Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

18
Set 06

A Câmara das Lajes do Pico não tem Plano para 2006. É o que se depreende da informação inserta no sítio do Município quando se entra na pasta alusiva às opções do plano para o corrente ano:"A página pretendida está em construção".  Já se tinha percebido a ausência total de novos projectos e de dinâmismo de desenvolvimento. 

Quem gere a Câmara não tem ideias sobre o futuro da nossa terra. Limita-se a fazer...quase nada, com muita gente, ou a concluir projectos antigos de pouco impacte no desenvolvimento económico. Fazer uma piscina, reconstruir o castelo e a fábrica da baleia (quando terminarem as obras já se sabe o que se vai fazer com as instalações? há já projecto, ou aguarda-se por um ofício da universidade prometendo colaboração?), construir um campo de futebol é contribuir determinantemente para o desenvolvimento das Lajes e do concelho? NÂO É!

Os munícipes esperavam que a Câmara, com os dinheiros públicos provenientes do orçamento do estado, atraísse investidores para a indústria turística, facilitasse a criação de empresas, desse qualidade de vida aos cidadãos, com boa água potável ( e não água salobra), bom saneamento básico, boas vias de comunicação...que incentivasse as instituições culturais e sociais, enfim, que fosse um factor criador de auto-estima e de orgulho em ser cidadão do concelho ou de nele viver.

Mas o que se Vê? Promove-se em tudo quanto é jornais e no sítio da Câmara fitas e mais fitas, como se o município fosse a Castelo Lopes ou a Lusomundo e descura-se tanta e tanta coisa que este BLOG tem denunciado, sempre apoiado pelos leitores.

A Câmara actual é, pois, um FIASCO. Não serve, mesmo com a maioria dos votos, a não ser que repense e altere a sua actuação para muito melhor. De contrário, o orçamento do estado está a ser demasiado abundante com as verbas que envia para o concelho. Se ao menos se pagasse as dívidas a fornecedores que remontam à anterior gestão? Ai tanto coreto por pagar! Ai tanta gente sem fazer nada! Ai Câmara das Lajes: que dirão os vindouros desta incompetência estagnada em gabinetes fechados que não escuta nem atende ao clamor do povo!...

Merecemos muito mais e muito melhor! E quanto antes!!!

Com foto: http://lajes.blogspot.com

 

publicado por sim às 23:29

Crónica de uma Presidente Anunciada

Mesmo antes das eleições de Outubro de 2005 senti que a actual gestão camarária não levaria as Lajes a lado nenhum.
É que a triologia: campo de futebol, forte de Santa Catarina e Fábrica da Baleia, trazem muito pouco para tantos anos de marasmo e inoperância. Além do que são obras já planeadas pelo anterior Presidente da Câmara (Cláudio Lopes), há anos e anos... obras que só ao fim de quase uma década começam agora a ver a luz do dia... Sara Santos não veio inovar em nada: muito pouco em tanto tempo.

Ainda me recordo de obras prometidas pela celebração dos 500 anos do concelho e que nunca foram concluídas! E já fizemos 505 anos!

Não consigo esconder a mágoa que senti pela falta de bom senso das últimas eleições. Sara Santos, limitando-se a uma operação de propaganda nunca por aqui vista, desenvolvida durante a Semana dos Baleeiros, sob o apoio do marketing de Évora, aliada ao desconhecimento da fraca capacidade governativa de que beneficiou nas freguesias da Piedade e Ribeirinha, acabou por vencer as eleições.

Eleita Presidente da Câmara, fez logo questão de adoptar uma liderança a duas vozes, com primazia da segunda, a do seu Chefe de Gabinete. E logo quem, pasme-se, o próprio marido, que exercendo funções de professor numa escola no continente, aceitou o cargo. São só 2h30 de avião à terça-feira... e um ou outro fim-de-semana.

Mais. Em tudo o que é feito sente-se o cheiro e patrocínio da consultora de imagem de Évora, uma empresa chamada MIL IDEIAS. Desde cartazes, boletins, revistas... tudo com a mesma assinatura.

Não contente com tudo isso, Sara Santos optou por dois veradores a tempo inteiro e uma secretaria da presidência. Custos, custos, custos... e nada, nada, nada de proveitoso para as Lajes do Pico.
Voz anti-regime a 19 de Setembro de 2006 às 01:21

Que ideia!
Claro que a Câmara tem plano para 2006: cultura, festas, cultura, festas, cultura, festas, cultura e semana dos baleeiros.
Isso só pode ter sido uma falha do seu servidor de internet. Fique dscansado que o Chefe de Gabinete já tomou conta da ocorrência. Amanhã a página autárquica será actualizada.

Sempre às ordens.
webmaster a 19 de Setembro de 2006 às 01:38

Mais uma vez Sara está ausente...em tempo de crise, deixa a gestão à vereação a quem não deu capacidade de decisão.
Vem aí o furacão e Sará está fora. Sempre fora. No continente, em alegadas reuniões que não levam a nada?
Vem aí o furacão, as populações estão a tomar precauções, como sempre o fizeram e ela Fora.
Fora com ela, que não faz falta!!!
E leve consigo a sua comandita que o concelho não acabará.
castelete a 19 de Setembro de 2006 às 14:23

Gostava de ter acesso à folha de presenças da Presidente da Câmara e do seu Chefe de Gabinete... que diabo, no máximo qualquer trabalhador tem direito a vinte e tal dias de férias por ano.
Assim é demais!
Paga zé povinho...
Anónimo a 19 de Setembro de 2006 às 17:52

Então o amigo não sabe que estas duas personalidades têm isenção de horário.

Tradução: não têm hora de entrada, nem de saída. Nem dias úteis ou feriados e fins-de-semana. Estão sempre de prevenção... e com as novas tecnologias, nada os impede de estrem de prevenção em Lisboa, Évora ou Bruxelas.

Só para quem pode. E apenas alguns podem.

É a vida.
Sempre presente a 20 de Setembro de 2006 às 16:59

Sem dar por isso, a Senhora Presidente da Câmara consegui nos últimos actos de governação, arrastar o concelho das Lajes do Pico para um triste fenómeno de "neocolonialismo”.

Ao nomear o marido para seu Chefe de Gabinete, permitiu-se entregar parte da gestão dos destinos do concelho a um grupo de amigos e familiares recentes, que não fazendo da nossa terra destino de residência, dela fazem destino de obtenção de rendimentos.

Aos anos que a nossa terra foi descoberta por FERNÃO ÁLVARES EVANGELHO, aliás, só o concelho das Lajes do Pico fez já 505 anos. Para quê um Carlos Alberto Machado?

Não queiram por isso, dois ou três, refugiados numa ténue legitimidade democrática, fundear nas Lajes o primeiro padrão de um colonialismo de cultura & festinhas que a ninguém interessam, senão aos próprios colonizadores.
Colonizador? a 20 de Setembro de 2006 às 01:19

É por textos como este que Sara Santos e o seu Staff não podem com os críticos e maldizentos...

Eles não vos podem ver!!! Nunca pensaram que a simples nomeação de um marido para um modesto cargo de chege de gabinete desse tanto barulho.

Importam-se, por favor, de deixa-los trabalhar. É que a Semana dos Baleeiros de 2007 vem já aí e há muito pessoal a contactar... e ciclo de cinema a organizar.
protector do reino a 20 de Setembro de 2006 às 17:05

Numa coisa temos evoluído bastante. De há uns anos para cá, a política local tem sido alvo de um permanente descortinar, tanto nos jornais, como através de variados blogs aqui na internet. Isso é muito positivo. Um poder obscuro e fechado rapidamente ganha tiques ditatoriais. Uma democracia deve assentar na claridade dos actos daqueles que ocupam cargos governativos.
Claro que para a actual Presidente da Câmara era de todo conveniente que vivessemos em plena escuridão. Ela decidia no seu gabinete conventual e ninguém sequer sabia.
A Senhora Presidente e o seu marido, por enquanto também seu Chefe de Gabinete, vão ter de se habituar ao facto das pessoas terem opinião própria. Já ninguém está disposto a ver e calar. Portanto, quem quer falar, para dizer mal, vai falar, vai falar para responsabilizar aqueles que aceitaram um cargo pago com os seus impostos.
E as suas opiniões são tão válidas como a desses senhores que por enquanto nos governam... Por isso merecem respeito.
Que uns não tenham opinião, porque vivem encostados ao bolo camarário, não significa que o rebanho tenha de ir todo atrás... felizmente os tempos são outros.
E no convento de São Francisco já passaram tantas caras. Sara Santos terá sido apenas mais uma, agora uma cara que deixou uma marca própria, por colocar as Lajes a par de outros municípios em que os governantes não souberam dignificar a instuição que ocupam.
Dar emprego ao marido foi demais... ficará para todo o sempre na memória. A história de Sara Santos resumir-se-á a isso.
Falar até que a voz me doa a 21 de Setembro de 2006 às 01:17

O chefe continua a marcar pontos:

desenvolveu no seu blog, em tom irónico, ataques ao Governo Regional na sequência da sua visita anual à ilha do Pico, revelando, uma vez mais, o baixo nível da actual administração que os Lajenses - oh hora de infortúnio ! - resolveram um dia eleger.

Num arquipélago de pequenas dimensões, estas histórias já são badaladas nos palácios de S. Miguel. Sara, a adjunta, torna-se mais que nunca num caso de gozo e subvalorização sexista política, onde se aponta o dedo a um cérebro reduzido e a um instrumento entre as pernas de um chefe igualmente de pequenas dimensões.
Montanha Branca a 20 de Setembro de 2006 às 22:43

Um veraneante ribeirense disse no Lagoa que a piscina de santacruz padece de anomalias evidentes e clamorosas: as águas dos duches, com champôo e tudo, vão dar à piscina: os azulejos brancos ofuscam a visão e mais que os olhos do povo vislumbra...Parece impossível! nem uma obra terminada fora de prazo consegue estar a 100%!...
Lagoa a 20 de Setembro de 2006 às 23:37

Pois Santa Paciência Senhor Lagoa, um veraneante ribeirense disse no Lagoa que a piscina de santacruz padece de anomalias evidentes e clamorosas, os azulejos brancos ofuscam a visão e mais que os olhos do povo vislumbra...Parece impossível o senhor saber que o dono de obra é Sr. Sara Santos e não saber que tem que respeitar o projecto do arquitecto. Se falasse mal do arquitecto tudo bem. Pense no que anda aí espalhar......
O Prior do Convento a 22 de Setembro de 2006 às 23:18

Sua Excelência Prior do Convento:

Não posso estar menos de acordo com as suas palavras.
Para que fique registado: qualquer obra feita pela Câmara tem um único responsável, a própria Câmara. É a Câmara que, perante os munícipes, vai prestar contas. E nunca o arquitecto, o engenheiro ou até aquele que limpa as casas de banho da piscina das Ribeiras.
Em todo este processo tenho apenas alguns comentários a fazer...
Não sei quanto vezes esta piscina, dita pré-olímpica (?), foi inaugurada. Há um ano, antes das eleições? Este ano durante a Semana dos Baleeiros? Curioso esperar-se pelo dia 23 de Agosto (veja-se o site da CML), praticamente no final do verão, para dar início ao funcionamento das instalações...
Em vez da Presidente apostar em propagandas permanentes quanto às poucas obras que desenvolve, antes apostasse na qualidade e funcionalidade das estrurturas criadas.
Parece impossível que nem uma piscina seja uma obra consensual....
Paciência Sara!
A encerrar a época balnear a 23 de Setembro de 2006 às 16:12

No projecto do arquitecto o azulejo era em cor azul-cereja
Anónimo a 25 de Setembro de 2006 às 14:23

Afinal tinhamos razão. A Câmara das Lajes do Pico demorou 9 meses a parir a colocação do Plano e Orçamento para 2006 no sítio do Município. Bastou a nossa denúncia, para o trabalho ser feito. Bem bom! É sinal que somos lidos e apreciados pela gestão municipal. É essa a nossa função. Denunciar o que está mal, para contribuir para o desenvolvimento do concelho. Não para deitar abaixo. As Lajes do Pico merecem tudo o que por ela possamos fazer.
A publicação do texto do Plano e orçamento permitiu já que chamemos a atenção dos autarcas municipais para o CUMPRIMENTO dos textos aprovadas pela Assembleia Municipal. E já há muitos projectos que não serão concretizados, do pouco que se planificou.
Oxalá os deputados municipais, no último trimestre deste ano, obriguem a Câmara a FAZER O QUE PROMETEU.
De outro modo, é caso para afirmar: 1- não se planificou convenientemente; 2- para onde irão as verbas orçamentadas?; 3- qual a justificação dos autarcas para o incumprimento?;4- os eleitos concelhios devem, por isso, um esclarecimento aos eleitores, na convicção de que o povo é o detentor do poder e só, temporariamente, o delega.
Venham daí as explicações na página autárquica de O DEVER ou no sítio do Município que merecerá uma apreciação mais detalhada em próximo "post".
O gestor do Blog.
Gestor do Blog a 22 de Setembro de 2006 às 15:38

Tive a honra de conhecer o Plano e Orçamento da Câmara das Lajes para 2006. Parabéns ao gestor deste BLOG pela achega junto dos responsáveis autárquicos.

Numa leitura rápida verifiquei que num Orçamento de cerca de 8 milhões de euros, quase 3 milhões se destinam a despesas correntes, o equivalente a 33% do orçamento total.

Sabendo que o concelho das Lajes tem menos de 5 mil cidadãos residentes, estamos a falar de cerca de 600 EUROS da riqueza gerada por cada um de nós para gastar naquelas despesas do dia-a-dia, que nenhum retorno trazem, as despesas realizadas com a manutenção e funcionamento da máquina administrativa da Câmara, tais como: pessoal, material de consumo, pagamento de serviços, etc.

Estes números são inacreditáveis!!!!

Só que facilmente explicáveis pelos montantes dispendidos, por mês, com os ordenados pagos à Presidente da Câmara e è sua equipa de directos colaboradores: DOIS VEREADORES, CHEFE DE GABINETE e SECRETÁRIA PESSOAL, e que ascendem ao simpático montante de quase 15 mil Euros/mês.

Se multiplicarmos 15 mil euros por 14 meses, chegamos ao TOTAL ANUAL de: 210 mil EUROS, cerca de 42 MIL CONTOS em moeda antiga.

PERGUNTO:

a produtividade destes senhores justifica aos contribuintes um custo mensal/anual destas grandezas? Dois vereadores a tempo inteiro? E um chefe de gabinete, que nem mora nas Lajes do Pico e que, por mero acaso do destino, é marido da Presidente?
Despesas de pessoal da CML a 23 de Setembro de 2006 às 02:18

Muito o Sr. Soares, filho de Geraldo da Ponta da Ilha, corteja o nosso chefe. Será que se estabeleceu um link? Uma qualquer tertúlia poética? A relação parece recíproca ; o chefe até lhe envia abraços. Transcreve-lhe artigos no blog e corteja Soares: O literado do basalto!

Ah chefe, não vás ao médico não...
Anónia a 25 de Setembro de 2006 às 22:05

Então não percebe que o nosso CHEFE muito aprecia aqueles que se limitam a dizer maravilhas da Câmara Municipal e da sua mui competente Presidente, aqueles para quem tudo corre sobre rodas, aqueles que por passarem cá umas semanas em Agosto, sentem que de nada vale apontar o dedo perante posições menos correctas de quem nos governa. São situações normais. Está tudo óptimo. Porque razão se critica tanto? E mais, aqueles que, numa imensa dívida de gratidão, tiveram em tempos idos direito a nome de rua, sob a benção da própria Câmara Municipal. Uma rua cortada ao meio, sem saída... permanecerá rua?
Zé da Rua Nova a 27 de Setembro de 2006 às 18:44

Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
16

17
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO