Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

10
Jul 06

A Associação Cultural Terra Baleeira e o Município das Lajes do Pico apresentaram esta segunda-feira o programa da Semana dos Baleeiros que decorrerá de 21 a 27 de Agosto.

O cartaz da Festa destoa das suas congéneres picoenses. Velas de botes baleeiros, quase imperceptíveis, são os únicos símbolos baleeiros do cartaz deste ano. Vinte anos, mereciam muito mais que  umas simples flores e estrelas. Todos os anteriores cartazes, com referências à cultura e vivências desta terra, contêm elementos simbólicos e artísticos de grande qualidade. (O cartaz de 2006 adapta-se, perfeitamente, a um qualquer cartaz de festas dos santos populares.)

Quanto ao resto do programa não é possível avaliar a sua qualidade, até porque não foi ainda revelado em pormenor. Não é pelas “esplanadas e bares, carrinhos de choque, passeios em charrete, comes e bebes e actividades desportivas em mar e terra que poderemos antever uma Semana muito festiva.

Oxalá artistas e agrupamentos musicais constituam um  oceano de festa  cujo orçamento está estimado em 100 mil euros (20 mil contos).

 

O que lamentamos é ter-se eliminado do programa as conferências sobre história, economia e outros temas que constituíam para os lajenses residentes no Pico e no exterior ou outros visitantes, momentos importantes de partilha de ideias e de experiências com vista a um futuro melhor para as Lajes e o Concelho. Era uma forma de “um oceano de festa” não se transformar num deserto de ideias.

 

http://lajes.blogspot.com

 

 

publicado por sim às 18:53

20 mil contos mais IVA e comissões do Chefe!
Veja a 10 de Julho de 2006 às 22:49

Já lá vai o tempo em que o Auditório Municipal se enchia de gente para ouvir as conferências e assistir ao lançamento de livros. Música, comida e fogo de artifício é o que o povo gosta... ou pelo menos parece ser esta a filosofia dos responsáveis pela parte profana da festa. Regrediu-se muito no que toca a ideias, ao pensamento (literatura, ciências,...) e falta erudição na música (que também já existiu nesta festa) e que os mais velhos que cá estão todo o ano se calhar apreciam mais. Por outro lado, esperamos que nunca caia no esquecimento o facto de esta Festa ser a Festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes.
Bons tempos... a 11 de Julho de 2006 às 11:04

O gabinete das mil ideias está transformado num deserto de ideias?
estrangeiro a 12 de Julho de 2006 às 09:21

Será que a Câmara vai lavar a cara do edifício para as festas? Ou as finanças já não dão para comprar uns litros de tinta?
castelete a 12 de Julho de 2006 às 10:51

O Chefe está em grande! Mama uma avença mensal, controla a associação terra baleeira (que não é nada mais de que uma derivação da câmara para fugir ao tribunal de contas), controla a própria câmara e a presidente, controla os programas , os investimentos, as decisões, as prioridades e sei lá que mais. Ah grande chefe! vais rebentar um dia destes de tanto cheio - Não quero estar por perto; os teus estilhaços vão cheirar a merda!
Congro a 13 de Julho de 2006 às 03:45

Faça-se já um segundo cartaz - o da festa de Nossa Senhora de Lurdes.
formiga a 14 de Julho de 2006 às 14:31

Vai por aí um tão grande falatório contra o cartaz da festa de Lourdes. É sinal de que o Zé Povo não é néscio e sabe apreciar bem e mal o cartaz das maiores festas da sua terra.
Como diz o qutor do blog, este é um cartaz de uma qualquer festa de parvónia desconhecida do continente. Não daqui que nos habituámos a ver muito melhor falarem de nós e de projectarem a nossa terra.
O meu maios veemente protesto como lajense.
mouraria a 23 de Julho de 2006 às 19:08

O nosso brilhante chefe vai dizer que o povo não percebe nada de estética, e que de baleias está o povo farto...ou será dele? O cartaz, visto à lupa tem, ao que parece, as velas de botes baleeiros, e uma coroa bem colorida, que não deve ser a da nossa padroeira... Será que o chefe também quer instaurar a vassalagem a nós lajenses e já escolheu a sua coroa?
Anónimo a 24 de Julho de 2006 às 23:16

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS / 2009:
LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, DANIEL, ENRIKE, BANDA CORAÇÃO SERTANEJO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E AUDIÇÃO BAND. Consultem por favor o nosso site: www.alproducoes.com e o blog: www.alproducoes.blogspot.com Contactos: e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com, telem: 913729192, António Lopes.
Nota: Agradecia o favor de acusarem a recepção deste texto. Resposta para o endereço electrónico aquí expresso.

ANTÓNIO LOPES a 23 de Fevereiro de 2009 às 16:36

Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
15

16
17
18
19
20
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO