Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

30
Dez 10

Já lá vai o Natal, com os eventos a que já nos habituaram algumas instituições e está prestes a surgir o novo ano.

 

A Câmara viu aprovado o seu plano e orçamento, com a abstenção maioritária da oposição.

Segundo foi referido, não serão de esperar grandes obras. Ficarão para os próximos anos ou para outra legislatura e isso compreende-se, dada a situação especial que afecta as finanças públicas.

Há, no entanto, perspectivas de mudança no concelho, com vista a um progresso que se pretende aberto a todos e dinamoizador das nossas potencialidades.

As Lajes necessitam de uma lufada de ar fresco, de um abanão de criatividade e inovação. E isso, quer se goste quer não, está a acontecer, nas iniciativas do município e não só.

Há projectos ambiciosos de que se ouve falar, mas parece estarem escondidos nas secretárias do poder.

Um deles é o Centro de interpretação da actividade baleeira a instalar nas Casas dos Botes da Lagoa de Cima.

Fui descobrir imagens desse projecto, (será o difinitivo e aprovado?), na página do face-book do Arquitecto Miguel Machado e não resisti em torná-las públicas, (com a devida vénia!) por revelarem a grande capacidade criativa deste destacado lajense.

Aí ficam para quem as quiser apreciar, com o intuito de estimular a auto-estima dos lajenses daqui e d'além, sempre interessados no futuro da nossa terra.

Com elas, podemos perspectivar o que será aquele espaço de tantas estórias e memórias quando o projecto estiver concluído. Esperamnos que não demore muito, pois as Lajes precisam de modernizar-se e inovar-se para atrair forasteiros e fixar os mais jovens.

É o que desejamos aconteça no próximo ano, prestes a iniciar-se. Daí os nossos votos de muita paz e felicidade a todos os nossos leitores.

publicado por sim às 21:03

Há um erro de base nesta notícia. As imagens referem-se às alterações do projecto da nova sede do clube náutico das Lajes. O centro de interpretação da actividade baleeira é uma teimosia que está apenas na cabeça de uma ou duas pessoas da terra e que pretende apenas usurpar instalações ao clube náutico. A seu tempo e no espaço adequado (assembleia geral) os sócios do clube darão a resposta apropriada a esta teimosia.
João a 4 de Janeiro de 2011 às 22:03

Perfeitamente integrado e equilibrado.Parece igualmente exequivel, nomeadamente por não refletir ser muito oneroso.Pena é já não ter começado ontem, até pelo retorno que essa obra trará às Lajes.Vejo defender outras construções com muito menos interesse e bem mais caras, pelo que pergunto, o que falta para que esta arranque?
Herberto
herberto faria a 4 de Janeiro de 2011 às 23:28

O projecto esta muito bem concebido e concerteza que será uma mais valia para as Lajes e para o Pico, numa forma geral. Agora, é necessário começarem com a obra, porque senão, fica na gaveta... Penso que a mesma vai arrancar este ano? Espero bem que sim!!


Medina
medina a 12 de Janeiro de 2011 às 17:12

REORDENAMENTO DO PORTO DE SÃO ROQUE
Lajes do Pico, 28 de Junho de 1997
“Proceder à elaboração do projecto de reconsolidação do porto de S. Roque, bem como do projecto de reordenamento da respectiva baía, incluindo a definição da zona de embarque de passageiros.”

NOVA ESCOLA DAS LAJES DO PICO
Madalena, 7 de Julho de 1998
“Proceder à elaboração do projecto da nova Escola das Lajes do Pico, que perspectiva um investimento da ordem dos 900 mil contos (novecentos milhões de escudos). o inicio deste processo está, apenas, dependente da confirmação da localização da futura escola”

REORDENAMENTO DO PORTO DA MADALENA
Madalena, 8 de Abril de 2000
“O Porto da Madalena será objecto de pequenas intervenções ainda antes da execução do Plano Geral de Reordenamento que está a ser analisado do ponto de vista técnico.”

EDIFÍCIO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL DA PIEDADE
Madalena, 4 de Abril de 2003
“Elaborar o projecto para o edifício dos Serviços de Saúde e Segurança Social da freguesia da Piedade.”

HELIPORTO DAS LAJES
Madalena, 4 de Abril de 2003
“Propor à Câmara Municipal das Lajes do Pico a cedência de um terreno municipal (na zona do antigo campo de jogos) para a construção pelo Governo Regional de um heliporto, destinado a suportar acções quer dos Serviços de Protecção Civil quer do Serviço Regional de Saúde.”

RECUPERAÇÃO DA CASA DOS BOTES DAS LAJES
Madalena, 4 de Abril de 2003
“Proceder à reparação da cobertura da Casa dos Botes nas Lajes do Pico.”

VARIANTE À VILA DA MADALENA
Madalena, 4 de Abril de 2003
“Autorizar a elaboração do projecto da Variante à Vila da Madalena.”

ABASTECIMENTO DE JET-FUEL NO AEROPORTO DO PICO
Madalena, Pico, 25 de Maio de 2005
“Determinar a celebração de um protocolo entre o Fundo Regional de Apoio às Actividades Económicas e uma empresa especializada de forma a permitir o abastecimento de jet-fuel no Aeroporto do Pico.”

LABORATÓRIO REGIONAL DE ENOLOGIA
Madalena, Pico, 25 de Maio de 2005
“Criar o Laboratório Regional de Enologia, sedeado na ilha do Pico, através da transformação do Laboratório de Enologia do Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, mediante a sua remodelação, reequipamento e acreditação.”

BARCO PARA TRANSPORTE DE DOENTES ENTRE AS ILHAS DO FAIAL E PICO
2 de Setembro de 2005
“aquisição de um barco para transporte de doentes entre as ilhas do Faial e Pico, numa parceria entre as secretarias regionais da Habitação e Equipamentos e dos Assuntos Sociais.”

ESCOLA BÁSICA DA PONTA DA ILHA
Madalena do Pico, 25 de Outubro de 2007
“Autorizar o lançamento do procedimento de construção das instalações necessárias ao funcionamento do 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica da Ponta da Ilha, na freguesia da Piedade, incluindo as respectivas instalações desportivas.”

JARDIM DA VILA DA MADALENA
Madalena do Pico, 25 de Outubro de 2007
“Autorizar a elaboração do projecto para a construção de um jardim, sito à Rua do Polivalente, na vila da Madalena, numa área de nove mil metros quadrados.”
anonimo a 31 de Janeiro de 2011 às 14:57

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
31


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO