Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

16
Nov 06

Está a gerar alguma celeuma a remodelação e ampliação da Escola B 2/3+S das Lajes do Pico, aproveitando-se para o efeito os espaços confinantes.

Sempre foi nossa opinião a manutenção daquele estabelecimento de ensino no interior da Vila. Ao contrário, durante anos, alguns deputados, autarcas concelhios e outros fazedores de opinião defenderam, obstinadamente, a construção de uma nova Escola à saída da Ribeira do Meio, em terrenos onde muito se fez sentir o terramoto de 98.

O próprio Lizuarte Machado, deputado do Pico pelo PS, apressou-se a fazer aprovar na Assembleia Regional legislação para acautelar os terrenos na área onde, eventualmente, se iria construir as instalações escolares.

Uma comissão encarregada de estudar a viabilidade de ampliar e reconstruir a Escola Secundária das Lajes do Pico, vem agora confirmar a nossa opinião e, já há alguns defensores do anterior projecto a apressarem-se a arrepiar caminho, dando o dito por não dito e aduzindo argumentos e previsões que, então, só não via quem não queria.

Bem Bom! Penso que os verdadeiros lajenses, há muito anseiam e acreditam na necessidade e urgência de se criar um centro urbano habitado (quantos há que o são apenas durante o dia e à noite reina a insegurança, o silêncio e a escuridão...?!!!), compacto e dinâmico, cujo comércio e serviços gerem empregos e absorvam e fixem a mão de obra jovem disponível. Para isso contribui já a Escola, a NOSSA ESCOLA com os professores, alunos e pessoal auxiliar e administrativo. Oxalá a Câmara olhe também para si própria e tome o mesmo rumo. Há edifícios públicos - a Alfândega é um deles- que poderiam sair do Convento e instalar-se no centro da Vila.

Por aqui passa a reanimação/revitalização do primeiro da Ilha. Oxalá todos o entendam e constribuam para isso. A começar pela autarquia que o Governo já indiciou pretender reconstruir o edifício onde foi construído o antigo Externato General Lacerda Machado, pelos empresários e pelos lajenses. A primeira responsabilidade cabe a nós, lajenses de corpo e alma.

ver foto em: http://lajes.blogspot.com

 

publicado por sim às 18:26

Este último comentário é meu. O Bloguer fez recentemente alterações, e de vez em quando, muda-me o endereço que aparece.
Modernices!
joseaugustosoares a 19 de Novembro de 2006 às 09:51

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO