o frio continua a recordar-nos os dias de verão quente, por vezes abafado, amenizados pelas amenas águas do mar e pelo convívio dos lajenses forasteiros. 

As Lajes estão desejosas desses que partiram mas que guardam o seu coração aqui, durante o ano.

As Lajes estão ansiosas pelos visitantes estrangeiros que animam este velho e pacato burgo.

As Lajes estão ansiosas pelos jovens que anualmente aqui passam uns dias, deleitando-se na limpidez das águas do mar.

As Lajes estão ansiosas pelo convívio, pela animação dos que aqui chegam.

Mas as Lajes estão também ansiosas por saber o que vão os responsáveis fazer para alindar esta Vila, da Poça do Pano na Maré, à Rua Direita onde muitos prédios degradados nos envergonham pelp estado a que chegaram.

A Vila do Museu mais visitado dos Açores, tem de primar pela preservação do seu património arquitectónico e mesmo que não se possa reconstruí-lo de imediato, há tantas formas conhecidas de os dignificar, lavando-lhes a cara ou mantendo-os, dignamente, no seu estado real. Não é vergonha nenhuma.

Um esforço neste sentido se pede aos responsáveis e aos arquitectos e designers, enquando melhores utilizações não se lhes dá ou destino mais útil e adequado.

publicado por sim às 21:38

Tens razão Artur. Aqui estão temas e assuntos interessantes propostos á discussão, mas poucos se pronunciam sobre eles e quando o fazem é para desancar neste e naquele por isto e mais aquilo.
Que gente que só vê o mal nos outros!...
Construir é pôr pedra sobre pedra, com acerto e convicção de que todas as pedras são necessárias para a parede do edifício.
Artur continua a dizer da tua justiça. Abertamente, pois há quem pense que há assuntos reservados para uns poucos - os mandantes.
Por exemplo: quem sabia que no nosso concelho havia pendentes pedidos para a construção de unidades hoteleiras perfazendo 300 camas? Tu sabias? Eu não. E por que não? Era segredo? porquê? Então se soubéssemos há mais tempo não poderíamos ter reivindicado a alteração das normas do Plano regional de turismo?
E outras coisas mais que andam fechadas no segredo dos gabinetes democraticamente eleitos (ou não!), enquanto os eleitores são soberanos de 4 em 4 anos, e viv'ó Rei!
sim a 11 de Março de 2010 às 00:01

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
17
18

21
22
24
25
26

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO