Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

01
Jun 11

A Quercus, associação ambientalista, divulgou hoje a lista das 286 praias com qualidade de ouro.

Entre elas, umas mais famosas que outras, está a Zona balnear das Lajes, uma das duas a quem foi atribuído esse galardão na Ilha do Pico.(A outra é a Zona Balnear da Madalena.

Esta classificação tem um histórico que aquela associação não descura: entre 2006-2009 com a zona balnear em causa, qualidade de água boa, qualidade excelente em 2010 e sempre análises excelentes em 2010.

Não foi pelos nossos lindos olhos que a qualidade de ouro cá chegou, nem pela falta de investimentos prometidos há muito e ainda não concretizados.

Isto significa que não são as piscinas e infraestruturas anexas que dão qualidade a uma zona balnear. No concelho e por essa ilha fora, há outros locais com equipamentos construídos com o dinheiro de todos nós, cuja qualidade da água não é boa. E quanto custaram?

Perante isto, importa:

1.Tirar partido desta classificação, dando dela conta aos visitantes e residentes, através de sinalética adequada;

2. Ter o maior cuidado na protecção da Zona, dotando-a dos equipamentos sanitários suficientes para proteger esta qualificação;

3. E se algum projeto futuro existi,r que não descaracterize a Zona Balnear actual. Construir tanques de cimento e muros de suporte ou solários e balneários caros e sumptuosos, é fácil.

Manter o rústico e o tradicional, como a natureza arquitetou, melhorando os acessos e integrando na paisagem costeira tudo quanto contribua para a segurança e bem-estar dos banhistas, é o mais difícil.

Se é para fazer ali asneiras como as que foram feitas há uns anos, o melhor é deixar como está.

Ao menos vai-nos valendo o OURO todos os anos. E esse é cada vez um tesouro mais precioso.

publicado por sim às 15:07

Estando de acordo com a opinião do autor do blogue, gostaria de reforçar a ideia da urgência em melhorar os acessos à zona balnear da Maré. Como está é impróprio e perigoso para pessoas idosas e ou com insuficiências de mobilidade. Um dos problemas da nossa Terra, senão mesmo o maior, é que quem ocupa os lugares de decisão nem sempre detém a melhor noção das prioridades. E por aqui me fico. Por agora.
artur xavier a 2 de Junho de 2011 às 11:37

Há muito que o autor deste blog defende a existência de um acesso à zona balnear da maré. Não se exige muito. Um caminho junto ao muro, eventualmente do lado do mar, com uma passadeira em madeira sobre a poça do inferno ou diabo, como se dizia no meu tempo.
Nada foi feito, porque não se percebeu o alcance e a importância para os idosos de um banho de mar para os seus achaques e maleitas.
Será que é difícil perceber que os idosos, com 0 caminhar da idade, receiam andar por cima do muro, sem uma protecção ou um arrimo?
Então? Não foram eles que também elegeram este actual elenco camarário? E que tem este para lhe dar em troca? E eles pedem tão pouco... esbater as barreiras arquitetónicas nos caminhos, nos edifícios e no acesso ao mar e pouco mais... Concordo em absoluto com o Artur.
castelete a 3 de Junho de 2011 às 22:44

Falarmos deste e outros assuntos é perda de tempo, são situações que se arrastam à demasiados anos, roça a vergonha. Será que a presunção de ver o seu nome numa placa vai ser a alavanca pra que alí se faça algo????
Infelizmente parece-me que não, é que a julgar pelas ultimas declarações do "nosso" presidente a sua principal prioridade é "fazer" um ginásio prás brasileiras jogarem. Os que cá vivem e trabalham todo o ano, (e que contribuem com os seus descontos para o orçamento desta Câmara) que se lixem, que esperem por outro presidente, é que deste nem uma palavra. Também não é de estranhar nunca tal o vi a tomar banho na maré, o mais certo é nem saber que aquele acesso já tem várias dúzias de anos.
Baltazar a 11 de Junho de 2011 às 23:48

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO