Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

26
Dez 11

Um comentário de um leitor, a propósito do post intitulado: Um projeto com pés para andar, incentivou-nos a voltar aos assuntos ali expressos, explicitando algumas das ideias que perfilhamos:

 

Não se trata de não concordar com o Hotel no Matadouro. O que sucede é que as Lajes, segundo dizem os entendidos, não necessita de um hotel de grandes dimensões, uma vez que tem edifícios de média dimensão - como a casa da Maricas Tomé, capazes de ali se construir um hotel de charme, de qualidade, de pequenas dimensões, tipo familiar, integrado no espaço urbano, como acontece noutros locais.

Um hotel no antigo matadouro é, para já, uma asneira. Só terá ocupação na época alta que se limita aos meses de Maio a Agosto. Não justifica o investimento.

Quando à escola, não me vou repetir. Concorde-se ou não, as minhas ideias foram explicadas no post.
Quanto à ampliação da zona industrial da Vila para a zona do Castelete, já o temos dito várias vezes, é uma má solução!
Porque fica mais próximo da Vila, alguns daqueles terrenos deveriam ser desanexados da área agrícola para a ampliação da área urbana e nunca para ampliar a zona industrial. Essa foi já desviada para o Mistério da Silveira/S.João, com a construção do Matadouro Industrial e da Fábrica de Lacticínios. Não se pode continuar a dispersar novos espaços industriais, porque saem caro em infraestruturas.
Mais cedo ou mais tarde, os responsáveis municipais e empresários do setor hoteleiro, vão optar por construir uma nova área habitacional com instalações hoteleiras, na zona sainte das Lajes para o lado das Terras. Aí também se tem uma vista lindíssima das Lajes, da Montanha, da Ilha virada a sul, até à ponta de São Mateus, sobre a baía, área por excelência do whale-watching.
De resto, nesse espaço que vai até às Terras, é possível efectuar uma urbanização dos espaços e a abertura de novas vias, de forma a ali projetar a nova expansão da Vila.

Veja-se o que aconteceu com a construção de novas habitações na Almagreira e na Silveira: foram abertas novas e largas vias? Não. Projectou-se a instalação de serviços comerciais e outros? Não.
Novas casas foram construídas, mas sem a preocupação com equipamentos que hoje se tornam necessários ao saneamento básico e à segurança das pessoas, etc.

Nenhum plano de pormenor e de boa ocupação do espaço foi efectuado. Mais cedo ou mais tarde isso terá custos muito elevados para a autarquia na concessão de serviços de saneamento. Há erros que se pagam caro e estes, estou convencido, vão custar muito!

Seria interessante que outros viessem à liça, com novas ideias e outros subsídios. Todos lucrariam com a discussão.

publicado por sim às 14:43

Não concorda com um hotel de maiores dimensões, mas então vamos continuar a receber os nossos turistas nos meses de Verão durante algumas horas do dia e depois eles voltaram para a Madalena ou para o Faial, pois não temos onde os alojar. E porquê?
Porque somos pouco ambiciosos e lá vamos ficando com as migalhas dos outros.
Na minha opinião acho que na zona do antigo Matadouro dava um excelente hotel e se houver algum empresário que o queira construir não devemos colocar obstáculos, mas sim apoiar, para ver se saímos deste vai mas não vai.
Anonimo a 28 de Dezembro de 2011 às 22:33

Eu gosto de fazer comentário acho que é isso que traz a vida para os blogs
Lista de Casamento a 30 de Dezembro de 2011 às 11:08

Deveria se actualizar e em vez do blog que já teve a sua época e muita participação, fazer sim uma página no facebook com as suas ideias e comentários que são sempre interessantes... pois é o facebook que nos dias mais participação tem das pessoas pois são raras aquelas nos dias de hoje utilizem as novas tecnologias que não tenham facebook...
Anónimo a 30 de Dezembro de 2011 às 17:12

Acho que deveria continuar a escrever no seu blog. Tenho pena que tenha parado. Os Açores precisam de ideias e gente que debata os assuntos importantes.
feriasacores a 1 de Novembro de 2012 às 15:25

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

18
19
21
22

25
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO