Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

04
Abr 07

Ainda se está a tempo de se colocar informação adequada junto aos sítios históricos das Lajes, dando-lhes a merecida visibilidade.

Um deles é, na Ribeira do Meio, a Ribeira de Fernão Álvares, o primeiro povoador, cuja ponte e casa contígua merecem ser assinaladas. E agora que a antiga fábrica da baleia está quase recuperada, vale a pena associar estes monumentos ao mesmo percurso.

Outro sítio é o velho poço junto à Maré, ao lado do caminho velho da Vila, cuja calçada romana ainda conserva os rodados dos carros de bois que íam e vinham das terras e, como tal, deveria ser um percurso recomendado...

A isto associamos também as canadas da Vila - a da Maricas Tomé, transitável, e do Manuel Velho, praticamente interrompida junto à estrada, por onde se acedia às terras mais altas da Vila, antes da estrada passar...

Manter intactos estes bens patrimoniais não é conservadorismo. É, sim, preservar e compreender as etapas por que passaram os lajenses até ao que hoje têm e são e que, outros povos por nós conhecidos, como por exemplo o norte-americano, resguardam com todo o empenho e carinho.

E nós que temos no Museu dos baleeiros o melhor exemplo de quanto apreciam os visitantes a nossa história, por que esperamos para desenvolver um plano de recuperação deste património histórico, sinalizando-o com imagens antigas e informações em português e inglês?

ver imagens: http://lajes.blogspot.com

 

PS: Se pretende uma imagem das Lajes do Pico neste momento clique em: http://www.climaat.angra.uac.pt/WebCams/index.htm

publicado por sim às 14:14

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
18
19
20

22
23
25
26
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO