Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

25
Abr 06

Há 32 anos, soltou-se a liberdade, o povo reconquistou direitos fundamentais, a democracia implantou-se, cantámos vitória! Ano após ano, o 25 de Abril é celebrado com palavras, mas falta cumprir promessas! Os poderes instituídos - governos nacionais, regionais e locais, assumem o mando, em resultado dos votos dos eleitos, mas, rapidamente, se esquecem que o seu poder é delegado, tem prazo e não é absoluto. O poder é do povo!

Nos 30 anos de poder local, pouco tem feito a Câmara pelas Lajes por esta Vila. Saneamento básico?Calcetamento de ruas e passeios? Remodelação da Sede da Junta de Frequesia hoje inaugurada? Recuperações do Castelo e da Fábrica da Baleia? Novo Campo de futebol? Jardim de infância e reparação da escola básica? Semana dos Baleeiros? "Remodelação" do Cruzeiro? Sim e que mais? Em 30 anos !?

E como é que as Lajes estão hoje? Tem vindo a perder população e a que existe está  envelhecida, há cada vez mais casas desocupadas, diminuiu o comércio, os jovens não se fixam à terra e vão à procura de emprego noutros lados...

Aumentou o negócio do whale watching e do artesanato, o Museu dos Baleeiros constitui a grande procura dos visitantes, mas falta desenvolver outras actividades empresariais, turísticas, aumentar a oferta hoteleira, falta interessar investidores externos, hoteleiros e outros, para as nossas grandes potencialidades turísticas. É preciso não esquecer que as Lajes são a Vila Baleeira dos Açores. Aqui ainda há baleeiros vivos, gente com histórias dramáticas para contar, gente com uma filosofia de vida forjada entre a terra e o mar, mas sempre com os olhos postos na Montanha e no horizonte. Aqui a natureza é pródiga e o ambiente tem vantagens reconhecidas.

Que têm feito os responsáveis locais para incentivar e desenvolver a actividade económica da nossa Vila? Que incentivos, que estudos económicos, que preocupações têm tido os planos municipais nesse sentido? Que perspectivas de novos espaços urbanos estão projectadas e que informação desses projectos é dada ao povo soberano? As infra-estruturas culturais são importantes, mas sem gente!...

Há que ter um outro dinamismo, para combater a letargia, a desesperança, o comodismo dos lajenses, cada vez mais idosos...com os filhos a partirem para estudar e a não regressarem. Para isso existe o poder local e também o poder regional, não o esqueçamos!

O 25 de Abril aconteceu para promover o progresso e o desenvolvimento. Não a desertificação dos meios rurais em favor dos meios citadinos. Todos temos direito a viver bem e a ser felizes, também aqui, nesta Vila, primeira da ilha do Pico.

ver: http://lajes.blogspot.com

 

 

publicado por sim às 11:36

A inauguração esta tarde da nova sede da Junta de freguesia, demonstra o distanciamento e o alheamento do povo em projectos que o beneficiam. Porquê? É a ruptura completa entre os eleitores e os eleitos. De quem é a culpa? do povo? ou dos eleitos?
castelete a 25 de Abril de 2006 às 21:17

Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14

16
17
19
21
22

23
24
26
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO