Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

26
Jan 07

A foto que colocámos em http://lajes.blogspot.com, retrata um desastre ocorrido com uma lancha baleeira no interior da Lagoa das Lajes.

O documento é uma raridade porque mostra não só antigas embarcações, mas também pessoas que fazem parte da nossa memória colectiva.

Veja a foto e deixe neste blog o seu comentário com o máximo de informações de que se recorda.

http://lajes.blogspot.com

 

publicado por sim às 18:26

Seria possível colocar a fotografia de modo a que pudessemos ampliar?
Como está, não consigo ver quem são as pessoas.
Desde já parabéns, a fotografia é excelente.
joseaugustosoares a 27 de Janeiro de 2007 às 15:14

Lamento mas não consigo colocar no modo de ampliação.
o gestor do blog a 27 de Janeiro de 2007 às 17:46

Eu era um miúdo, com seis anos. Nessa noite, de ciclone, a "Aliança" ficou irremediávelmente perdida e a "Cigana", que aparece na foto, foi, mais tarde, recuperada. As traineiras serão a "São Caetano" e "Geralda". Recordo-me da cena do varar do que restava da "Cigana" e um dos Homens que, no inicio das operações, estava sobre o leito de proa era o Récil Silva.
artur xavier a 27 de Janeiro de 2007 às 20:28

HÁ TRÊS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM TAMBÉM ALI E SÃO FACILMENTE RECONHECIDAS. DESTACADAS ESTÃO O PROFESSOR AZEVEDO E A D. INÊS E MAIS À FRENTE O SR. FRANCISCO MONIZ DE MELO, TAMBÉM CONHECIDO PELO SR. MONIZINHO. MAIS PESSOAS IDENTIFICAREI ATRAVÉS DUMA LUPA POTENTE QUE POSSUO. ACHO QUE CONTRIBUI UM POUCO MAIS PARA IDENTIFICAR PESSOAS QUE NOS ERAM FAMILIARES. AINDA NA «CIGANA» PODEMOS VER O MANUELCRISTIANO, (CHINÉ), FALECIDO HÁ POUCO NOS ESTADOS UNIDOS E PARECE QUE POR ALI ANDA O SR. MANUEL VIEIRA SOARES, MAIS CONHECIDO POR MANUEL BOGA. RECONHECE-SE O BEIÇOCA E O SEVERA. ESTA FOTO FOI TIRADA PELO MANUEL ALVES SOARES, IRMÃO DO ARTESÃO DIMAS, QUE NESTE MOMENTO SE ENCONTRA A RESIDIR EM TORONTO,CANADÁ.
TESTEMUNHA a 29 de Janeiro de 2007 às 13:52

"Eu" estou nessa fotografia, mas como diz o José Augusto - o Juca, não interessa comentar, porque não se pode ampliar e assim não é possível definir com rigor cada pessoa que lá está. Eu estou de cócoras. Nesse dia não houve aulas. Estava na 4ª classe. A lancha "Aliança" de que era mestre o Sr. Sarrau (pai do Manuel Francisco Joaquim Machado) ficou completamente destruída e não mais foi reparada, o que não aconteceu com a "Cigana" que ainda hoje existe. O que posso dizer mais é que o Carlinhos, filho do Sr. Correia, que foi Tesoureiro das Finanças e que morava na casa da Sra. Eliana, hoje do Francisco Pinchão, também lá estava ao meu lado. Esse local era a entrada da Lagoa de Baixo, que depois deste temporal foi enchurrado e o muro/muralha concluído, mas, mais uma vez, como tinha acontecido com a muralha do campo de futebol, defendeu-se o mar, cá dentro, e não lá por fora como parece estar agora a acontecer, mesmo que alguns não gostem. Aumentem a foto ou permitam-no que a trabalhemos e depois poderei adiantar muitos mais homens. O Sr. Vieira Boga, o Francisco Barbeiro e o Arnaldo Silva estão lá de certeza, desses lembro-me como se fosse hoje.

Anónimo a 31 de Janeiro de 2007 às 19:58

por varias vezes reparei que nao conseguem ampliar a foto, apenas copiam a foto pro computador (ao passarem o rato por cima da foto no canto superior esquerdo aparece o que deseja fazer com a foto uma das opçoes é guardar) e assim ampliam o quanto quiserem, nao é dificil.
Anónimo a 9 de Fevereiro de 2007 às 05:45

Janeiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
16
17
18
19

21
22
24
25
27

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO