Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

26
Set 06

O Sítio do Município das Lajes, http://www.municipio-lajes-do-pico.pt constituiria um precioso meio de divulgação e comunicação se os seus responsáveis tivessem a noção da importância desse meio de comunicação.

Para tanto, importa que seja, noticiosamente, actualizado de molde a não continuar a destacar, na página principal, a inauguração, o ano passado, de um recinto desportivo que, ao que parece, pouca utilização tem... 

A Câmara tem o direito e o dever de divulgar as suas realizações, mas não pode menosprezar  os leitores do "site", que é suportado por dinheiros públicos. Esta uma situação que tem de ser revista. Outra, prende-se com os serviços que se deve disponibilizar através das novas tecnologias da informação. Quando a palavra de ordem é simplificar a burocracia, o nosso Município nada faz para disponibilizar, formulários para que os cidadãos acedam, electronicamente, aos serviços e licenças camarárias. (é curioso notar que desde 2004 não foi produzida pela câmara regulamentação concelhia! Parou-se antes das eleições!). O exemplo bem conseguido de outros municípios, de que realço a Câmara de Pombal (http://www.cm-pombal.pt , deveria ser seguido para bem de todos nós. Actualizar o "site" apenas com a informação das fitas que correm no auditório é pouco, Muito Pouco e dá bem a noção das prioridades e preocupações do Município...

Nada que não se espere de quem teve a ousadia de CORTAR a internet a alguns funcionários, como se a sociedade da informação fosse um crime de lesa câmara!... e a liberdade de expressão e de opinião fosse um pecado capital de funcionários, descontentes, como muitos cidadãos, da governação camarária!... Felizmente, não há machado que corte a raíz ao pensamento e, mais cedo do que se pensa, quem com ferros mata com ferros morre. Vão, por isso, ficar nos anais desta terra, os nomes dos tiranos, que um dia se lembraram que poderiam domesticar pessoas, como se adestra animaizinhos de estimação...

Somos gente digna, de antes quebrar que torcer. Quem não percebe isto, não entende o voto em liberdade, nem a importância da oposição, nem o direito à contestação e indignação, nem o que é a democracia.

Restitua-se, portanto, o poder ao povo, que ele é soberano!

publicado por sim às 23:14

Gostava de saber quem são os "privilegiados" que continuam com acesso à Net. Os mesmos, presumo.
Quando a Câmara deveria dar o exemplo, permitindo o acesso à aldeia global a munícipes e funcionários, é ela própria que barra o circuito!
Só mentes incultas e pseudo-intelectuais é que poderiam fazer uma coisa destas, como se a Madre do Convento não tivesse um director espiritual que, mesmo não eleito, faz de mordomo e beneficia de grandes mordomias que todos nós pagamos.
A madre superiora terá por isso de ir responder a capítulo, por causa do mordomo-intruso e, certamente, não terá apelação jurídica, muito menos ética.
r.do saco a 27 de Setembro de 2006 às 16:16

Essa da internet na Câmara só pode ser para rir!!!! Então sua excelência a Presidente da Câmara mandou tirar a internet a certos e determinados funcionários? E fê-lo com base em quê? Cor partidária? Grau de parentesco? Afinidade afectiva? Acho que temos de recuar vários anos para descermos àquilo que esta equipa de governantes quer transformar as Lajes do Pico. É que não contentes com as vergonhosas decisões que têm tomado nos últimos tempos, numa dança familiar de cargos de nomeação pública, querem impor a "lei da rolha", num seguidismo assente numa superioridade de ideias que acreditam possuir. Não me admiro. Ainda guardo na memória um artigo do jornal DEVER, onde Sara Santos sugeria ao respectivo director que restringisse a aceitação de artigos de opinião de certos e determinados cidadãos lajenses. Felizmente teve resposta à altura por um desses cidadãos que tanto menospreza. E felizmente existem ainda muitos que, não precisando de favores camarários, nem vivendo na dependência directa do orçamento autárquico, podem dizer o que pensam sem peias e mordaças.
Lei da rolha a 27 de Setembro de 2006 às 17:34

Parece que o actual chefe de gabinete (marido também) da actual presidente do Município das Lajes do Pico, é licenciado em antropologia, dramaturgo, poeta e, segundo artigo escrito na sua primeira pessoa em Agosto no Jornal local “O Dever”, tem comprovada experiência em comunicação e realização de eventos culturais – passaporte provável para a direcção do Boletim daquele Município, responsável pelo site da Câmara Lajense entre outras actividades político-sociais que nem sempre pela positiva tem surpreendido a comunidade local.

O post ora colocado neste Blog (ingrato ao actual poder local) aborda precisamente a estratégia comunicacional desenvolvida pela actual administração, que tem a assinatura deste senhor, pondo a nu a evidente ausência de interesse comunitário e o “virar costas” à população que elegeu Sara Santos, em prol de interesses meramente familiares e, que no fundo, são comunicacionalmente ineficazes, tendo em conta a comunidade local que em nada se revê neste homem nem nas suas intenções pouco claras.

Para além de constantes ataques a pessoas e associações de bem desta terra, através de uma certa postura intelectualmente arrogante e desonesta, o actual responsável pela comunicação da Edil falha precisamente por não compreender o seu interlocutor, nem nunca ter sabido como estimulá-lo. Nessa medida, o seu cargo deveria ser posto à disposição.

Luísa Baptista Gonçalves
luisa B G a 28 de Setembro de 2006 às 21:24


As políticas seguidas pelo poder de Sara Santos envergonham-me. O corte da Internet aos funcionários é apenas uma gota de água.

Não é só pela dissimulada delegação de poderes realizada no seu Chefe da Gabinete e marido, como pela linha de governação que esse mesmo Chefe de Gabinete e marido veio impor no nosso concelho, recriando uma Câmara Municipal à sua imagem e feitio, desligada dos Lajenses e daqueles que são os reais interesses dos que cá vivem.

Nós não queremos uma autarquia em que é o Chefe de Gabinete que governa a seu belo prazer. Nós não queremos, nem aceitamos que alguém que, por beneficiar da relação pessoal com a Presidente da Câmara, não vivendo cá, não tendo horário de trabalho, das Lajes faça simples destino de obtenção de um vencimento mensal e local onde possa exercitar aquilo que durante anos leu em livros e viu outros exercerem.

Além disso, um Chefe de Gabinete que ataca directamente aqueles que lhe dão de comer: os Lajenses.

É uma vergonha.

Vejam até que está para breve a criação de uma empresa municipal, cujo objecto estatutário será, nada mais, nada menos, do que: CULTURA. Uma vez mais e repetidamente: CULTURA. Haverá maior símbolo cultural do que o acesso ao conhecimento mundial proporcionado pela Internet?

Numa aparente satisfação de interesses que se confundem com caprichos pessoais e familiares, todo um concelho é arrastado rumo a um futuro de fachada, assente em bases muito frágeis, um futuro do faz de conta…

Faz de conta que somos cultos, faz de conta que bebemos e comemos cinema e teatro, faz de conta de conta que somos ricos e que podemos esbanjar em festas e jantaradas, como aquilo em que se transforma as Lajes durante a Semana dos Baleeiros, faz de conta que o ano, os 365 dias, se resumem a 7, os exactos dias dessa última semana de Agosto. Faz de conta...

Revistas, teatros, boletins, cinema, espectáculos e festas: para quem?

Por tudo isto, subscrevo os comentários aqui transcritos. Para o chefe de gabinete uma única solução: o seu afastamento. Na minha opinião, este Chefe de Gabinete nada de bom trouxe ao concelho, para além do conflito social e de um clima de crispação permanente.

O povo das Lajes não merece este marco negro na sua história.
Zé da Rua Nova a 29 de Setembro de 2006 às 15:09

Tiro o chapéu ao autor deste comentário. A verdade dura. Muito bem redigido. Parabéns.
Anónimo a 30 de Setembro de 2006 às 00:48

A propósito: A Câmara disponibilizou, em tempos, uma sala na Biblioteca para acesso à internet. Era uma sala atarracada, mas as crianças e os adultos lá íam. Fechou?
Proponho que numa das Salas da Filarmónica, haja um espaço tipo Cyber café, como há em muitas localidades. Os visitantes, nomeadamente estrangeiros, servir-se-ão, mesmo pagando à hora uma quantia simbólica.
Ninguém está disposto a ir à Ribeira do Meio à ADJ, para no antigo matadouro e numa sala sem condições e com um calor insuportável, navegar na NET.
É uma questão pertinente que deixo á consideração da direcção da filarmónica, ao Governo Regional e à Câmara para que dote também o posto de turismo, ao castelo, com equipamentos informáticos para o público.
Há apoios governamentais disponíveis. Necessária é vontade e determinação para lhes aceder.
mouraria a 29 de Setembro de 2006 às 12:00

Oh Mouraria, tens toda a razão. Quantos jovens passam por esta vila no Verão, que estão habituados a aceder á novas tecnologias!...
A filarmónica seria o local ideal. Tem instalações, fica bem situada e pode dar um contributo importante neste sector. Acredito que os seus dirigentes serão os primeiros a a colher e a desenvolver esta ideia. Quem sabe até se já estão a tratar disso, para instalar lá equipamentos informáticos.
Se sim, vamos fazer toda a força para que o governo lhes dê um forte empurrão!
A dinâmica direcção da Filarmónica merece e as lajes precisam!
r.do saco a 29 de Setembro de 2006 às 12:07

O gestor do site da Câmara não tem tempo para o actualizar. Basta ver a foto da sede da junta de Freguesia da Câmara - tem mais de um ano e já foi inaugurado o edifício. Basta ver o interesse que se tem pelo site do município. Nenhum. Já fui ver o site da câmara de Pombal e dá gosto, pela maneira como se trata o cidadão, as forças políticas da oposição e se noticia a vida da cidade. Toda a informação. nada se esconde ao munícipe. Para quê tanto acessor na CMLP se não se vê nada de diferente?
Ainda reclamam mais dinheiro do estado! Para quÊ? só se fôr para pagar as deslocações e ajudas de custo da D.Sara e seu consorte. É de bradar aos céus! Pelo menos este blog denuncia estas coisas e pelos vistos os srs da Câmara lêem-no. Pudera! Ou mudam o que está mal, ou vão-se embora!!! Assim não!!!
muro do caneiro a 29 de Setembro de 2006 às 12:47

Aqui vai uma notícia a propósito do tema em questão, retirada de www.jornaldiario.com :

A direcção Regional da Ciência e Tecnologia tem em curso um programa específico para o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. “Neste contexto inserem-se diversas medidas, como a rede regional de Espaços TIC, o Infonetmóvel, os projectos Escolas Digitais, Corvo Digital e Protecção Civil Digital, a produção de conteúdos para a Internet, a formação e o apoio a cidadãos portadores de deficiência”.
A rede regional de Espaços TIC tem por objectivo a melhoria das acessibilidades, disponibilizando aos cidadãos o acesso gratuito à net por banda larga. “Em 2005, o Governo Regional duplicou o número de clubes de informática existentes para o efeito, que é hoje de 54, garantindo a sua distribuição por todas as ilhas do arquipélago. O investimento anual deste projecto ronda os 750.000 euros, uma verba que tem sido utilizada pelos promotores para o aluguer de instalações, aquisição de equipamentos e consumíveis, pagamento de comunicações e contratação de monitores”.
Para o director Regional da Ciência e Tecnologia trata-se de um projecto de grande impacte ao nível da população, ao proporcionar o recurso às TIC a várias dezenas de milhares de pessoas por ano. “Mas mais do que isso, o governo regional pretende que o investimento efectuado permita igualmente a aquisição de competências específicas por parte dos próprios promotores para que, uma vez atingidos os objectivos do projecto, os mais dinâmicos possam prosseguir as suas actividades oferecendo serviços num contexto empresarial”.
A fonte está nos links deste blog.
lajense a 29 de Setembro de 2006 às 13:02

Bem, eu volto a repetir o apelo que fiz há uns tempos... Porque motivo não colocam as actas da Câmara e da Assembleia no site do município? Quem tem alguma coisa a esconder é que não se dá a esse trabalho... Vá Chefe, faça lá um jeito de por isso online!
José da Ribeira a 29 de Setembro de 2006 às 14:39

No site só se publica o que é bom.
E o que é que é bom?
O chefe e o chefe.
Mas que ignóbil. Vir para esta terra com uma ideia megalómana e autista de aqui fundar um qualquer tipo de pólo cultural entre a América e a Europa.
Antes disso , contenham o home . Tratem das prioridades!!!
Anónimo a 29 de Setembro de 2006 às 18:55

Num resquício da odisseia quinhentista, o Chefe, qual Pedro Álvares Cabral, acredita piamente ser portador de uma missão: redescobrir os Açores, repovoar e reeducar os indígenas que cá habitam.
Zé da Rua Nova a 30 de Setembro de 2006 às 00:54

Parece que tudo o que é aqui dito começa a fazer mossa ao nosso amigo CHEFE.

Vejam algumas das palavras que direcciona a certos e determinados blogs:

"Caros catastrofistas, não queiram vir de qualquer maneira nas páginas dos jornais e nos blogues rascas..."

"(...) em certos espaços da blogosfera, caluniam-se e difamam-se - impunemenente - pessoas e instituições do nosso Concelho; aqui, não caluniamos nem difamamos, donde nos parecer razoável, manter o anonimato, visto que com ele não prejudicamos ninguém."

No comments
LAJES SEMPRE a 30 de Setembro de 2006 às 17:04

Não calunia? Não é rasca como os "outros"? O que se poderá chamar ao artigo sobre o Clube Naval, ou o chefe queria se referir a um espectáculo do Filipe la Féria? Que grande hipócrita pseudo-intelectual !Neste blog falasse verdades e isso incomoda, não é Sr. Carlos Machado?
Av do pensamento a 1 de Outubro de 2006 às 15:35

Um anonimato profundo nunca chega a atingir ninguém, porque, sabe-se lá, pode até ser fruto da transparência do bem ou mais provavelmente, filho da pestilência .

Agora, um anonimato que nem é carne nem é peixe, filho da evidente mediocridade de quem tem telhados de vidro nesta terra pedregosa, não passa de um capricho mal parido.

Anónia a 1 de Outubro de 2006 às 11:40

Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
16

17
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO