Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

27
Abr 07

Começa a ouvir-se falar dos festivais que decorrem no próximo verão, em todas as ilhas.

Algumas já estão a anunciar por todos os meios e aos "quatro ventos" o seu programa.

A Semana dos Baleeiros, juntamente com a Semana do Mar do Faial e a Maré de Agosto de Sta Maria, são pioneiras deste tipo de grandes festivais. Mas aqui nas Lajes, ninguém sabe o que a alegada Associação Cultural Terra Baleeira, tutelada, financiada, e dirigida pela Câmara Municipal, pretende fazer  entre os dias 20 e 26 de Agosto, para atrair mais visitantes ao velho burgo lajense, ou para reter, naquele periodo, as centenas de lajenses que aqui vêm. Todos eles optam por visitar-nos ou pelo Espírito Santo ou pelas festas de Nossa Senhora de Lurdes.

Hoje tudo se programa com antecedência. Importa pois que a autarquia lajense, no sentido de envolver os cidadãos e suas instituições nas nossas festas maiores, consiga comprometer todos os cidadãos em todos os eventos. A Festa é de todos e não é só de uns que julgando-se iluminados, a programam a seu belo prazer.

É tempo de todos - Câmara, paróquia, escola, instituições culturais e desportivas - se sentarem à mesa, para dialogarem e pensarem que imagem pretendem imprimir à Semana dos Baleeiros 2007, o festival mais antigo da Ilha do Pico.

 

com imagens: http://lajes.blogspot.com

publicado por sim às 15:28

Espero que este ano não haja um altar tão alto para o deus baco e para o patrocinador cervejeiro. Quem havia de dizer que o Sermão da Pesqueira ficaria assinalado por tão grande LATA...
É mesmo não ter vergonha na cara nem respeitar os momentos que continuam a justificar a semana dos Baleeiros. Ao menos tivessem retirado aquele "samto" no momento da procissão. mas nem isso. Quando não há Valores ou os valores são outros nada admira. Mas houve muita gente que reparou. Oxalá este ano não ousem fazer o mesmo porque a dita LATA terá destino mais adequado, em frente á casa da edil.
Lagoa a 28 de Abril de 2007 às 00:01

A Câmara ainda mantem no seu site o programa do ano passado, o que prova que não é actualizado há meses e meses. Aliás quem faz uma visita ao sítio da Câmara encontra-o desactualizadíssimo, nomeadamente no que respeita aos cartazes da Festa de Lurdes-semana dos Baleeiros. Só a publicidade aos filmes é que está actual.
E já agora será que o campo de futebol vai estar concluído como projectado, em Maio???
Mouraria a 28 de Abril de 2007 às 14:03

Não é possível gente que não é de cá, ter o mínimo sentimento pela nossa maior Festa Religiosa, que só passou a ser profanada , quando passou a Semana de Festas a seguir à Semana do Mar. Hoje por tudo quanto é canto nestes Açores realiza-se uma semana de Festas e se convidam os mais díspares músicos e ou atracções mais ou menos sonantes. A Semana dos Baleeiros que agora só o é no nome histórico, porque já não há essa profissão, «baleeiro» tão «assassinada» por ecologistas baratos que por aqui apareceram «com uma mão atrás e outra adiante» e até agora se arvoram em legítimos defensores duma terra que nunca foi sua e apenas o é em território habitacional, porque aqui chegaram e foram auxiliados por parentes que desempenhavam certas funções municipais e até esses ou esse mesmo não era de cá. Coisas que a nossa Vila sempre tem aceitado e aceita com a maior das cortesias e educação, nunca tirando infelizmente os benefícios que daí poderiam advir se fosse regida por gente que sente e tem amor a este «palmo de lepra». Esta é a nossa terra. Nela nascemos e nela queremos morrer, mas e era disso que se fala neste apontamento, o programa da Semana dos Baleeiros 2007, ainda nem sequer foi falado e para ser feito como o foi o do ano passado, é melhor que a Presidente, pondere, porque está matando aos poucos esta nossa terra. Ela e o seu «rico», que para aqui veio, outro também «com uma mão atrás e outra adiante», estão apostados em destruir este lugar com ideias megalómanas, em cuja mente tenebrosa dum «chefe» projecta angariar fundos para o seu bolso e deixar que isto se afunde. Mas Sra. Presidente, Sara Santos, o seu «rico», muito antes da senhora o conhecer, o que sabia era só pedir dinheiro aos conhecidos, porque de resto não era nada. Esse senhor era um «teso» e é e continua sendo um oportunista e a prová-lo está o vergonhoso, o hediondo e o asqueroso cartaz que propagandeou a Semana dos Baleeiros 2006. Estão lembrados? Até quando iremos suportar este estado de coisas e pessoas deste calibre? É tempo de alguém fazer algo pela nossa terra e quem irá fazer algo por ela, somos nós que aqui nascemos, crescemos, vivemos e um dia morreremos. Ao menos desta vez Senhora Presidente, chame para a sua beira gente discreta e capaz de dar um cunho religioso e profano e mande o seu «rico» dar uma volta ao Templo de Diana. Percebeu? Seja ao menos um dia no ano, a Presidente da Câmara das Lajes do Pico. Disse!
Trancador a 30 de Abril de 2007 às 02:44

É verdade, quase todas os festivais de verão já deram a conhecer os seus programas; só os do Pico é que não. Mas o que importa agora é falar da Semana dos Baleeiros que os outros tratam de si.
É preciso que se prepare convenientemente essa semana, pois o investimento camarário costuma ser elevado e só se pode tirar proveitos dele se fôr anunciado com antecedência, junto dos operadores turísticos - agentes de viagens, transportadoras aéreas e marítimas, junto das comunidades emigrantes, recorrendo a e-mails para as suas associaçôes, filarmónicas, escolas, lideres de opinião, jornais e rádios da emigração, convidando jornalistas da imprensa ligada ao whale-watcbhin e ao turismo de natureza, promovendo outras iniciativas, com a ajuda de fundos comunitários e da Região que os há desde que se programe atempadamente e com cabeça. A Semana dos baleeiros pode ser um motivo de atracção turística muito maior do que se pensa. Pode ser um grande festival baleeiro, simultaneamente com concertos musicais e eventos etno-culturais. Quem tem coragem e determinação para lhe dar uma maior dimensão? E agora que há uma empresa municipal vicacionada para a promoção da cultura, não é isso que lhe compete também fazer?
Vigia da Vila a 1 de Maio de 2007 às 21:04

Que eu saiba já é conhecido o cartaz do Cais Agosto e ouvem-se uns rumores sobre Santa Maria Madalena. A Semana dos Baleeiros é que anda no segredo dos deuses.Só nos resta esperar para saber que grupos teatrais estão convidados, quem fará a animação de rua, quais as barraquinhas que ainda se vão sujeitar ás senhas da Câmara, o que será inaugurado e quem patrocinará a festança. Isso dos cantores parece ser uma questão secundária...
Monumento ao Baleeiro a 2 de Maio de 2007 às 01:37

Era porreiro se alguem fizesse 1 post c os cartazes das festas k ja sairam, principalmente o das velas 2007, k ja tou farto de procurar e n encontro em lado nenhum....Obrg.
Anónimo a 9 de Maio de 2007 às 14:00

Quem sabe se convidavam aquela banda da escola das Lajes. A musica que tocam e agradavel e eles adorariam tocar no 1º dia de festevidades. Vamus abrir os olhos e dar apoio aos talentos ca da terraasemelaçadoque foi feito este ano na madalena que a fim de reduzirem custos pedediram a banda lá das escola para actuar no 1º dia das festas de sta maria madalena. Como ja deve ter sido entendido eu apoio os rapazinhos, e existe muita gente que tambem gosta deles. Se alguem responsável pelo programa das festas chegar a ler este texto era de muito bom nivel tentar convidar o futoro do nosso concelho.
Abraços, e fico a espera de respostas por parte de alguem a este comentário.
lepra ferrenho a 22 de Maio de 2007 às 21:40

Sim, pelo menos era alguem da terra que actuava. E na era gasto tanto dinheiro. Eu por mim dava uma aos miudos, ate porque não os ouvi e queria ter chance disso.
Anónimo a 22 de Maio de 2007 às 21:47

umas belas de umas festas!!=) isso sim! este ano vao calhar ao mesmo tempo da maré de agosto,coisa que da que pensar!Oo
mudem pa depois da maré...o cartaz da semana dos baleiros tem marcado a diferença,tem sido um dos melhores dos açores ou quem sabe ja foi o melhor...força nisso e AlterNaTivaMenTe vamos curtir!=) paz*
YHugo a 28 de Maio de 2007 às 18:32

A Vila das Lajes sempre foi e sempre se´ra um buraco. Até ao dia de hoje 17-07-2007 nao ha nada de cartazes nem nada a dizer o k se vai passar na festa vai ser so o dia da procissao e mais nada ... Até fogo de artificio costuma ser uma merda freguesias mais pequenas conseguem fazer melhor e vejam la o exemplo do Quim Barreiros amanha 18-07-2007 em S.João. Comprimentos
Anonima a 18 de Julho de 2007 às 00:45

Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
18
19
20

22
23
25
26
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO