Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

23
Jan 11

Em Fevereiro do ano passado, publicámos uma nota sobre a Filarmónica.

Nesse texto sugeria-se que fosse instalado numa das suas salas um ciberespaço, onde os visitantes podessem aceder, gratuitamente, à internet, como já sucede,e com a dignidade que se exige, em São Roque-Cais do Pico.

Recebemos do Paulo Brinca o seguinte comentário a essa nota:

Gostaria de mencionar que as Lajes já está coberta por Internet WI-FI gratuita estável pelo menos desde 2009. O serviço é fornecido gratuitamente pela minha empresa, e já teve o apoio da Junta de Freguesia precisamente em 2009. Sem mais assunto, com os melhores cumprimentos, Paulo Brinca.

Esta informação, que agradecemos, não invalida a sugestão que então fizemos.

O Verão ainda vem longe, mas seria de toda a conveniência, encontrar um espaço para esse efeito.

publicado por sim às 12:21

Boa noite, apenas mencionei que as Lajes já dispões de um serviço Wi-FI gratuito à algum tempo. Claro que a iniciativa foi Privada e não Pública e claro que não existe nenhum espaço Público de acesso à internet. Nesse aspecto têm toda a razão e acho que fazem bem em "pressionar" as entidades competentes para a criação dessas infraestruturas.

Devo acrescentar que as Lajes foi o primeiro local da ilha (e dos primeiros a nível Açores) a ter um serviço desta natureza, embora não tenha tido exposição como outros locais tiveram.

O meu projecto teve início no ano de 2006, mas apenas em 2009 consegui apoios Públicos para melhorar o projecto, daí a minha nota apenas contemplar "de 2009 até ao presente" como sendo período estável.

Creio também que é o único serviço de internet gratuita dos Açores a contar com um sistema de de gestão de utilizadores (Registo e Autenticação, se estiver enganado por favor corrijam-me) e com um controlo de Largura de Banda efectivo, o que permite uma melhor experiência a todos os utilizadores, em vez de se verificar que um utilizador está a fazer downloads e os restantes mal conseguem utilizar a internet.
Paulo Brinca a 23 de Janeiro de 2011 às 20:39

Gostava que fosse verdade, mas não a muitos meses estive de ferias nas Lajes e nao sei porque mass não consegui obter internet disponivel.
Sera que liguei o computador nbo sitiu errado, sera que a disponibilidade e so para ingles ver?
Algo se passa e que não consegui net não consegui como consigo noutras paragens por onde tenho passado.
lajense a 27 de Janeiro de 2011 às 20:48

O comentário do Paulo Brinca merece-me o seguinte reparo:
A Vila das Lajes não se encontra coberta por rede WI-FI grátis, unicamente parte, repito parte da mesma é que sim. Não pretendo desmerecer o excelente trabalho realizado pelo Paulo nesse sentido, mas contra factos...
Tiquinho a 27 de Janeiro de 2011 às 22:58

A vila das Lajes está coberta nas suas 3 vertentes.

Dispõe de um ponto de acesso instalado nas instalações da EDA (que cobre a zona do Cruzeiro, frente do museu dos baleeiros...)

Dispõe de um ponto de acesso instalado na Residencial Bela Vista (que fornece cobertura a toda a zona costeira da Vila das Lajes do Pico)

Dispõe de um ponto de acesso instalado no Restaurante Lagoa (que fornece cobertura ao parque de campismo, à zona balnear da Maré, à escola e à praça em frente ao Restaurante Lagoa)

Quanto ao último ponto de acesso, esteve de facto inactivo durante algum tempo (razão pela qual devo pedir desculpa), para que fosse possível proceder à alteração da sua localização. O mesmo encontrava-se no cimo da ladeira, mas a habitação onde se encontrava, iniciou obras de recuperação, pelo que foi necessário a sua relocalização (processo que demora algum tempo).

Com esta configuração o único ponto sem cobertura é o largo da igreja, mas neste momento já estão na minha posse 3 novos dispositivos para instalar nos seguintes locais:

1 No Pavilhão das Lajes do Pico (que permitirá a transmissão de eventos desportivos a partir do mesmo local) que irá fornecer cobertura ao largo da igreja, à Escola Primária, à zona do antigo Campo Municipal;

1 No Espaço Talassa, que irá fornecer uma cobertura com melhor sinal a toda a zona da marina, em frente ao museu, bem como à zona balnear da Lagoa;

E 1 em Santa Catarina, que irá fornecer cobertura ao campo municipal de jogos (que permitirá igualmente a transmissão de eventos desportivos a partir do mesmo local), ao Lajes Shopping, à zona balnear do Portinho, bem como dar igualmente apoio à cobertura da Vila das Lajes do Pico.

Com esta configuração, sempre que for necessário efectuar manutenção na rede, tentaremos garantir uma cobertura contínua.

De ressalvar que a mesma rede é utilizada para a transmissão de eventos da LajesTV, pelo que por vezes é necessário a sua desactivação para que as transmissões possam ser efectuadas com as melhores condições.

Claro que a rede não é perfeita, mas tendo em conta a dimensão do projecto, a dimensão da "empresa" que o está a realizar (pois apenas tem um funcionário), e o facto de que o apoio público dado foi apenas na aquisição de equipamentos, continuando todos os custos, todas as manutenções, toda a programação de equipamentos, toda a instalação de equipamentos a meu cargo, acho que as Lajes não está assim tão má servida.

A cobertura oferecida pelo município de São Roque do Pico ou pelo município da Madalena deve ser muito melhor...
Paulo Brinca a 28 de Janeiro de 2011 às 19:15

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO