Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

01
Mai 06

Importa hoje e sempre lembrar os homens e mulheres desta terra que lutaram e lutam, arduamente, para ganhar o pão no mar, como pescadores e baleeiros, e em terra como agricultores e lavradores, funcionários públicos e de empresas privadas, trabalhadores da construção civil e operários especializados. Lembro também quantos deixaram a sua terra e procuraram melhores condições de vida e trabalho mais bem remunerado noutras paragens, nomeadamente na América do Norte.

Neste Dia Mundial do Trabalhador, vale a pena tomar consciência de que todos temos direito a um trabalho digno e compatível com as nossas capacidades, e aptidões e a um salário justo.

No mundo actual, são chocantes as desigualdades e injustiças. Cresce a multidão de pobres e os ricos são cada vez mais ricos. Esta situação gera conflitos crescentes e provoca situações de violência entre grupos sociais e entre países.

É, pois, cada vez mais urgente a necessidade de uma nova ordem económica internacional fundada na equidade e no respeito pela pessoa humana. 

http://lajes.blogspot.com

 

publicado por sim às 00:54

POBREZA
“Apelo aos representantes da comunidade internacional ao mais alto nível... para que adoptem um objectivo que vise diminuir para metade o número de pessoas que vivem na pobreza absoluta, até 2015.”
Kofi Annan, Relatório do Milénio

Estatísticas Fundamentais em http://www.onuportugal.pt/Pobreza.doc

•Mais de 2800 milhões pessoas, perto de metade da população mundial, vivem com menos do equivalente a 2 dólares por dia. Mais de 1299 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 20% da população mundial, vivem com menos do equivalente a 1 dólar por dia.
•A Ásia Meridional tem o maior número de pobres (522 milhões dos quais vivem com menos do equivalente a 1 dólar por dia). A África a sul do Sara tem a maior percentagem de pessoas pobres, pois a pobreza afecta entre 46,3% e cerca de metade da população da região.
•Quase mil milhões de pessoas são analfabetas; mais de mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável; cerca de 840 milhões de pessoas passam fome ou enfrentam um problema de insegurança alimentar; cerca de um terço das crianças com menos de cinco anos sofrem de subnutrição.
•Estima-se que assegurar o acesso universal a serviços sociais básicos e transferências para reduzir a pobreza em termos de rendimentos custe cerca de 80 mil milhões de dólares, o que representa menos de 0,5 do rendimento mundial.
•Os 20% da população mundial que vivem nos países com rendimentos elevados têm acesso a 86% do produto interno bruto (PIB). Os 20% mais desfavorecidos vivem nos países mais pobres e têm acesso apenas a cerca de 1% do PIB.
•O activo dos três homens mais ricos do mundo juntos excede o produto nacional bruto (PNB) dos 48 países mais pobres do mundo no seu conjunto.
•Em 1998, por cada dólar que o mundo em desenvolvimento recebeu de subsídios gastou 13 no pagamento da sua dívida.
Carla Silva a 2 de Maio de 2006 às 11:33

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12

14
15
16
18
19

21
22
23
24
25
26
27

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO