Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

11
Ago 11

Falta cerca de uma semana para iniciar-se o Novenário em honra de Nossa Senhora de Lourdes.

Hoje, já é possível apreciar o retábulo do novo altar do lado da terra, onde a imagem, habitualmente, é colocada. Dispensamo-nos de qualquer apreciação, se bem que tenhamos a nossa opinião mas ela não nos foi pedida, nem à comunidade. Quem tinha poder de decisão autorizou o retábulo e aí ficará, pelos anos fora.

Por outro lado, prosseguem também as obras de recuperação do edifício da Matriz das Lajes do Pico. O teto está a receber melhorias e, como tudo leva tempo, às vezes muito tempo, o edifício não ficará concluído para a festa.

Lamenta-se, uma vez mais, não se ter envolvido a comunidade das Lajes, nestas iniciativas, para que pudesse também colaborar. Quando se acabarem os mecenas, talvez se recorra à boa vontade dos fiéis, como sucedeu, quando a Matriz foi reiniciada nos anos 50. Oxalá ainda se vá a tempo...

Quanto à preparação da Festa que compete aos párocos responsáveis e a todo o povo cristão, espera-se que todos sejam chamados a pronunciar-se. É uma prática muito recomendada pelos responsáveis eclesiais e uma forma de envolver mais gente no processo pastoral. Ou não será?

 

Pela vila, já são visíveis trabalhos de ornamentação e colocação de equipamentos para a festa.

Talvez não fosse má ideia, começar-se a promover já a festa junto dos OCS regionais e nacionais.



 


publicado por sim às 18:31

Se é este o Altar que está aqui na foto... penso que é bonito e digno, muito melhor que o que existia ou seja nada... quanto ás pessoas de participarem, forma várias as reuniões convocadas pelo Padre e quase ninguém apareceu... infelizmente
Carlos Silva a 13 de Agosto de 2011 às 17:02

Que eu saibe, não foi feito qualquer convite para a comunidade dos crentes se pronunciarem sobre as próximas festas. Nem sobre nenhumas outras. Dita-se os programas, horários de missas que raramente são fixos e assim vai a vida...
Para pena minha que ainda sou nova e podia ajudar se me pedissem. A mim e a outros que fomos educados na igreja.
Mas é assim. E quem não quer que se mude...O pior é que noutros lados, a cartilha é a mesma...
Como eu vivi na América muitos anos, estranho muito...
Que Nossa Senhora ilumine sobretudo os Srs Padres, para que eles sejam mais pastores e menos funcionários.
PS a 15 de Agosto de 2011 às 16:54

O curioso é que muitos que nem vivem cá tem a ousadia de fazer observações descabidas. Fazem-se de vitimas mas nada fazem, mesmo quando são solicitados.
Quem tem vontade de colaborar aparece e oferece os seus prestimos. A Igreja é de todos, mas todos ficam à espera de convite, para se lamentarem de que se não colaboraram foi por que não foram convidados. è triste, mas é a realidade que constatamos.
SM+
Lajense a 19 de Agosto de 2011 às 00:38

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
24
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

eXTReMe Tracker
pesquisar
 
blogs SAPO