Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

10
Abr 06

http://lajes.blogspot.com

A  pequena Janete Melo Lima venceu a edição deste ano do Festival dos Pequenos Cantores da Povoação. A cantora de palmo e meio, natural das Lajes, tem dez anos e interpretou O Arco Iris na XV Gala regional "Caravela d,Ouro", festival disputado sábado no Gimnodesportivo daquela Vila micaelense.

O júri decidiu ainda distinguir como a Melhor Letra e a melhor Música o autor da canção "Arco Iris", o conhecido cantor picoense, natural do nosso concelho, Roberto Lino.

No festival Baleia de Marfim, das Lajes do Pico, estará presente a quarta classificada, Beatriz Martins de 9 anos, natural das Furnas.

Parabéns à Janete e ao Roberto Lino que representarão o Festival da Povoação na Gala dos Pequenos Cantores da Madeira.

publicado por sim às 15:38

Até que enfim.... Uma boa notícia para as Lajes. A Janete e o Roberto Lino estão de parabéns! E muito merecidos.
Uma pequena correcção: A Janete é natural da Ribeira do Meio- Lajes do Pico.
Já é a 3º vez (pelo menos) que a canção representante das Lajes arrecada vitórias (muito merecidas) em certames de música infantil de outras paragens.
Parabéns Janete! a 10 de Abril de 2006 às 19:37

Ainda bem que há gente atenta, sinal de que lêem, este blog. Por lapso de informação, mais uma vez as Lajes, Vila sede do concelho do mesmo nome, é relegada para um lugar de menos destaque. Porque não se chamam os «bois pelos seus verdadeiros nomes»? Se fosse doutro lugar a Janete, filha da Sónia Melo e do Mário Lima e neta de músicos, seria «badalada» e vinha em lugar de destaque em todos os noticiários da TV e dos periódicos açorianos, mas como é das Lajes do Pico, passa despercebida. Aqui deixo os parabéns aos pais, ao promotor deste blog e à pessoa que logo «saltou a terreiro», para defender, como se impunha a naturalidade da nossa agora vedeta de Festival - JANETE -.
Anónimo a 10 de Abril de 2006 às 20:06

Antes de mais, PARABÉNS à Janete Lima, ao Roberto Lino e aos orgulhosos pais!!

Concordo com o que diz o comentarista anterior quanto à quase ausência e pouca divulgação na comunicação social, principalmente a RTPA, pois o mesmo se tem passado noutras áreas, mais concretamente no atletismo. Este blog já falou, e bem, do Luis Melo, atleta do Clube Desportivo Escolar das Lajes do Pico, que se sagrou este ano vice-campeão NACIONAL em lançamentos de peso e dardo. E não é a primeira vez que o Luis ganha provas destas. Já aconteceu em anos anteriores.
O mesmo se pode dizer do atleta Pedro Meneses, 2 vezes campeão regional juvenil, também em lançamento de peso e disco, com lugares de destaque nos nacionais, tendo integrado as equipas de atletas açoreanos que se deslocaram às Canárias em 2004 e Grécia 2005 para a realização dos "Jogos das Ilhas", e considerado "Atleta Revelação em Triatlo" em 2004, também ele em representação do Clube Desportivo Escolar das Lajes do Pico.
A RTP S Miguel, quando aparece para fazer a cobertura (?) destas provas, que normalmente se realizam em S. Miguel, sob responsabilidade da Associação R. Atletismo, posteriormente apenas reproduz em programa Desportivo os feitos e destaques dos atletas daquela ilha, e é conforme a filiação.

Já o Dever e o Ilha Maior, nas suas páginas desportivas, mencionaram os feitos destes 2 atletas com títulos bem gordos. Pudera! São jovens da nossa terra e muito merecem, se tivermos em conta os poucos apoios e fracos recursos que a Escola dispõe para pôr em prática aquela modalidade.

Mas já não estranhamos! Entranhamos!!!

AMMP (ou TPP)
A mim me parece a 11 de Abril de 2006 às 02:14

Seria interessante que as Lajes, por altura da semana dos baleeiros, ou noutra ocasião, homenageasse todas as pessoas que se destacaram nos diversos sectores de actividade. Assim se faz noutras terras, nomeadamente nos EUA, com os chamados "homens e mulheres do ano". Aqui teríamos os desportistas, os empresários, os estudantes, os cantores...etc tanto que há para valorizar e que constitui uma forma de criar auto-estima de que tanto estamos a precisar.
Fica a sugestão!
Picaroto a 11 de Abril de 2006 às 10:51

A mim me parece uma excelente ideia, Picaroto. Admira nunca ninguém se ter lembrado disso.
Às vezes as idéias mais simples são as que ficam esquecidas. E em termos de custos, pouco ou nada pesaria no orçamento daquelas festividades, tendo em conta o que é dispendido em deslocações, estadia e promoção de artistas estranhos à nossa terra (sejam pintores, escritores, fotógrafos, animadores de rua, etc).

Oxalá a sugestão seja aproveitada pela Comissão de Festas, ainda este ano!

AMMP (ou TPP)
A mim me parece a 11 de Abril de 2006 às 12:38

A notícia vem no Açoriano Oriental de hoje, (meia página) com fotografia da Janete.
Vamos ver o que faz o semanário O DEVER...será que dá a notícia ainda esta semana?
Basta ir á net e lê-la na edição online do AO ou então transcrevê-la, citando a fonte.É assim que se faz...


lajense atento a 10 de Abril de 2006 às 20:31

Li a vossa notícia neste blog. Quero dizer-vos que tb o Diário dos Açores que faz parte do link deste blog também publica a notícia com foto, na pag 4, dando-lhe grande destaque. Como vêem agora só falta o jornal da vossa terra publicar a notícia esta semana tb com foto, como merece a Janete.
corisco a 11 de Abril de 2006 às 14:12

Tendo em conta as suas considerações acerca do que se gasta com os que vêm de fora, deixo à sua consideração a seguinte alteração:
E que tal fechar também os dinheiros que vêm de fora - tornar os nativos verdadeiros auto-sustentáveis; deixá-los com o seu PIB - e até quem sabe, do Pico fazer um país, uma constituição e um jornal...
A mim não me parece a 11 de Abril de 2006 às 14:44

Deixe-se de cinismos e de falsas interpretações. Qualquer Lajense que me leu compreendeu o que eu quis dizer. E que repito: não constituiria qualquer rombo nas verbas destinadas à Semana dos Baleeiros a iniciativa de distinguir, conforme sugeriu o Picaroto, todos aqueles que, nos vários sectores de actividades, mais se realçaram.

Não leu em parte alguma do meu comentário que as despesas com os artistas e demais convidados seria limitada apenas à prata da casa. Se assim fosse, seria o princípio do fim daquilo que se quer que dure e perdure no tempo.

Acho que você, por momentos, se perdeu no espaço virtual e confundiu-me com o verdadeiro destinatário do seu comentário, de um qualquer blog mas da Região A. da Madeira.

Tenha juízo!!
A mim me parece a 11 de Abril de 2006 às 15:57

Venho só informar que a Camara aqui à uns anitos me homenageou a mim e a outro filho da terra por feitos conseguidos ao nivel desportivo em plena semana dos baleeiros, logo se homenagearem estes dois jovens que tambem o merecem bem como esta menina a qual eu felicito acho que não ficaria nada mal.
Açoriano a 11 de Abril de 2006 às 15:32

Açoreano,

A mim me parece que se foi publicamente homenageado, é facto para o dizer mas não sob-pseudónimo, não acha?

Há coisas que nos envaidecem e quando é por mérito próprio mais ainda!
A mim me parece a 11 de Abril de 2006 às 16:14

Caros comentistas,

É verdadeiramente positivo termos mais um nome que dignifica a nossa terra. Claro que me refiro à pequena Janete, que infelizmente por ser da terra que é (ou por não ser de outra terra "mais importante") não disfruta do brilho e da fama a que tem direito.

Apenas comentei este assunto pois este mesmo assunto deixa-me um pouco indignado. Quando me refiro a "este assunto", estou-me referindo ao mérito e êxito conseguido por gente desta terra a nível regional e mesmo nacional e esses mesmos méritos não serem divulgados, inferiorizando tanto as Lajes do Pico como os responsáveis por esses mesmos méritos. Não comento apenas por estar a par destes méritos que por vezes nem localmente são mencionados, mas sim porque sou uma das pessoas que tem vindo a dignificar as Lajes do Pico, sentindo raramente o saber do verdadeiro prestígio local.
SeSeNeM a 11 de Abril de 2006 às 23:27

Caros comentaristas,

É verdadeiramente positivo termos mais um nome que dignifica a nossa terra. Claro que me refiro à pequena Janete, que infelizmente por ser da terra que é (ou por não ser de outra terra "mais importante") não disfruta do brilho e da fama a que tem direito.

Apenas comentei este assunto pois este mesmo assunto deixa-me um pouco indignado. Quando me refiro a "este assunto", estou-me referindo ao mérito e êxito conseguido por gente desta terra a nível regional e mesmo nacional e esses mesmos méritos não serem divulgados, inferiorizando tanto as Lajes do Pico como os responsáveis por esses mesmos méritos.

Não comento apenas por estar a par destes méritos que por vezes nem localmente são mencionados, mas sim porque sou uma das pessoas que tem vindo a dignificar as Lajes do Pico, sentindo raramente o sabor do verdadeiro prestígio local.

*Comentei novamente o mesmo assunto pois o comentário anterior apresentava alguns erros ortográficos.
SeSeNeM a 11 de Abril de 2006 às 23:30

A mim me parece,

e que tal ser você o primeiro a tirar a camisinha...

Mas por que raio tanto se insiste no fim do anonimato. Sabe quantos pseudónimos tinha Frnando Pessoa?
Eu não sei ao certo mas teve muitos.
A mim não me parece a 11 de Abril de 2006 às 23:20

... "e que tal ser você o primeiro a tirar a camisinha..." : Olhe que não, olhe que não! Seria o mesmo que a Lili Caneças tirar a roupa... a montra não corresponderia ao armazém! ;-)

Quanto ao anonimato: Pertenço àquele número de pessoas a quem o anonimato dos blogs não afecta, não escandaliza nem incomoda absolutamente nada. Aliás, concordo com o seu uso e discordo que seja um acto de cobardia usarmos esse direito e dele deitar mão, se essa é uma das possibilidades que temos de não limitar nem "envernizar" com o politicamente correcto o nosso pensamento e opinião!

Quantos pseudónimos tinha Fernando Pessoa? Fui pesquisar ao Google que me diz que eram 3 os heterónimos utilizados por FP:

- Alberto Caeiro
- Ricardo Reis
- Álvaro de Campos

E falando desse grande poeta português e para acabar em grande, dedico a todos os participantes e leitores deste blog este poema de Pessoa/Ricardo Reis:

»»» ««« »»» ««« »»» «««

Não só quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido
De afetos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,
Homem, é igual aos deuses.

12.Abril.2006 11:02 AM


A mim me parece a 12 de Abril de 2006 às 12:00

Em resposta ao a mim me parece, acho que a si lhe parece muito pouco visto querer que os outros se identifiquem, se que voce mesmonão o faça. Acho que deveria acreditar no que lhe digo, pois é ral o meu comentario e se quer saber mais fui homenageado pelo presidente Claudio Lopes na semana dos Baleeiros no intervalo do jogo de futebol do Lajense. Acredite ou não é real e foi bastante publico.
Açoriano a 12 de Abril de 2006 às 15:00

Açoreano:

Pedir-lhe-ia desculpas caso achasse que lhas devia.

A questão está na interpretação incorrecta que tem vindo a ser feita relativamente ao sentido daquilo que eu disse, e que tão singelamente era o seguinte: Você, como homenageado que foi, publicamente, ao lembrá-lo agora, muitos anos depois, devia fazê-lo com o mesmo sentimento de honra e orgulho que sentiu quando o seu nome foi pronunciado, quanto mais não seja para acordar mentes mais esquecidas - como a minha.

E ainda bem que lembrou que foi num ano de presidência camarária do Eng. Cláudio Lopes, o tal que se dizia que não tinha "sensibilidade desportiva". Afinal...

Ainda bem que o foi! Parabéns! E continue atleta, mesmo que só em espírito, pois isso também purifica a alma!
A mim me parece a 12 de Abril de 2006 às 15:55

A mim me parece,

genial a sua busca! Obrigado
A mim não me parece a 12 de Abril de 2006 às 15:57

Não tem que agradecer. Fi-lo com muito gosto!!!
A mim me parece a 12 de Abril de 2006 às 19:37

Janete és a maior. Provaste que a tua canção foi a melhor e merecia a vitória. Pela TV se viu o teu à vontade e o teu desembaraço. Parabéns. Nós os lajenses estamos todos contentes com a tua prestação. Mereces a nossa consideração e...o Roberto lino também!
picaroto a 23 de Abril de 2006 às 20:20

Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14

16
17
19
21
22

23
24
26
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO