Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

28
Fev 11

Não há dúvidas de que as Lajes são o principal centro produtor e divulgador da cultura desta ilha.

Quer se queira, quer não. As terras não se medem pelo número de habitantes, mas pela qualidade de vida.E dentro desta está, certamente, o acesso aos bens da cultura, pão do espírito.

No último fim de semana iniciativas houve que marcaram a diferença. Agora foram os professores de Geografia, no ambito das VI Jornadas interdisciplinares, a promoverem uma iniciativa de divulgação do conhecido geógrafo Orlando Ribeiro - ITINERÂNCIAS DE UM GEÓGRAFO - cientista que acompanhou e estudou o Vulcão dos Capelinhos.

Daqui a dias é mais um festival Baleia de Marfim, seguindo-se a uma gravação de mais um album do Grupo Coral das Lajes do Pico, a sair ainda este ano. E outras iniciativas que me escuso agora de referir e que já se realizaram com êxito, como a que congregou baleeiros para celebrar mais um aniversário do Centro de Artes.

Também por isto, as Lajes podem apresentar eventos vários para ocupar os visitante que aqui chegam. Não fosse a crise, com as inevitáveis consequências para um sector tão sensível, e já por aqui teríamos estrangeiros em busca de sensações provocadas pela observação de baleias e golfinhos. 

As pequenas terras têm "handicaps", é verdade. Mas têm também vantagens e iniciativas que importa valorizar e dar a conhecer.

Para que tenhamos orgulho na nossa terra. Para que, mesmo na periferia, tenhamos acesso aos bens da cultura que são direitos de todos.

publicado por sim às 16:31

exelente blog
imobiliarias a 9 de Março de 2011 às 02:06

E o resto? A Cultura resume-se ao que se passa AÍ e só aí? O Conhecimento cultural passa apenas por conehcer só o que é "Tradicional"?
Considero que a "culturalidade" ( especificando ) da Ilha do Pico está muito aquém daquilo que poderia estar, Não aproveitam nem arriscam em novas formas de ensinamento, de divulgação, de inovação daquilo que é Cultural, interessante, actual e útil.
Bettencourt a 15 de Maio de 2011 às 09:17

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO