Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

04
Dez 06

com foto em: http://lajes.blogspot.com

O mau tempo, e o frio são próprios desta época invernosa e o vento sul chaga-nos corpo com aquela humidade que useiro e vezeiro.

Não estamos fechados neste lado da Ilha montanha. Temos a beleza do Pico envolto no manto de neve e temos o mar, sempre o mar, a preencher os nossos horizontes e, também, as nossas preocupações, quando ele se transforma em monstro invasor.

Enquanto a orla marítima não fica concluída, era bom que os responsáveis governamentais ou da Junta Autónoma pensassem em fortalecer a cortina da Vila até ao Calhau grosso, de onde foram retiradas, há anos, largas toneladas de pedras para a ampliação da muralha.

A situação vai colocar-se nos próximos anos, sobretudo nas Lajes, devido à tão anunciada subida das águas do mar, derivada do efeito estufa.

Antes que seja tarde, e que se perca o investimento gradioso feito na protecção da orla costeira, pense-se, desde já, neste problema. Agora que as máquinas vão continuar para a construção do porto de recreio, fica o alerta, a bem das Lajes.

 

publicado por sim às 23:06

Comentário apagado.
Anónimo a 5 de Dezembro de 2006 às 18:02

São comentários do género do anterior que levam as terras ao imobilismo.
Porque é que cidadãos destes não ficam sossegados a olhar para o céu em vez de conspurcar os blogues?
Que adiantam?
Sentir-se-ão úteis ou simplesmente imbecis?
Não há conversa, por civilizada que seja, que não albergue um destes atrasados mentais ordinários, que se comprazem em dizer os maiores disparates e barbaridades, apenas para consolo próprio.
"E...não se pode exterminá-los"?

Coitados, são uns triste ...já reparou que nem verbalizar a sua ordinarice sabem?Infelizmente ou não , a democracia tem destas coisas....faz com que um democrata e humanista , por breves instantes, anseie por uma ditadura...assim já podíamos exterminar este tipo de gentalha!
Anónimo a 5 de Dezembro de 2006 às 22:26

Os meus parabéns a Hernâni Bettencuourt pelo seu corajoso artigo no jornal o Dever.

As consecutivas adjudicações à empresa Mil Ideias, cujo proprietário é um amigo do chefe, a mediocridade do projecto do novo teatro (também elaborado em Évora por amigos do chefe) e os custos pornográficos com a revista Magma e Boletim revelam sintomas de debilidade democrática; uma administração autista e a mando de um imbecil opurtunista chamado chefe.

Referendo ao Teatro, já!
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 13:59

Hmm ., uma duvida. O sr. Hernâni escreveu o texto como membro da Assembleia Municipal, pela bancada do ps, ou como "consultor jurídico " da Junta de Freguesia das Lajes?!
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 18:11

Quer como "consultor jurídico", quer como membro da Assembleia Municipal, devemos aplaudir o Dr. Hernâni Bettencourt. Um jovem de coragem e determinação que saberá certamente dignificar os cargos que ocupa, sejam eles quais forem.
Oxalá para todos nós que continue interventivo. O concelho das Lajes precisa de jovens com esta fibra!!!
Parabéns!
Manel da Vila a 6 de Dezembro de 2006 às 21:55

Jovens com esta fibra? A fibra que quer ir para o poder, não para melhorar a situação mas para fugir dela?! Fibra dessa dispenso.
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 22:07

Comentarios destes é que se dispensam... Vamos valorizar os bons filhos desta terra! O valor do Hernani é inegavel. So é triste que haja quem perfira ver o poder entregue à ignorancia e a évora.
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 23:26

Comentarios destes é que se dispensam... Vamos valorizar os bons filhos desta terra! O valor do Hernani é inegavel. So é triste que haja quem perfira ver o poder entregue à ignorancia e a évora.
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 23:29

Então não se dispensam?! claro que sim, aliás (e não alias) já que fomos cegos uma vez, vamos ser novamente, e tudo porque? Porque a malta gosta de ser enganada. Mas desta vez que seja por um suposto Dr..
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 23:56

É por comentários como estes que as Lajes do Pico é o concelho mais atrasado do Pico. Queixamo-nos tanto sobre a ausência dos jovens da política e quando há alguns que mostram dinamismo e competência aparecem logo umas vozes da desgraça a questionar tudo...
E se exerce as funções de "consultor jurídico" é porque é licenciado em Direito e está inscrito na Ordem dos Advogados.
Claro que alguns perferem pagar a Advogados que residem na Terceira... ou chefes de gabinete que residem no continente...
Força Hernâni! Cabeça levantada!! Continua a desempenhar o teu papel como tens feito até aqui! Como Lajense agradeço!
Lajense a 7 de Dezembro de 2006 às 16:39

E é engraçado que a preocupação não tenha sido o conteúdo do artigo, mas apenas a qualidade em que esse artigo foi escrito pelo seu autor.
Se bem me lembro estava suficientemente discrimanado em baixo: Deputado Municipal!
Pinheiro de Natal a 7 de Dezembro de 2006 às 21:23

O Hernani escreveu um artigo daquele calibre porque tem massa cincenta. Porque em qualquer terra, com mil pessoas com massa cinzenta, como o Hernani, o chefe e seus vassalos não faziam nem metade.
Anónimo a 6 de Dezembro de 2006 às 18:49

Seria interessante que se olhasse com olhos de ver para a questão apresentada pelo blog. No entanto, parece que o assunto não despertou a atenção dos comentadores. Pode acontecer que, no próximo enchente de mar, agora comprovadamente menos perigoso os comentários saltem para as conversas dos mirones da maresia que vem pela Barra e salta o calhau grosso.
De qualquer modo, é urgente pensar no assunto
boca do caneiro a 6 de Dezembro de 2006 às 20:19

Este blog está com comentários que parecem fabricados na Tasca do Ritinha ou na Sala de Fumo do Lajense. De certo que o responsável por ele não escreveu o que escreveu acima para virem para aqui «lavar roupa suja», acerca dum membro eleito pelo concelho. Cada coisa no seu lugar. Vamos escrever com qualidade e vamo-nos deixar de atacar aqueles que bem intencionados ou não, tem uma visão sobre a nossa Vila que não se cinge apenas a comentários venenosos e de muito «mau gosto», identificando quem os escreve. Num meio pequeno como o nosso tudo se sabe, meu (s) senhor(es). Será que o assunto da protecção da zona costeira em frente ao antigo campo de futebol não tem cabimento? O que tem a ver os amigos do chefe ou o chefe, com este problema seriíssimo que envolve pessoas e bens? Vamos fazer força, não só aqui mas nos órgãos da comunicação social, que ainda os temos embora um, seja apenas para debitar música estrangeira e o outro seja para anunciar a vida paroquial, mas tem ainda espaço extra para aceitar todas as opiniões válidas para guindar a nossa terra a um plano acima do «juncal». Numa terra em que não há um (a) líder forte, normalmente, anda sempre como a nossa aos empurrões, deste ou daquele. Ou será que os comentaristas do «bota abaixo», que escreveram contra o «deputado municipal», queriam estar no lugar que ele ocupa para poderem fazer tudo aquilo que dizem e o que vomitam por aquela (s) boca (s) fétida (s) e pestilenta (s) é o fruto da úlcera que lhe (s) corroi o(s) estâmago (s)? Sejamos argutos e não nos deixemos enbolber pela mediocridade que há longos anos nos governa e que me lembre, foi logo após o «25 de Abril» e não mais as Lajes foi aquilo que era. Vamos todos puxar para o mesmo lado e pugnar para que a obra de protecção prossiga até ao Calhau Grosso. Em frente por umas Lajes mais dinâmica e mais moderna, para não ficarmos colocados na cauda do Arquipélago, como infelizmente já nos encontramos.
Escritor a 8 de Dezembro de 2006 às 12:44

Pedimos desculpa ao promotor, aos leitores e aos comentaristas deste blog pela imprecisão dos parágrafos: «Ou será que os comentaristas do «bota abaixo», que escreveram contra o «deputado municipal», queriam estar no lugar que ele ocupa para poderem fazer tudo aquilo que dizem e o que vomitam por aquela (s) boca (s) fétida (s) e pestilenta (s) é o fruto da úlcera que lhe (s) corroi o(s) estâmago (s)? Sejamos argutos e não nos deixemos enbolber pela mediocridade que há longos anos nos governa e que me lembre, foi logo após o «25 de Abril» e não mais as Lajes foi aquilo que era».
Deve ler-se: Ou será que os do «bota abaixo», que escreveram contra o «deputado municipal», queriam estar no lugar que ele ocupa para poderem fazer tudo aquilo que «vomitam» por aquela (s) boca (s) fétida (s) e pestilenta (s) que é motivado por uma «úlcera crónica» que lhe (s) corroi o(s) estâmago (s)? Sejamos argutos e não nos deixemos envolver pela mediocridade que há longos anos nos governa e isso aconteceu logo após o «25 de Abril» e não mais as Lajes foi aquilo que era».
Escritor a 8 de Dezembro de 2006 às 13:03

Estou plenamente de acordo. Nós quando remavamos para o mesmo lado e a compasso ganhavamos todas as regatas. Agora é vê-los passar...
Lembrando:-quando o Dr.Freitas Pimentel depois de completar o curso e casado, veio para a Horta, fazia reuniões na Carbonária e dizia mal de tudo e de todos. O Presidente do Conselho nomeou Governador e entâo arregaçou as mangas e utilizando os seus antes inimigos, hoje aliados, fez no Faial as principais obras do sec. passado.
Queirem melhor exemplo?

O boca do caneiro não deixa de ter razão. Este blog foi criado tendo em mente a defesa da vila. Agora vai nascer um porto náutico ou marina. Tudo bem. E a defesa da orla? Será que já estão esquecidos das palavras do null que dizia que era um desperdício deitar ao mar tantos milhões? Será que com a marina os lajenses ficam contentes e vão continuar nos invernos a dormir em sobressalto ? Respondam os políticos iluminados que é esta resposta que nos interessa ouvir.
neto de baleeiro a 10 de Dezembro de 2006 às 22:31

Já não se pode expor as nossas ideias sem termos de levar com comentários depreciativos de quem se julga, certamente, um senhor. É triste
Anónimo a 8 de Dezembro de 2006 às 15:59

Parece que e o Hernâni Bettencourt deixa algumas pessoas à beira de um ataque de nervos, e não creio que sejam só social-democratas os afectados.

Pelo que consta, o rapaz está preparado para fazer frente a tudo e a todos. Se tiver uma boa orientação essa genica toda poderá dar frutos. Resta saber quem é que o quererá orientar...

Ele em pouco tempo estendeu bem os tentáculos. Está na Assembleia Municipal, é o reponsável pela secção rosa das Lajes, etc... e não me parece que queira ficar por aqui. Pelo menos demonstra que quer ir muito mais longe...
Cotovia a 9 de Dezembro de 2006 às 01:18

"Ele em pouco tempo estendeu bem os tentáculos. Está na Assembleia Municipal, é o responsável pela secção rosa das Lajes, etc... e não me parece que queira ficar por aqui. Pelo menos demonstra que quer ir muito mais longe..."

Não nos podemos esquecer que estava a faltar matéria prima humana ao PS Lajes. Obviamente os seus membros quiseram lá meter alguém que tivesse futuro e que fosse capaz de dar um futuro ao PS Lajes, dai a escolha lógica seria o Hernâni e não um "histórico". Por estes motivos o "espernear " do Sr. Hernâni não me surpreender muito, pois, a não ser que o PS queira continuar na sombra este senhor ainda tem muito que se mexer.
Anónimo a 9 de Dezembro de 2006 às 16:01

É um jovem talentoso, mas terá de ter muito cuidado. Hoje aqueles que o apoiam e lhe dão palmadinhas nas costas serão, como rezam os livros, os primeiros a atirar pedras.
Eu compreendo que para um jovem, estas coisas o encham de vaidade, mas é necessário agir com prudencia. A viagem é longa e o caminho nem sempre se apresenta "asfaltado".
É que exemplos não faltam por aí...

Não é preciso esperar para ver... os Judas já andam a fazer das suas ao Hernâni. Isto já ultrapassou as questões políticas. No fundo, e como em quase tudo, a estratégia rege-se por interesses pessoais... até no PS/Pico. Por isso é que as coisas são como são nesta ilha.
Cotovia a 9 de Dezembro de 2006 às 17:36

Afinal estamos a dar opiniões e apoios à continuação da orla costeira até ao Calhau Grosso ou a adular e, ou a crucificar o Hernâni. Ele é um homem «taludo» e «desempoeirado» e sabe o terreno que pisa, deixem-no dizer e escrever o que «incomoda» a muitos dos «instalados» neste burgo. De hipócritas e de fazedores de políticos estamos fartos. Abaixo os «caciques deste bairro» e confiemos na «nossa juventude». Ou será que querem ressuscitar Salazar?
Toninha a 9 de Dezembro de 2006 às 19:26

O Hernâni merece e deve ser apoiado. Mas tem de ter o cuidado para se rodear das pessoas certas, mesmo dentro do próprio PS. É que depois de tantos anos de marasmo só um líder forte tem capacidade de reconquistar o eleitorado em benefício de todo o concelho. Começa dentro do PS a mudança, tem de ser o partido a permitir a sua auto-regeneração. Passagens de testemunho e dinastias partidárias não levam a nada!!!! Estão à vista os últimos resultados eleitorais...
Além do que, estou certo que as trapalhadas do PSD de Sara Santos finalmente começam a ter oposição à altura.
Aos cidadãos lajenses um conselho: deixem que este jovem faça um percurso promissor, sem rasteiras e “facadinhas” nas costas vindas de dentro da própria casa... se bem que acho que o Hernâni saberá sempre ultrapassar os contratempos que forem surgindo.
Anónimo a 9 de Dezembro de 2006 às 19:51

Viva o sr Hernani hip hip hurra hip hip hip burra...
Isto é demais o sr Hernani no artigo arummou com o sr engº Roberto Silva que não foi contra a Empresa municipal, chamou ignorante e burro a todos que votam porque ninguém lê os programas partidários, quer como é obvio a câmara ao pé do café do pai, (quererá a PSP?) e com isto tudo somado temos um político de fibra ( será de vidro??????)
Ermo-lindo a 10 de Dezembro de 2006 às 01:11

Sr Ermo-lindo fico à espera do desenvolvimento do seu blog...
Cotovia a 10 de Dezembro de 2006 às 16:27

Pelo menos o nome do blog é sugestivo do crédito que o seu autor nos merece.

Mas estou certo que deve ser uma filial do Lajes-do-Pico ou de outros que assumem muita frontalidade...
Lajense a 10 de Dezembro de 2006 às 17:53

Caros comentadores
Este jovem está no seu papel e bem intencionafdo.
Talvez o sonho seja maior que o passo.Deixem-no sonhar. E os bons amigos que o rodeiam encarregar-se-ão de lhe passar a rasteira. Pergunte ao pai o empemho que teve e o que lhe fizeram?
É provavel que agora não se lembre uma vez que apoia e tem orgulho no filho.
É bom ter cuidado é que quem cai em duas não deve cair em tres.Quem me avisa meu amigp é...
neto de baleeiro a 10 de Dezembro de 2006 às 22:03

O meu blog são vocês que o fazem.
Ermo-lindo a 10 de Dezembro de 2006 às 23:46

Brincar com o nome das pessoas e linguagem arruaceira...
É lamentável! E significa apenas uma coisa: deficiente cultura social.
Há sempre uns infelizes que não conhecem limites à liberdade de expressão e pensamento.
Anónimo a 13 de Dezembro de 2006 às 22:12

Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

18
19
20
22
23

24
25
26
28
29
30



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO