Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

02
Mai 07

Novo post no http://lepratecoma.blogspot.com

 

Numa nota da Presidência da Câmara Municipal publicada no último número do Jornal O DEVER, Sara Santos anuncia a apresentação à Assembleia Municipal e aos cidadãos do relatório de contas relativo ao ano transacto.

Como cidadão deste concelho, julgo que o mesmo deveria estar disponível no sítio da CMLP para que, numa atitude aberta e transparente, todos o possam consultar e analisar.

Sara Santos acrescenta porém que: "não deixaremos que medidas de diversão, contrárias ao espírito democrático, nos desviem da estratégia e da linha de acção que definimos para o desenvolvimento do nosso Concelho". E elenca como importantes concursos de obras: a construção do furo do Arrife e a remodelação e ampliação da rede de águas e pavimentação do Caminho das Terras. Nada mais! O resto dos concursos é para depois e visam a repavimentação de caminhos municipais que levará dois anos a fazer.

Discordo da concepção de democracia de Sara Santos, em tudo semelhante à ditadura de partido único, de má memória, pois nega aos opositores e discordantes o direito de opinião a que chama  "as medidas (?) de diversão contrárias".

Que se cuide a oposição! O direito à crítica, à apresentação de propostas e projectos diferentes, não cabem na democracia de Sara Santos, que não arredará pé das suas propostas eleitorais, mesmo que o senso comum ou a evolução da sociedade exijam mudanças.

Sara Santos está por isso bem longe do PSD, pois o seu antecessor em artigo publicado no mesmo jornal defende que se deve "olhar para além do nosso umbigo", que "o político deve rasgar novos caminhos", que " o exercício da política só faz sentido se for o da resolução dos problemas concretos das pessoas";  defende Cláudio Lopes "uma democracia praticante" , uma sociedade activa e pluralista, uma administração aberta"...enfim são dez mandamentos que o político que os não pratica desmerece a confiança dos eleitores.

A democracia de Sara Santos está nos antípodas da conquistada em Abril e  consolidada em Maio. É a democracia do CACIQUE.

Ter a maioria dos votos é apenas o início de um processo democrático, resultante da delegação temporária do poder soberano do povo. Este é "quem mais ordena". Sempre! Mesmo que temporariamente, surjam ditadores e caciques a pretender dele servir-se ou a subjugá-lo.

A História dá-nos sobejos exemplos de governantes desses.     

 

com imagem em: http://lajes.blogspot.com

publicado por sim às 19:01

Está na baía das Lajes o navio de passageiros "Polar Star". transporta 84 passageiros oriundos dos EUA, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Portugal e África do Sul. Visitaram a ilha, o Museu dos Baleeiros, e relevaram uma vez mais a importãncia do nosso concelho e da Baía das Lajes. Este é um tipo de turismo que se pode implementar, mas para isso é preciso que os agentes económicos e o município invistam, atraindo os operadores e navios e proporcionando-lhes atractivos em terra. A partir daí estão lançadas as condições para que os operadores de viagens de cruzeiro integrem as Lajes nos seus percursos. E as vantagens económicas começarão a aparecer, naturalmente.
Mouraria a 3 de Maio de 2007 às 01:03

Como pode o site da CMLP trazer o relatório se ele não é actualizado há meses e o seu administrador só se preocupa com a publicidade aos Filmes?????????
Por que é que a câmara não aprende com os alunos da Escola a utilizar as TIC?
gigabyte a 3 de Maio de 2007 às 01:06

A politica é muito traiçoeira.
Diz: "afasta-se do seu partido para cumprir as promessas eleitorais."
O exemplo vem de cima.Afasta-se das promessas eleitorais para fazer o que bem entende.
Duas medidas, mas com os mesmos efeitos.
Não vamos mais lançar achas para a fogueira.É facil faze-lo quando se vive fora.
E por agora chega.
anonimo a 3 de Maio de 2007 às 19:50

Há um novo e interessante post com fotos no http://lepratecoma.blogspot.com
Lepratecoma a 5 de Maio de 2007 às 20:43

É uma vergonha que o Senhor Claudio Lopes venha apregoar a ética como bandeira do PSD e até hoje não tenha dito uma palavra sobre a atuação de Sara Santos no que se refere à nomeação do chefe. Como Presidente do PSD Pico, o Eng. Claudio Lopes é o responsável nº 1 por tudo aquilo que os eleitos do PSD façam.
Viva ao MARQUES MENDES teve coragem para assumir com frontalidade aquilo que pensa. Os meus parabéns!!!!!
Ainda é possível política séria!!!
Anónimo a 6 de Maio de 2007 às 01:45

Para quando uma tomada de posição pública do PSD quanto à situação que se vive na Câmara das Lajes? Vamos aproveitar esta onda de marcação de eleições antecipadas: Madeira, Lisboa... e fazer o mesmo aqui nas Lajes! A Democracia é isso mesmo dar a voz ao povo quando o poder estar praticamente podre...
Se o problema é a passagem de regresso ao continente, vamos todos entrar no peditório e oferecer o bilhete de ida, só de ida, ao "chefe" e à "mil ideias". Não fazem cá falta nenhuma.... gostava de saber quando este mandato de Sara Santos acabar o dinheiro dos Lajenses que foram entregues à "mil ideias"???
Daqui lanço por isso um repto ao Hernâni Bettencourt, para que na próxima assembleia municipal peça que a Câmara informe quais os custos orçamentais com essa empresa continental de seu nome "mil ideias"...
Tem sido interessante ouvir na rádio os embaraços que este deputado municipal cria na nossa presidente... perguntas que devem ser feitas e que todos os lajenses querem ver respondidas. Não são segredos e temos o direito de obter respostas!!!!! A isto se chama Democracia a funcionar... Sara Santos vai ter de aprender viver com isso!!!!! E já agora em vez de mandar os outros "estudar", era conveniente que se preparasse melhor para as perguntas que lhe são feitas...
Anónimo a 6 de Maio de 2007 às 16:38

A Presidente da Câmara não consegue escrever dois parágrafos sem reservar um deles aos seus opositores.
Vive assombrada pelas críticas.
É duro, mas a Democracia não é isso?
Claro que se ninguém dissesse nada era bem melhor, mas paciência, isto de ocupar cargos públicos e dar trabalho a familiares não vale só no dia 22 de cada mês.
Anónimo a 7 de Maio de 2007 às 10:01

E o relatório da inspecção?

Estava a navegar pela internet e não é que vi que o chefe de gabinete consta da lista pública de contactos da Universidade de Évora.

http://uevora.pt/index.php?module=universidade&action=pessoaid&id=1046
Anónimo a 7 de Maio de 2007 às 15:05

."..APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS E PROJECTOS DIFERENTES...PORQUE NÃO ARREDARÁ PÉ DAS SUAS PROPOSTAS ELEITORAIS..."
eu já ouvi estas palavras ditas na ALRA, pelo Governo Açoriano. Tambem as ouvi da boca do 1º Ministro. Será que os solialistas, tambem as ouviram e passaram adiante?
Eu não concordam com esta forma de governar.
Mas se o exemplo vem de cima e todos voces acham bem, só não concordando com a Presidente das Lajes.
E quando o PS esteve na Camara, lembram-se?
Que não passavam carta ò oposição que era o PSD?
São o efeitos da democracia. Para aproxima quando ganharem estaremos cá para ver.
Irão, sem duvida, cumprir algumas das promessas eleitorais, porque o povo lhes deu o mandato.
Vejam a teimosia do 1º Ministro em relação à OTA.
Como afirmou, Eu é que governo porque o povo me deu esse mandato.Mais claro?
neto de baleeiro a 7 de Maio de 2007 às 19:36

Não há duvida que, infelizmente, quem se apanha no poleiro assim procede.
E são todos. Exemplos, nestes 3o anos não faltam e virá tarde o dia de mudarem estas situações bem com as mentalidades.
anonimo a 7 de Maio de 2007 às 19:41

Haverá maior atentado ao processo democrático do que dar trabalho ao marido que reside a centenas de quilómetros de distância e ainda por cima cumulando com funções noutra instituição (universidade) também pública?????
Anónimo a 8 de Maio de 2007 às 09:51

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
17
18

20
21
22
24
25

27
29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO