Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

12
Set 10

Ontem foi mais uma vez reconhecida a beleza, a imponência, a magnitude e a singularidade da Paisagem da Montanha do Pico.

Pena foi que as imagens da RTP não tivessem demonstrado a todos os portugueses a maravilhosa paisagem da Montanha do Pico.

 

 

O Pico é assim. Esconde-se aos que o querem ver de relance e depressa, e revela-se aos que aqui vivem ou aos que esperam por um dia belo em que a Montanha se espraia sobre o Atlântico.

O Pico é um monstro sagrado de riqueza incalculável. As suas belezas e contornos, as suas nuances e policromia são muito mais belas e ricas que o diamante e que todas as minas de ouro, cobre ou petróleo. A beleza do Pico é eterna e projecta-se nas Alturas, no Infinito.

Valeu a pena os portugueses terem reconhecido que a Montanha aproxima e eleva os homens ao sublime.

Grande responsabilidade pesa sobre os picoenses e sobre os governantes, para que não se deixem arrastar por teorias economicistas que mais cedo ou mais tarde acabarão por destruir o que a Natureza nos deu. Apetece-me parafrasear um controverso slogan: "Pico, ame-o ou deixe-o!"

Parabens, Pico! Força Pico!Mais alto! Sempre mais Alto!

publicado por sim às 20:12

Guardo as palavras de António Cabral quando, ao receber o prémio, afirmou que este tinha um sabor especial, por ser entregue a um Picoense não residente. Ama-se o Pico quer se resida lá, quer num outro ponto qualquer do mundo. Deixe-mo-nos de slogans e amemos a nossa Terra, cada um à sua maneira. Parabéns a todos, porque todos estamos de parabéns.
Manuel Ferreira a 12 de Setembro de 2010 às 21:51

"Atentado ambiental no Pico (RTP/Açores)

Mais de trezentos quilos de pasta de queijo imprópria para consumo foram descarregados ilegalmente na Ribeira dos Moínhos, nas Lajes do Pico.
As autoridades suspeitam da Lactopico, a cooperativa de lacticínios local.
A PSP está a investigar."

É disto que falamos quando se fala das 7 Maravilhas de Portugal? Da segunda melhor ilha do mundo para viver? Dos quatro milhões de euros de subsídios a fundo perdido concedidos nos últimos anos à dita fábrica? É este o Pico e estas atitudes que pretendemos transmitir aos nossos filhos?

E já agora, não querem investigar as descargas nocturnas que se fazem nesta fábrica e que a partir da 1 da manhã tornam o ambiente de toda aquela zona irrespirável?
Ribeira dos Moinhos a 28 de Setembro de 2010 às 11:43

Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO