Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

03
Jun 06

Estamos em Festa aqui e no estrangeiro, onde existem açorianos. O Ciclo de Impérios do Espírito Santo começa hoje na Silveira e termina domingo da Trindade na Silveira, Santa Bárbara, Ribeirinha e Calheta de Nesquim.   

A força dos elementos e as catástrofes, as dificuldades da vida e as doenças originaram as promessas ao Senhor Espírito Santo que, entre nós, consistem na partilha de pão, carne, sopas, vinho, servidos em alegria, confraternização e entre-ajuda. Somos assim, gostamos de ser assim e quem conosco partilha desta Fé, entende o Espírito que nos anima.

Boas Festas!

http://lajes.blogspot.com

 

publicado por sim às 19:34

O domingo da Trindade também é celebrado em Santa Bárbara, todos os anos e de tarde existe sempre a distribuição de rosquilhas. Boas Festas!
Márcia a 4 de Junho de 2006 às 00:29

Vinde Espirito Santo! Enchei os coraçoes dos vossos fieis e acendei neles o fogo do Vosso Amor e tudo sera criado! Infundi esse amor nos homens, para que tenham a capacidade de ajuizar com a razao e a inteligencia um dos Seus dons. Que o nosso clero entenda qual a posiçao que deve assumir perante esta força da Escritura Sagrada, onde a tradiçao tem tambem o seu lugar de destaque na religiosidade dos povos. O povo cristao, o povo eleito de Deus esta neste momento a presenciar diversos comportamentos dos seus pastores que nada dignificam a sua missao sobre a terra. Acima de tudo o que pedimos e que o Divino Espirito Santo infunda nos seus coraçoes o espirito de fe, de esperança e caridade, as virtudes teologais que neste mundo andam muito arredias do munus eclisiastico de alguns dos nossos parocos.
Escritor a 4 de Junho de 2006 às 01:29

Sem pretender criar polémica, desejo apenas manifestar opinião sobre indumentária de algum clero em simples actos litúrgicos. Há dias foi benzido o novo bar-restaurante Sintra do Pico. (Parabéns e bom sucesso ao Gilberto e à Idalina!) Convidados e proprietários trajavam à medida da cerimónia inaugural daquele moderno empreendimento turístico que dignifica a Vila e promove a Ilha. Um senão: a indumentária vulgar e nada apropriada do sacerdote que procedeu à benção. Ficou mal. Tal como o cerimonial litúrgico da Igreja tem as suas regras e paramentos próprios, também ali, ficava bem que o responsável da paróquia não se distinguisse, negativamente, pela diferença do vestir.
Não são os paramentos que transmitem mais ou menos religiosidade aos actos de culto, é verdade, mas no mínimo, dignificam-no e o povo aprecia que nas cerimónias se respeite a dignidade dos ministérios que as pessoas representam. Não estou a ver o Papa, nem o Bispo presidirem em mangas de camisa, de swett shirt ou de jeans, a actos de culto, sem qualquer distintivo, enquanto os fiéis se apresentam com o vestuário ditado pelo bom senso e pela normas da boa educação e do saber estar. No meio está a virtude e os fiéis notam e apreciam que certas entidades, que ele se habituou a respeitar, em certos ambientes, não destoem pela negativa e que só usem as vestes sacerdotais em cerimónias cujo critério é ditado pela disposição e pelas circunstâncias.
Aqui fica o comentário sem acrimónia e com respeito pela missão e pela instituição.
Leigo a 4 de Junho de 2006 às 16:44

Também há Espirito Santo na Trindade na Piedade - irmãos do Curral da Pedra à Altamora, um dos "pontos" em que a Paróquia está dividida - e no domningo 18 de Junho, nos Fetais, na celebração da Festa de Santo António também haverá coroação do Divino Espirito Santo com soupoas para os irm
ãos e familiares e distribuição de rosquilhas ao povo de Deus. Depois virá S. Pedro a 29 de Junho nas Lajes, com igual programa.
Por acaso a 4 de Junho de 2006 às 11:59

Foi pena o tempo não ter ajudado. Chuva e vento sãqo característicos do Espírito Santo, mas este ano, parece que o inverno nos revisitou. Gostei muito dos jantares onde estive-todos eles de sabores um pouco diferentes. Mas em todo o lado a alegria e a confraternização foi igual. Pão, carne e vinho, continuam a ser a bandeira da nossa gente que coroa a fé no Divino. Graças a Deus!
CASTELETE a 7 de Junho de 2006 às 18:29

Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16

19
20
22
23

25
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO