Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

06
Jun 10

Recuperar e depressa, o acesso ao monte de Santa Catarina !!!

 

A ermida e o adro de Santa Catarina, estão ali, na volta da estrada junto ao Castelo, num monte sobranceiro à vila das Lajes do Pico.

Por isso mesmo é um local aprazível, de onde se desfruta uma bela paisagem em redor, para a Montanha e para a Baía das Lajes.

Quando se alargou a estrada Regional, não se cuidou em proteger a falésia. As derrocadas aconteceram e a vereda, ainda larga, construída com degraus de pedra, foi desaparecendo.

Presentemente, o acesso pelo sul ao adro da Ermida de Santa Catarina, está intransitável. Há vários anos! E não há maneira de recuperar e beneficiar esse acesso a um local tão bonito e aos terrenos agrícolas.

Esta situaçâo não pode continuar, por mais tempo.

Ao serviço de Obras Públicas e Equipamentos, entidade que não salvaguardou convenientemente os taludes, aquando do alargamento da estrada, compete proteger o talude. Com um muro de suporte adequado para que a erosão não desgaste este património natural.

Compete-lhe também, recuperar a vereda de acesso, para que o local se torne acessível.

As Obras Públicas devem reparar e recuperar o que estragou.

 

Se há miradouros em redor da Ilha a serem recuperados ou beneficiados, este, com maior razão!

O acesso ao Monte de Santa Catarina está, há tempo de mais ao abandono.

E todos os lajenses sabem quem é o culpado.

Por isso vamos exigir a sua rápida e fácil reparação.

publicado por sim às 17:04

Oa lajenses (Cada vez em menor número) vão exigir o quê?! A sua rápida e fácil recuperação? ... Só se for na esplanada do Ritinha!
Manuel Ferreira a 7 de Junho de 2010 às 19:33

Um lugar magnifico com uma vista soberba para a Vila a baia e toda esta costa sul das Lajes, deveria ser recuperado o acesso á Ermida através da sua escadaria e arranjar toda a envolvente á Ermida com uma pequena zona de Lazer, é um Miradouro excelente para os Turistas e locais a fazer lembrar outras Zonas semelhantes que existem por este pais fora que se aproveitou espaços destes que se tornaram exlibris de zonas turisticas... è engracado mas temos de tudo nesta nossa terras mas não o sabemos ou não queremos as aproveitar, é pena....
Carlos Silva a 8 de Junho de 2010 às 00:21

Muito bem, ja se aguardou muito sem resultado algum, mas isso o sr. contente nao ve que fez asneira. E bom que a populaçao va abrindo os olhos.
lagense distante a 8 de Junho de 2010 às 01:14

A autarquia devia deitar mãos à obra e executar essa essa obra pois só lhe ficava bem, para quem o embelezamento e afins parece ser a sua prioridade, pois agora todo o que é pedaço de terra tem relva...
Anónimo a 11 de Junho de 2010 às 15:37

Bem, hoje é qie reparei que estão em obras na Ermida, estão a colocar um tecto novo. Quem o está a fazer? Por conta de quem? Será só isso ou vão fazer mais alguma coisa por lá? Tudo perguntas que se gostva de saber, mas ao que parece nesta terra agora não existe informação de nada, é tudo feito tipo pela calada... muito se criticava no tempo da outra "senhora" mas ao menos sabia se alguma coisa não faltava propaganda....
Anónimo a 12 de Junho de 2010 às 01:11

Quanto à ideia, concordo plenamente, mas julgo que se deveria ter mais cautela, pois, como muito bem diz no seu artigo desta semana o Sr. Prof. e Comendador Emílio Porto, aquele Miradouro/adro da Ermida de Santa Catarina, é propriedade privada, mas, também como ele muito bem argumenta, nada impede que se concilie uma coisa e a outra, ou seja, o bem privado pode ser usufruído e não fruído pelo público, com regras e bem estabelecidas, porque, também não se esqueçam que continua a existir um acesso, nos dias festivos - 25 de Novembro de cada ano - pelo lado do actual campo de futebol, fechado com portão, porque realmente é propriedade privada... mas é importante que se reponha essa vereda/escadaria que não foi "estragada" só pelo alargamento da estrada, mas também pelo alargamento do cemitério. Lembram-se? Foi depois disso que o acesso passou para o outro lado. Não foi?
Rui Pedro Ávila a 26 de Junho de 2010 às 19:21

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
30


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO