Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

20
Dez 11

O projeto de requalificação da frente marítima das Lajes, apresentado esta semana à discussão pública, tem pés para andar.

Em primeiro lugar, porque com a construção do campo de jogos em Santa Catarina, o espaço antigo ficou devoluto, à espera de ser reconvertido num espaço urbano agradável e útil.

Em segundo lugar porque este elenco camarário, tem de cumprir o seu programa eleitoral, se pretender voltar a candidatar-se a mais um mandato. Caso contrário os eleitores não perdoaríam à equipa de Roberto Silva, tamanha inoperância, pese embora a situação difícil de tesouraria que receberam.

Se se faz ou não um edifício novo para posto de turismo, naquele local ou noutro - em nossa opinião não há necessidade de um posto de turismo quando vários agentes comerciais e o Museu dão essas informações - é um aspeto menor. 

O desenvolvimento do projeto ditará se se justificam ou não mudanças e supressões de equipamentos.

O importante é começar-se, desde já, a construir o acesso à maré e as estruturas conexas, e depois avançar com a estrada junto ao muro do campo, onde ficará anexo o jardim da baleia. Por fases, porque o mundo dá cada volta!...

Faz também todo o sentido avançar de imediato com a reconversão das casas dos botes da lagoa de cima - clube naval - para estabelecer outro ponto de contato.

Uma coisa de cada vez, à medida das nossas possibilidades, e enquadradas todas elas, no mesmo espaço urbano.

Já agora e porque não foi dito na sessão pública, o que se vai ou pensa fazer no espaço da Casa da Maricas Tomé? Está pensada que utilização para aquele espaço nobre da Vila, caso a Misericórdia não avance para a sua aquisição?

É que se falou na construção de um hotel no antigo matadouro -ideia de que discordo. A vila não pode ver o seu centro histórico perder dinamismo e população, como disse o arquiteto, e bem!, referindo-se à Escola. 

Portanto, meus senhores, pensem bem porque o turismo como atividade económica, e os visitantes não procuram desertos...

Quanto ao resto, avançem que já não é sem tempo!

 

publicado por sim às 17:39



comentários:


PEÇO DESCULPA POR OCUPAR ESTE ESPAÇO FALANDO DE OUTRO ASSUNTO. DIZ RESPEITO TAMBÉM AOS LAJENSES E PICOENSES. FALO DA NOSSA SAÚDE E DA PRESTAÇÃO DOS CUIDADOS A QUE TEMOS DIREITO, MAS NÃO SÃO EXEMPLO NAS NOSSAS ILHAS -PICO E FAIAL. PASSO A EXPLICAR: 1- UM DOENTE DA PONTA DA ILHA PARA MARCAR CONSULTA EM DETERMINADO MÉDICO NO CENTRO DE SAÚDE DAS LAJES - E NÃO ESTOU A FALAR DO PARAQUEDISTA QUE CÁ, ATERROU - TEM DE DESLOCAR-SE AO MESMO CENTRO TRES (!) VEZES. a)-ENTREGA O CARTÃO; b)-VAI BUSCAR A CARTÃO E SABER A DATA DA CONSULTA (QUANDO A CONSEGUE) ; c)- SE CONSEGUIU (CASO RARO) VAI À CONSULTA. 2 O MAMOGRAFO DE SÃO ROQUE ESTÁ AVARIADO HÁ ALGUM TEMPO. O DOENTE E ENVIADO AO FAIAL NO DIA MARCADO. SEGUE VIAGEM, EM DIA DE MAR MEXIDO, CHEGA AO HOSPITAL E... MAMOGRAFO AVARIADO, SEM SE SABER POR QUANTO TEMPO, UMA VEZ QUE A PEÇA É MAIS CARA -OU NÃO?- QUE UM APARELHO NOVO. NÃO SE AVISA NINGUÉM. COMPUTADORES E INTERNET, SÓ PARA JOGOS E POUCO MAIS. O QUE É ISTO EM PLENO SÉCULO XXI? A UNIDADE DE SAÚDE DE ILHA, PARA QUE SERVE? O SR. SECRETÁRIO ANDOU A INDAGAR OS UTENTES, MAS NÃO OUVIU ESTAS COISAS, PORQUE O POVO CONTINUA A TER MEDO DOS SRS.
É TEMPO DE DENUNCIAR ESTES FACTOS E DE AS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS SABEREM O QUE SE PASSA NO PICO E FAIAL. É A VERGONHA TOTAL!!!!
FALO POR AQUELES QUE TÊM VOZ, MAS...MEDO!!!


LISBOETA a 21 de Dezembro de 2011 às 21:39

link do comentário | responder





PEÇO DESCULPA POR OCUPAR ESTE ESPAÇO FALANDO DE OUTRO ASSUNTO. DIZ RESPEITO TAMBÉM AOS LAJENSES E PICOENSES. FALO DA NOSSA SAÚDE E DA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS A QUE TEMOS DIREITO, MAS NÃO SÃO EXEMPLO NAS NOSSAS ILHAS -PICO E FAIAL. PASSO A EXPLICAR: 1- UM DOENTE DA PONTA DA ILHA PARA MARCAR CONSULTA EM DETERMINADO MÉDICO NO CENTRO DE SAÚDE DAS LAJES, E NÃO ESTOU A FALAR DO PARAQUEDISTA QUE CÁ ATERROU, TEM DE DESLOCAR-SE AO MESMO CENTRO TRES (!) VEZES. 1-ENTREGA O CARTÃO,2-VAI BUSCAR A CARTÃO E SABER A DATA DA CONSULTA (QUANDO A CONSEGUE)3- SE CONSEGUIU (CASO RARO) VAI À CONSULTA !2- O MAMOGRAFO DE SÃO ROQUE ESTÁ AVARIADO HÁ ALGUM TEMPO. O DOENTE E ENVIADO AO FAIAL NO DIA MARCADO. SEGUE VIAGEM, EM DIA DE MAR MEXIDO, CHEGA AO HOSPITAL E... MAMOGRAFO AVARIADO, SEM SE SABER POR QUANTO TEMPO, UMA VEZ QUE A PEÇA É MAIS CARA -OU NÃO?- QUE UM APARELHO NOVO. NÃO SE AVISA NINGUÉM. COMPUTADORES E INTERNET, SÓ PARA JOGOS E POUCO MAIS. O QUE É ISTO EM PLENO SÉCULO XXI? A UNIDADE DE SAÚDE DE ILHA, PARA QUE SERVE? O SR. SECRETÁRIO ANDOU A INDAGAR OS UTENTES, MAS NÃO OUVIU ESTAS COISAS, PORQUE O POVO CONTINUA A TER MEDO DOS SRS.
É TEMPO DE DENUNCIAR ESTES FACTOS E DE AS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS SABEREM O QUE SE PASSA NO PICO E FAIAL. É A VERGONHA TOTAL!!!!
FALO POR AQUELES QUE TÊM VOZ, MAS...MEDO!!!


LISBOETA a 21 de Dezembro de 2011 às 21:41

link do comentário | responder




Comentar post






Dezembro 2011


Dom

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab






1

2

3


4

5

6

7

8

9

10


11

12

13

14

15

16

17


18

19

20

21

22

23

24


25

26

27

28

29

30

31



« Nov





posts recentes

Um projeto com pés para a...

Morreu Mestre Portugal

Carta ao Diretor

Casa da Maricas Tomé já t...

A montanha coberta de bra...

Finalmente! Eis uma boa n...

(Re) organização autárqui...

Repensar projetos para um...

Vamos renovar a Semana do...

Festas Boas!



subscrever feeds


Posts

Comentários

Comentários do post



arquivos


2011

DEZ

NOV

OUT

SET

AGO

JUL

JUN

MAI

ABR

MAR

FEV

JAN


2010

DEZ

NOV

OUT

SET

AGO

JUL

JUN

MAI

ABR

MAR

FEV

JAN


2009

DEZ

NOV

OUT

SET

AGO

JUL

JUN

MAI

ABR

MAR

FEV

JAN


2008

DEZ

NOV

OUT

SET

AGO

JUL

JUN

MAI

ABR

MAR

FEV

JAN


2007

DEZ

NOV

OUT

SET

AGO

JUL

JUN

MAI

ABR

MAR

FEV

JAN


2006

DEZ

NOV

OUT

SET

AGO

JUL

JUN

MAI

ABR

MAR

FEV

JAN


2005

JUL

MAI

ABR















ver perfil

seguir perfil



pesquisar






links


Os meus links

As Lajes ao vivo

Rádio Montanha (on line)

Lajes

Lepratecoma

Castelete Sempre

Planeta Açores

Notas do meu retiro

Camara das Lajes-Pico

Portal do Pico

Jornal Ilha Maior

basalto negro

Blogue do J.M.Medina

Jornal diário-Expresso das 9

Açoriano Oriental

Banca de Jornais-nacionais e estrangeiros

Portal da Imprensa

Escrita em Dia

Activismo
LISBOETA a 21 de Dezembro de 2011 às 22:03

Você não concorda com o Hotel no antigo Matadouro, não concorda com a saída da escola daquele sitio onde está então, quer meter esses edifícios onde?
Não vê que um hotel no antigo matadouro alem de ter uma linda vista para a montanha do pico e para a baia, também iria dar alguma beleza aquele sitio, a vila tem de começar a crescer e na minha maneira de ver, tem de crescer para aquele lado, pois para o outro lado fica a zona industrial.
Já está na altura de se abrir os olhos e deixarmos destes bairrismos tolos que não nos levam a nada.
Quanto à escola, era bom que ela saísse dali (o que não acredito que aconteça) e se aproveitasse aquele espaço para outra coisa, mas que gerasse algum emprego, talvez na área do turismo.
Anónimo a 26 de Dezembro de 2011 às 10:08

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

18
19
21
22

25
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO