Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

04
Fev 07

A Presidente da Câmara anunciou, na Página Autárquica de 01-02-2007, ter recebido "a semana passada as conclusões preliminares de um importante estudo encomendado pela Associação dos Municípios do Triângulo e pela ADELIAÇOR à empresa DELLOITE para definição de uma estratégia concertada para a promoção turística (...).A par da nossa própria estratégia concelhia" (o sublinhado é nosso).

Esperava-se que o município das Lajes, -  sem dúvida o que maior número de visitantes atrai à Ilha (veja-se o número de visitantes do Museu dos Baleeiros e do whale watching), - se apressasse a divulgar ,na página autárquica de O DEVER, o referido estudo em vez de preencher 1/3 da página com cartazes de filmes e tivesse idêntico cuidado em colocar as conclusões, embora preliminares, na internet, no sítio do Município. Era o mínimo que se exigia da autarquia. Mas não. Foi o Jornal do Pico quem publicou, e muito bem!, as conclusões.

Agora pergunta-se:

1.-Qual é a estratégia do concelho para o Turismo? que metas estão traçadas e que objectivos e quando se propõe atingi-los.

2.-Como refere o estudo da DELLOITE a actividade turística  está numa fase embrionária, os serviços não têm qualidade e os acessos são inexistentes e caros. Que pretende a Câmara, com os privados, fazer?

3.-Dado não existir capacidade hoteleira suficiente, passa pela "própria estratégia concelhia" promover e incentivar iniciativas conjuntas com o empresariado para investir neste sector? 

4.- Quando pensa a Câmara discutir o citado estudo com todas as forças vivas do concelho e os eleitores em geral? Ou será que este é um assunto para analisar apenas no segredo do gabinete, sem auscultar a opinião dos cidadãos e de interessá-los na mudança?

   Já é tempo de envolver todos no processo de desenvolvimento. Esta é a regra de ouro da participação cívica e da economia.

com imagem em: http://lajes.blogspot.com

 

 

publicado por sim às 21:50

Já é possível ampliar a foto do acidente com a Cigana e descortinar quem lá está.
Dê-nos a sua ajuda.
sim a 4 de Fevereiro de 2007 às 22:54

Caros amigos,

Já tinha ouvido falar muitas vezes deste espaço web e esta é a primeira vez que aqui venho ao vosso admirável blog das Lajes do Pico.

A democracia, especialmente no poder autárquico, tem uma face negra que julga que o simples facto de serem eleitos é-lhes permitido gerirem o erário público como bem entendem.

Este tipo de reevidicações e de blogs são uma boa alternativa aos poderosos de vão de escada.

Continuem em marcha. Elevem a coisa pública!
Grupo Oriental a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:49

Não há quem responda às interrogações do post? Nem os deputados municipais nem os vereadores e assessores camarários? É sinal de que NÃO EXISTE ESTRATÉGIA CONCELHIA. A afirmação de Sara Santos é um BLUF e por tal tem de responder aos leitores do jornal O DEVER.
Em tudo na vida requer-se honestidade mas parece que os políticos são avessos àquela qualidade. Preferem o quero, posso e mando, mas esta postura tem um limite que só o povo e os tribunais sabem qual é.
Mouraria a 6 de Fevereiro de 2007 às 13:44

Então a Sra POresidente foi passear para a BTL de Lisboa, alegando que foi promover o concelho?!!! É uma alegria com estes autarcas. Fartam-se de passear à nossa custa e não aprendem nada. Quando olhamos para os concelhos, nada de novo se passa. Um passeio aqui, um remendão ali e muita poeira sobre os olhos do povo, mas quando esta passa, fica tudo mais claro e vê-se de imediato a incapacidade da nossa Câmara para fazer com que o concelho ande... Abram a vista e vejam o que se faz lá fora! Estão cegos???
Lagoa a 7 de Fevereiro de 2007 às 00:23

A ideia da BTL é genial
Anónimo a 7 de Fevereiro de 2007 às 01:39

Quando a Senhora Sara diz que foi promover o concelho a Lisboa a única coisa que me ocorre é soltar uma gargalhada!!!!!!!!!!!!!!!
Aos cofres da CML tinha saído mais barato se ela tivesse simplesmente pedido ao marido/chefe que desse um saltinho à feira...
Anónimo a 7 de Fevereiro de 2007 às 10:23

A Senhora Presidente foi eleita e, quer queiram quer não, não segue o vosso devaneio tacanho que se revê naquele tipo de desenvolvimento dos anos 60; aliás, crescimento.

Estou certo que Sara, aproveitou da melhor forma a sua viagem, tomando contacto com os diversos empreendedores e nas MODERNAS formas de ver o mundo.

Fiquem lá com a vossa tradição que só cheira a vinha-de-alhos!
Anónimo a 7 de Fevereiro de 2007 às 22:09

"Devaneio tacanho" é ter uma "estratégia concelhia" e não saber explicá-la. Onde estão as explicações que a SS (cruzes canhoto com a sigla...) anunciou ir fazer semanalmente na página autárquica e nunca as fez?Devaneio tacanho é falar, falar, sem ter nada para dizer, devaneio tacanho é não ter projecto de desenvolvimento para o concelho. Reconstruir o castelo, a f á brica da baleia, construir um novo campo de futebol, são projectos fáceis. Não pretendemos o crescimento nem um concelho e uma vila à anos 60. Tacanhas são as inteligências dos autarcas que pretendem construir um teatro novo quando falta tanta coisa primeiro, sobretudo GENTE e actividade económica sustentada. Devaneio tacanho é um município ousar publicar uma revista que fica bem a uma universidade ou a uma escola secundária e não ter dinheiro para reparar caminhos municipais, ou não cumprir os projectos anunciados aos munícipes. Devaneio tacanho é ter as vistas curtas, fechadas ao progresso que aqui não se vê, nem mesmo crescimento: Devaneio tacanho é a imagem de pequenez que a Câmara dá de si no site do município, como se fosse uma empresa de projecção de filmes. Grande tacanhez é não permitir que os funcionários camarários não tenham acesso à net . Tacanhez de espírito é estar nas Lajes, sempre com o desejo de sair para Lisboa ou para Évora, que lá sim, há devaneios "culturais" e quejandos. Ai se os devaneios falassem, talvez revelassem frustrações que dificilmente se escondem em meios pequenos, onde todos se conhecem. Devaneios, não! Sonhos e Projectos é o que falta à nossa terra e, por isso, não admitimos que outros foragidos ou estranhos nos venham ditar o futuro. NÓS SABEMOS, PERFEITAMENTE, O QUE QUEREMOS E PARA ONDE PRETENDEMOS IR. E NÃO QUEREMOS IR POR AÍ, como dizia o poeta.
mouraria a 7 de Fevereiro de 2007 às 23:42

Para quê tanta reverência com SS? Dá para desconfiar.
Quanto à vinha d,alhos, se não gosta, é porque não tem nada a ver com esta terra pois esse é um tempero típico que não dispensamos. Olhe: faça uma sal-moura, meta-se dentro de uma caixa e embarque no primeiro navio que aportar pois deve ser algum corsário, que veio até aqui para extorquir o nosso.
E deixe-nos com a vinha d,alhos e com o caldo de peixe. E já agora: não tem vergonha de andar por aí a comer as sopas dos outros nos jantares do espírito santo, atrás da dama SS? Tenha vergonha, não seja petulante com quem lhe põe a comida no prato e lhe enche os bolsos. Mas não vai durar muito essa situação...
lepratecoma a 7 de Fevereiro de 2007 às 23:52

A Senhora presedente devia ter vergonha de faze política com gente de fora que se aproveita da nossa magra economia.

No terreno da eda deviam mas era meter lá esta gente e construir um parque mayer com revista barata.
Mata mil a 8 de Fevereiro de 2007 às 01:27

Mas há mesmo quem acredite que a Presidente nas inúmeras deslocações que faz a Lisboa acompanhada ou na companhia de chefes e afins vai com intuito de trazer progresso e desenvolvimento às Lajes??????

É que ela já é Presidente há quase 4 anos, já antes tinha sido vereadora por mais de 4 anos e continuo sem ver ponta desse tão desejado progresso!!!!

Muito pouco do que por aqui é feito chega de uma vez ao fim ou assume a marca da competência!!!!! Aos anos que a Vila está em obras!!!!!

Sara Santos ter ganho as eleições não a transforma numa boa Presidente ou a legitima a fazer o que quiser com o dinheiro que é de todos!!!! Não faltam exemplos de incompetência política por esse país...

Sinto que no nosso concelho os responsáveis da Câmara estão cada vez mais de costas voltadas à população, caminhando em sentido completamente oposto àqueles que são os interesses dos verdadeiros lajenses e não de uma meia dúzia de pára-quedistas continentais.

À semelhança do que já aconteceu noutras paragens, criou-se um clima de suspeição, desconfiança e clientelismo na CML que dificilmente terá um fim próximo.

Responsáveis apenas um: a Presidente Sara Santos!!! Que foi eleita para um cargo público, não para vogal do conselho de família.
Anónimo a 8 de Fevereiro de 2007 às 10:11

Bem andava a procura de umas fotos das Lajes e vim parar a este blog, lol , nunca vi tanto comentário parvo, pessoas a falarem do alheio, provocações , analfabetos, conflitos entre Vilas, é demais. Adicionei aos favoritos vou passar cá mais vezes para me rir. É pena as pessoas expressam algumas duvidas e querem ouvir opiniões e tornasse numa caldeirada de argumentos. Falar é fácil meus amigos, façam alguma coisa se querem mudar as lajes, não façam especulações de nada vale. O senhor autor deste blog devia ter mais consideração e parar estes absurdos. As pessoas que escrevem os comentários e que são acusações e asneiras atrás de asneiras se querem o melhor praz Lajes que trabalhem, não vão é fazer comentários. Meus amigos a verdade é para ser dita, as Lajes não tem futuro enquanto houver lajenses, a caça a baleia já acabou a muito, até foi preciso vir um senhor estrangeiro para inserir na vila um novo sector whalewacthing ), mesmo assim os lajenses nunca o queriam lá, pois meus amigos vocês não querem evoluir, é só futebol que não tem cabimento e mt prejuízo e escrever comentários sem nexo.
Claro logo de seguida vão vir comentários bla bla bla bla bla .
Senhor autor do blog, como vi fica com um registo do IP . concerteza se quiser sabe quem sou...............
DM a 9 de Fevereiro de 2007 às 06:17

amigo,
aos anos que este blog existe!!! Acha mesmo que a sua opinião é p´ra levar a sério?? É que conseguiu não trazer nada de novo à discussão. Zero.
Não é o primeiro que tenta calar vozes incómodas.
Se é certo que alguns dos comentários e comentadores vão além do aceitável, não tire a parte pelo todo!
Anónimo a 9 de Fevereiro de 2007 às 09:52

Quem é este senhor DM, que aparece a criticar tudo e todos. Vá aprender a escrever Português. Será que é mais um que veio para explorar a árvore das patacas?
Aproveite para corrigir-se. Aqui lhe dou uns ensinamentos:
«Bem andava (a) à procura de umas fotos das Lajes e vim parar a este blog, (lol), risos, (nunca vi), nunca tinha visto tanto comentário parvo, pessoas a falarem do alheio, provocações , analfabetos, conflitos entre Vilas... é demais. (Adicionei) Adicionei-o aos favoritos -e - vou passar cá mais vezes para me rir. É pena as pessoas (expressam) expressarem algumas duvidas e (querem ouvir) para ouvirem opiniões e (tornasse) o assunto tornar-se numa caldeirada de argumentos. Falar é fácil meus amigos, façam alguma coisa se querem mudar as (lajes) Lajes, não façam especulações (de nada vale) que de nada valem. O senhor autor deste blog devia ter mais consideração e parar estes absurdos. As pessoas que escrevem os comentários (e) que (são acusações e asneiras atrás de asneiras se querem o melhor) são ao fim e ao resto falsas acusações e tremendas asneiras, se quiserem o melhor para as(praz) Lajes que trabalhem,(não vão é fazer) e não façam comentários. Meus amigos a verdade é para ser dita, as Lajes não tem futuro enquanto houver lajenses(,). (a) A caça (a) à baleia já acabou (a) há muito, até foi preciso (vir) que viesse um senhor estrangeiro para inserir na vila um novo sector de «whale wacthing» ), mesmo assim os lajenses nunca (o queriam lá) o quiseram cá, pois meus amigos vocês não querem evoluir, é só futebol que não tem cabimento e (mt) dá muito prejuízo (e) bem como escrever comentários sem nexo.
Claro (logo de seguida) que logo de seguida vão vir comentários bla bla bla bla bla .
Senhor autor do blog, como vi fica com um registo do IP . concerteza (se quiser sabe) que pode saber muito bem quem sou...............»
Espero que noutra ocasião o senhor DM tenha mais cuidado com a Língua Portuguesa.
Trancador a 9 de Fevereiro de 2007 às 19:11

Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
15
16
17

19
20
21
23
24

25
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO