Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

12
Abr 06

http://lajes.blogspot.com

Com a Páscoa à porta, o consumo de chocolate tende a aumentar. Este pequeno prazer da vida é benéfico para a saúde, mas também alvo de críticas.

  • Doenças cardiovasculares e cancro. O chocolate é rico em polifenóis, antioxidantes que parecem ter efeitos benéficos na saúde. Alguns estudos indicam que estas substâncias podem proteger-nos das doenças cardiovasculares. A acção antioxidante, aparentemente, é capaz de neutralizar alguns mecanismos do cancro.
  • Diabéticos. O chocolate tem um índice glicémico baixo, pelo que não origina um aumento brusco do açúcar no sangue. Assim, os diabéticos não têm necessidade de substituir o chocolate normal por versões com frutose e adoçantes. Podem, pois, degustar um pouco de chocolate verdadeiro, seguindo as regras da moderação.
  • Borbulhas. Nenhum estudo conseguiu estabelecer a relação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne.
  • Alergias. Algumas pessoas são alérgicas ou apresentam uma particular sensibilidade ao chocolate, que se manifesta, entre outros, através de eczemas, problemas gastrointestinais e enxaquecas. Estes efeitos devem-se à presença de algumas substâncias no chocolate, sobretudo a tiramina e a feniletilamina. Provavelmente, a única solução é limitar, senão eliminar, o chocolate da dieta.
  • Chocolate preto sem colesterol. Este é composto por substância de origem vegetal, pelo que não contém colesterol. Já o de leite apresenta a gordura e o colesterol derivado desta. O problema no caso do chocolate preto é a gordura saturada da manteiga de cacau. Este tipo de gorduras é responsável pelo aumento do nível de mau colesterol no sangue. Mas o chocolate é excepção à regra: por conter um elevado teor de ácido esteárico, não incide sobre o nível de colesterol.

Este texto foi retirado da revista PROTESTE da DECO, cuja assinatura se aconselha e que tem endereço nos links deste blog. Eu já sou assinante.

Feliz Páscoa, com folares, ovos, amendoas e chocolates pretos.

publicado por sim às 13:45

É de bradar aos céus. Os padres vão passar a ter de confessar muita gente!!! Não sei qual a ideia do Papa Bento XVI, será que ele não se actualiza? Pelos vistos não!!!
tempestade a 13 de Abril de 2006 às 13:28

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14

16
17
19
21
22

23
24
26
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO