Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

15
Set 06

1. Autorizar a abertura de um concurso público com vista à adjudicação da empreitada da obra de ampliação do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, pelo valor global estimado de um milhão e 100 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor. A ampliação deste espaço implicará um diálogo interactivo e dinâmico com o público, tornando-se num elemento activo da vida social e das tradições do povo açoriano;

 

2. Aprovar uma Resolução que visa apoiar, ao abrigo da cooperação financeira indirecta, a Câmara Municipal das Lajes do Pico na execução de três projectos: um de investimento em saneamento básico, um de investimento em rede viária e um outro de valorização da zona balnear de Santa Cruz das Ribeiras.

 

O apoio disponibilizado pelo Governo Regional irá permitir àquela autarquia a concretização de um investimento global de 1.734.715,67 euros.

 

3. Proceder à abertura, no âmbito da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), de dois novos Postos de Atendimento ao Cidadão nas localidades das Lajes do Pico e de S. Roque do Pico. A abertura destes dois novos postos insere-se no processo de modernização administrativa que o Governo Regional tem vindo a aplicar em todas as ilhas, contribuindo, desta forma, para o reforço das políticas de proximidade com os cidadãos. Durante o próximo ano, a rede de Postos de Atendimento ao Cidadão será estendida a outras freguesias da ilha do Pico.

 

4. Conceder, no âmbito do funcionamento dos postos de acesso público à Internet, comparticipações financeiras, no valor de 7.500 cada, aos espaços TIC localizados na Madalena, Cais do Pico, Ribeira do Meio, São João, Ribeiras, Ribeirinha, Calheta do Nesquim e Piedade.

 

 

7. Autorizar a Secretaria Regional da Educação e Ciência a lançar concurso público para a elaboração do projecto das novas instalações da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.

 

8. Autorizar o lançamento do concurso destinado à aquisição de nova sinalização de trânsito e de informação para a totalidade da rede viária regional da ilha do Pico.

 

9. Dar orientações à administração dos Portos das Ilhas do Triângulo e do Grupo Ocidental para lançar o concurso da empreitada do núcleo de recreio náutico das Lajes do Pico, com o valor estimado de 2.900.000, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e com um prazo de execução de 12 meses.

 

 

14. Apoiar a construção do Lar de Idosos das Lajes do Pico, da Santa Casa da Misericórdia, no valor estimado de um milhão de euros.

 

16. Desencadear os procedimentos necessários ao início das obras de beneficiação dos Caminhos Rurais e Florestais do Cabeço da Laje/Lomba de Santo Amaro (Ribeiras, Lajes do Pico) e Caminho Acima da Canada (Lajes/Lajes), bem como a II fase do Caminho do Brejo (Bandeiras, S. Mateus, Madalena), através da execução de trabalhos de melhoria da respectiva rede de drenagem, assim como o seu revestimento e repavimentação betuminosa numa extensão de 8,5 quilómetros, representando investimento de 320 mil euros.

 

18. Desencadear o processo tendente à oportuna concessão da exploração da “Sala de Desmancha” do novo Matadouro Industrial do Pico com vista à alteração do processo de escoamento de produção de carne, ao reforço dos rendimentos dos produtores e à criação de novas oportunidades para a cadeia de valor da Carne dos Açores.

25. Autorizar a abertura de um concurso público para a construção de seis casas de aprestos no Porto da Calheta de Nesquim.

 27. Ordenar a execução do projecto de ampliação do terrapleno e da requalificação da rampa de varagem do Porto da Manhenha.

 ver: http://lajes.blogspot.com

 

 

publicado por sim às 19:48

O autor deste blog esqueceu-se de um outro ponto também respeitante ao concelho das Lajes do Pico:

"25. Autorizar a abertura de um concurso público para a construção de seis casas de aprestos no Porto da Calheta de Nesquim."

Já agora para quem quiser ver o comunicado geral do Governo Regional, aqui fica:

http://www.acores.net/noticias/view-13897.html
Anónimo a 16 de Setembro de 2006 às 01:04

Que dirá agora a CÂmara e o seu chefe no blog que plagiou o nome deste (tamanha falta de criatividade nunca se viu!) !...
Era para a Presidente agradecer ao Governo, mas nem teve nem tempo nem atenção de acompanhar a comitiva aquando da visita às obras da orla marítima.
Comenta-se para aí que o Ex-Pres. Cláudio criticou alto e bom som a ausência da D.Sara por nem no seu território ter seguido os passos de César. É que é naquelas ocasiões que uma palavrinha, vale muito mais que um ofício ou uma entrevista anti-poder.
Até isso não soube aproveitar...e depois v~em comunicados e notas de abertura a falar do púlpito do convento sobre o que o governo fez e não fez...
Tanta arrogância até mete dó. Um pouco mais de humildade fica muito bem a quem não passa de uma simples bancária, promovida aos corredores do poder...
Até um dia, que o poder não é eterno e a história encarregar-se-á de narrar os "feitos valerosos" de tão incompetentes autarcas!...
mouraria a 16 de Setembro de 2006 às 01:23

http://lajes-do-pico.blogspot.com/

O blog do chefe - a queimar os últimos cartuchos...
já queimou a Sara, o Município, o orcamento e agora derrete-se a si mesmo (com cheiro previsível)...
1000 amigos a 16 de Setembro de 2006 às 01:32

O chefe deixou se ser um caso de polícia. Com este blog, aparentemente com sentido comunitário, torna-se num caso clínico de paranóia e alienação . Um comediante medíocre sem estrutura intelectual nem cultura cívica e política.
Montanha Branca a 16 de Setembro de 2006 às 11:08

"Clube de amigos da Vanda Stuart"

A Vila das Lajes do Pico não tem um verdadeiro Clube Naval. Com a obra de protecção da orla marítima quase concluída e o Porto de Recreio que muito em breve será uma realidade, é tempo do Clube ser um verdadeiro clube, ao serviço dos sócios e de quem nos visita. As eleições que em breve se realizarão vão retirar do poleiro Herberto Faria & Amigos.
O chefe escreve destas coisas: a 16 de Setembro de 2006 às 18:43

acabei de ver o blogue do chefinho.
O nome deveria ser outro:
O escarro, por ex.

e já anda a falr sozinho
Anónimo a 16 de Setembro de 2006 às 18:47

Como já aqui foi dito:

Sara Santos devia ter vergonha e apresentar o mínimo de solidariedade perante os cidadãos do seu concelho.
É lamentável que pactue com o chefe e permita que este aponte directamente o dedo rancoroso a cidadãos respeitáveis das Lajes, num blog que ironicamente se assume: "sem má educação, sem vinganças e rancores, sem afrontar a intimidade de cada um, sem calúnias ou difamações".
Isto é para rir??????
Não haverá travão a este chefe?
Que histórias andarão a contar ao chefe? É que as "fontes" para os rabiscos tanto do blog como do Jornal do Pico só podem vir do leito familiar.
Para quem mandou cortar a internet aos funcionários da Câmara Municipal e se queixava do teor do blog "Convento de São Francisco" e outros... (que obviamente também sempre achei condenáveis!!!!!)
é lamentável que apoie um blog de teor exactamente idêntico e que envie internamente emails a difundir o "novo" blog, curiosamente aos mesmos funcionários a quem tirou o acesso à internet.
Enfim... está legitimada pelo voto popular, dirão alguns!

P.S. Se houve em tempos quem falou em geração rasca, este será certamente, pelas manifestações públicas, um chefe rasca,
Chefe rasca a 17 de Setembro de 2006 às 02:03

Sempre gostava de saber se o apoio do Governo Regional no montante de 1.734.715,67 euros diz respeito a obras já realizadas ou a realizar.

É que tenho ainda a esperança que a nossa querida Câmara Municipal perca a obsessão da CULTURA, imposta pelos ventos de Évora, e aposte, por exemplo, em assuntos que a todos respeitam, como seja a rede viária municipal, que está lastimável, e possibilite dessa maneira novos espaços de urbanização...

será pedir muito!!!!!!!

outra coisa: espero que o saneamento básico referido na Deliberação do Governo não seja o da
Vila... não, não. Tanto dinheiro enterrado, não.
apoio do Governo Regional a 17 de Setembro de 2006 às 02:15

O Chefe já tem ideias para o Clube Naval!

Qual dos seus amigos das mil ideias, gostaria ele, de colocar à frente?
Anónimo a 17 de Setembro de 2006 às 16:53

Proponho que se dê menos atenção ao assunto do "Chefe". A vergonha uma vez instalada leva tempo a passar... há que dar tempo ao tempo.

De facto, o artigo acima publicado merece que olhemos para aquilo que o Governo Regional tem feito pela nossa ilha e, em particular, pelo nosso concelho. Mais ainda, por tudo aquilo que se propõe fazer no futuro.

Obras que muito contribuirão para a sustentabilidade económica e social da nossa terra. Preocupações com as nossas gentes e não preocupações em aumentar os lucros de empresas continentais ou até de residentes continentais, sob a capa de imperiosas necessidades culturais do feudo.

Assim se destinguem os bons governantes daqueles que se vão governando.
Bom Governante a 19 de Setembro de 2006 às 01:30

O Governo de Carlos César merece todo o nosso respeito. Hoje vive-se francamente melhor no Pico e também nas Lajes.
E olhem que não vamos rumo ao desenvolvimento com sessões de cinema, teatro, revistinhas ou até festas que se repetem todos os anos durante uma única semana.
Zé da Rua Nova a 23 de Setembro de 2006 às 02:35

http://justicalp.blogspot.com
Por favor visitem este novo blog, e passem-no aos vossos conhecidos e de preferencia comentem

Anónimo a 15 de Novembro de 2006 às 23:13

Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
16

17
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO