Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

20
Jun 11
      Versão para impressão
 
Sexta, 17 Junho 2011 10:30

pico-secretoA ilha do Pico, nos Açores, está entre as cinco melhores ilhas secretas do mundo, classificação atribuída recentemente pela BBC. A notícia avançada pelo sítio online “Boas Notícias”, que se refere à classificação atribuída precisamente na passada sexta-feira, revela que o património classificado pela UNESCO e a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico (cultivada em chão de lava) são algumas das características que, segundo a BBC, tornam a ilha especial.
Christine Ciarmelloo, jornalista da BBC, sublinha que a ilha “permanece virtualmente desconhecida” e enaltece a beleza da ilha, que fez parte de uma das expedições de Colombo, destacando a paisagem predominante assente em chão de lava.
A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, uma área com 987 hectares, foi classificada património da UNESCO em  2004. A zona inclui uma paisagem de muros lineares paralelos e perpendiculares à linha de costa rochosa, onde as vinhas são cultivadas em chão de lava negra.
A BBC destaca ainda um dos locais da ilha que permaneceu inalterado com a passagem dos tempos, a Baía do Pocinho, uma zona balnear, no lugar do Monte, do concelho da Madalena do Pico.

As melhores ilhas secretas do mundo classificadas pela BBC são sempre cinco, sendo o critério de classificação a manutenção do estado natural destes territórios. Além do Pico, este ano a BBC enumera ainda as seguintes ilhas: Scrub ( nas ilhas virgens britânicas), Con Dao (Vietnam), Sandön (Suécia) e Gili Trawangan (Indonésia).

Texto e foto do jornal Diário dos Açores

publicado por sim às 00:50

Passamos de Ilha do futuro a Ilha secreta. O que dizer? Será bom, mau ou assim assim? O mar, o céu, a ilha em frente... Ilha constantemente adiada, certamente!
artur xavier a 4 de Julho de 2011 às 12:26

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO