Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

29
Mar 07

O Monte de Santa Catarina é o Miradouro mais próximo das Lajes e da Ribeira do Meio, de onde se disfruta também uma belíssima vista sobre a baía e sobre a Montanha do Pico.

Infelizmente o acesso está interrompido e quem se  atreve a subir ao adro da Ermida corre o risco de cair pela ribanceira abaixo. Trata-se de uma propriedade da Igreja, mas apesar disso, devem as entidades públicas e o proprietário entender-se para que todos, nomeadamente os visitantes, usufruam daquele recinto.

Por outro lado, se nada se fizer para deter a erosão do monte, a própria ermida será abalada também pela trepidação do trânsito.

com imagens em: http://lajes.blogspot.com

ver também: http://lepratecoma.blogspot.com

publicado por sim às 00:17

novo post em http://lepratecoma.blogspot.com
lepratecoma a 29 de Março de 2007 às 01:16

parece infindável a quantidade de recursos naturais e paisagísticos de que dispomos.
Em tempos houve alguém que sugeriu um jardim para o monte de St. Catarina. É uma boa hipótese, só que toda a zona envolvente do castelo merece ser consolidada. Aquilo está muito perigoso, basta passar de carro e olhar!!!
É uma área que dava um óptimo parque de lazer, aliando a religião (igreja) ao misticismo da montanha e do mar a perder de vista...

pena não ser essa a direcção para onde os responsáveis autárquicos apontaram armas... já enjoei de tanto teatro!
Anónimo a 29 de Março de 2007 às 13:30

Cuidado com alguma "voluntariedade"... Esta propriedade é particular, pois foi doada à Diocese. Tem acesso pelo lado onde está sendo construido o Campo de Futebol e tem portão fechado. O seu uso, não é do domínio público. Portanto, proteger escarpas para a estrada regional sim, voltar a teimar num acesso que ficou condenado quando se aumentou o cemitério, não. É uma simples e modesta opinião de quem procura ver as coisas com realismo.
Anónimo a 1 de Abril de 2007 às 00:18

O facto de ser propriedade privada, pertencendo à Igreja-Diocese, não impede que exijamos a construção do acesso ao Monte de Sta Catarina por vários motivos:
1-O património da Igreja/Dicese, é património de todos, pois foram os católicos que contribuiram para a edificação dos templos e são eles que são chamados, como ainda recentemente aconteceu, a darem o seu óbulo para saldar a dívida da diocese ou para participarem nas obras de reparação da matriz das lajes, ou de outra paróquia qualquer.
2- Quando qualquer particular doa uma propriedade à Igreja, fá-lo nba convicção que está a doar um bem que vai servir a comunidade, é como se um fiel depositasse nas mãos da Igreja um valor estimável que ele sabe deve repartir pelos outros, na dimensão verdadeira da Caridade.
3- O Monte de Sta Catarina deve também ter acesso facilitado pela canada obstruída, para que as pessoas alimentem a sua devoção na padroeira daquela ermida. Doutro modo, acabará o templo e a casa doada anexa por não servirem os objectivos para que foram doados pelo anterior proprietário, esse sim particular, mas que teve o bom senso de doar não um monte de ruínas, mas um bem estimável de todos os lajenses.
4- O acesso ao adro e á Ermida, podem até proporcionar que os devotos depositem as suas ofertas, que apesar de reduzidas - o pouco de muitos faz muito - construibuirão para a manutenção do prédio.
5- É reprovável e anti-evangélico que haja quem ainda pense nos "bens da igreja" como património a acumular e a explorar. Esse anti-testemunho faz com que os fiéis não se corresponsabilizem com a manutenção do património religioso que foi legado, com fé e sacrifcio pelos seus antepassados.
Gostaria que mais pessoas se pronunciassem sobre o post e sobre o que acabo de dizer pois estão em causa concepções evangélicas e eclesiais que importa salvaguardar.
Responsável pelo Blog a 2 de Abril de 2007 às 14:13

Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
17

19
20
21
23
24

26
27
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO