Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

05
Jun 07

A Zona Balnear das Lajes do Pico foi uma vez mais classificada pela Quercus como tendo água com qualidade de ouro, situação que se mantem desde 2002, após análises efectuadas por aquela associação ambientalista. A outra zona balnear picoense reconhecida com idêntico galardão foi a zona balnear de São Roque.

Em todo o país, das cerca de 500 zonas balneares analisadas, apenas 196 mereceram esta classificação, 49 das quais são açorianas.

Segundo a Quercus, ( http://www.quercus.pt ) esta avaliação é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul porque apenas se baseia na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária.

Denuncie o que não estiver bem.
Melhorar a qualidade das zonas balneares passa por denunciar situações de falta de infraestruturas, má qualidade da água, problemas de limpeza, falta de informação ao utente, falta de vigilância e/ou segurança. O problema é sempre saber a quem dirigir as queixas de forma a que sejam ouvidas.
Nas praias costeiras a responsabilidade é das Capitanias, da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e das autarquias.

Certifique-se de que a qualidade da água da sua praia é aceitável ou, preferencialmente, boa.
Nas zonas balneares há a obrigação de publicitar as últimas análises realizadas à água. Em geral, a frequência das análises é quinzenal, podendo haver casos em que ela é mais diminuta (mensal), ou então maior (semanal).

Verifique os meios de segurança e as infraestruturas.
Ao utilizar uma praia deve verificar-se a permanência de um nadador-salvador, a existência de um posto de primeiros-socorros, equipamento de socorro do Insituto de Socorros a Náufragos, a possibilidade de acesso rápido de uma ambulância. Em termos de infraestruturas devem-se avaliar aspectos como a presença de casas de banho em número suficiente, duches, bebedouro e parque de estacionamento.Os utentes da praia devem respeitar a sinalização através das bandeiras hasteadas.

Contribua para a limpeza do areal. Exija a ausência de cães.
Utilize sempre uma toalha para se deitar na praia,prefira chinelos de material lavável e não os empreste a ninguém, inclusive seus familiares para prevenir a eventual transmissão de uma doença de pele.
Verifique se a zona balnear onde vai permanecer se encontra devidamente limpa e contribua para essa limpeza, não deixando quaisquer detritos. Colabore na limpeza: utilize sempre os recipientes do lixo ou, na falta destes, guarde e transporte consigo o lixo, deitando-o posteriormente em local próprio.

Nunca leve animais para a praia! Para além de serem um incómodo podem conspurcar a água e agredir ou ferir banhistas.

Evite expôr-se ao sol entre as 11 e as 16 horas.

publicado por sim às 16:44

Sou há muitos anos frequentador assíduo da Poça do Pano. São poucos os lugares como aquele que encontramos na nossa Ilha. No entanto está desprezado e completamente abandonado. As pinceladas que lá se fizeram não vem melhorar em nada a sua segurança. Não há instalações sanitárias, não há uma torneira onde se possa tirar para um simples copo de plástico ou para uma garrafa plástica um pouco de água. Não há nadador salvador. Não há um poste para se colocar a bandeira azul ou outras que indicam o estado e a segurança do recinto e a água dos chuveiros escorre directamente para o mar do lado da Maré. Soubemos que a Presidente da Câmara, que recebeu compulsivamente uma lavagem de cérebro do «Chefe», respondeu malcriadamente a uma solicitação da Junta de Freguesia, que tinha a intenção de melhorar tal recinto. Ao que chegámos neste «Palmo de Lepra».
Um Banhista a 11 de Junho de 2007 às 15:16

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16

17
18
19
20
22

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO