Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

26
Mai 07

Hoje é Domingo do Espírito Santo. Na Ribeira do Meio, o tradicional Império é promovido pela Irmandade e constitui um momento de afirmação da fé do Povo na 3ª Pessoa da Santíssima Trindade.

Há largos anos que os irmãos, para além do jantar, reunem em açafates, centenas e centenas de pães que, durante o arraial à tarde, são distribuídos a todos quantos tomam parte nos festejos do império, tradicionalmente muito forte.

A todo o Povo deste lugar, viveiro de valentes baleeiros e pescadores que também foram agricultores e trabalhadores de outras artes e ofícios uma saudação muito amiga.

Neste domin-

go do Espírito Santo, um aceno cordial aos naturais deste lugar que se viram forçados a emigrar e que, mesmo longe, pensam na coroação, no jantar, na procissão, nos pães de massa sovada e no fraternal convívio. Para muitos deles ficou a recordação da roupa nova, dos rebuçados embrulhados em papel ou dos amendoins, delícias da garotada que um escudo comprava neste Dia de Festa junto à Capela do Império, ao Caminho Novo.

publicado por sim às 23:53

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
17
18

20
21
22
24
25

27
29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO