Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

23
Nov 06

É a velha questão, que alguns dizem estar envolvida num bairrismo doentio, mas que tem a ver com as causas do nosso processo de desenvolvimento:

1.-  Na evolução económica e social das Lajes e do Concelho foram determinantes a desactivação do porto comercial e a deslocalização de serviços públicos para outros concelhos?

2.-  Será que as administrações regional, local e a iniciativa privada responderam, satisfatoriamente, a essas dificuldades?

3.- Os investimentos em curso (protecção da orla costeira, Hiper mercado, fábrica de lacticínios e Matadouro, pequenas indústrias de construção civil) e previstos (porto de recreio náutico e unidades hoteleiras) irão melhorar a situação actual e confirmarão uma estratégia correcta de desenvolvimento para o Sul do Pico, onde as Lajes terá um papel central?

4.- Há urgência em os organismos públicos e privados redefinirem estratégias? Em que aspectos?

5.- A sua opinião é, mais uma vez, fundamental, pois a nossa terra é de todos e todos se devem sentir empenhados no seu processo de desenvolvimento. 

http://lajes.blogspot.com

 

publicado por sim às 11:47

Entendo que, independentemente das lideranças políticas que se foram sucedendo, coube uma enorme responsabilidade pela situação à iniciativa privada.
A desertificação da Vila é causa ou consequência?
Não defendo monopólios, mas lembram-se do poder empresarial, por exemplo, de Edmundo Machado Ávila? Eu sei que eram outros tempos, mas o espírito de iniciativa, o arrojo, a tenacidade, tudo isso não tem época. Existe ou não.
Por muito que a Piedade se desenvolva, e oxalá que sim, não atingirá o relevo das Lajes, que não pode ser só "saudade" mas realidade. A Vila como pólo central de desenvolvimento de todo o Concelho. Assim é em outras paragens, para não dizer todas.
Mas insisto, cabe aos privados um papel fundamental. Ninguém pode deixar nas mãos do Poder político a exclusividade do dinamismo, do investimento, do desenvolvimento. Parte integrante, sem dúvida, mas não única.
joseaugustosoares a 23 de Novembro de 2006 às 20:49

Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO