Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

15
Jun 07

O Clube náutico das Lajes do Pico anunciou para este sábado a realização de provas náuticas, designadamente regatas de botes baleeiros. É uma iniciativa que se aplaude porque valoriza a excelente baía das Lajes, uma das de maior dimensão dos Açores.

Foi também já anunciado na imprensa o programa do campeonato regional de regatas de botes baleeiros, nas modalidades de remo e de vela, cujas provas coincidem com a celebração de festividades em várias ilhas.

Na sequência do "post" anterior julgo ser de toda a conveniência que as Lajes, nomeadamente: Clube Náutico, empresas de whale-watching, Câmara e empresários do sector hoteleiro promovam mais amiúde - aos fins-de-semana -  uma série de regatas de botes baleeiros e desses eventos, sempre entusiasticamente concorridos, deles se faça promoção como cartaz turístico.

Seria uma importante atracção  para os visitantes que, associada à representações cénica de arriadas à baleia e a passeios em botes baleeiros na baía ou na Lagoa, constituiriam um chamariz único nos Açores.

Aqui fica mais este contributo, na certeza de que no turismo, inovar, constantemente, é preciso para marcar a diferença da oferta.

E nós aqui temos tanto, tanto da nossa história e vivência colectiva para oferecer ao forasteiro, e as mais-valias económicas reverterão para todos. Façamos mais um esforço, para marcarmos a nossa diferença!

publicado por sim às 23:29

Concordo plenamente com a sugestão do dono do blog, no entanto, para que tenha sucesso é necessário primeiro, calar o Francês, porque estas sugestões não o beneficiarão e depois, fazer uma reunião a sós com a Sara Santos, sem o «Escritor» estar presente, porque de contrário vai lixar tudo isto. Falta acrescentar ainda e talvez por esquecimento não ficou o branco no preto, que o Museu dos Baleeiros e o Jornal «O Dever», deveriam dar o seu incondicional apoio. Mas anoto também que estas sugestões há muito foram apresentadas por escrito, mas não tiveram retorno.
TRANCADOR a 17 de Junho de 2007 às 00:29

Não haverá algum grupo de teatro de escola, de alguma associação(escoteiros, jovens, desportiva, recreativa de catequese de freguesia, etc) interessado em fazer esta encenação?
Anónimo a 18 de Junho de 2007 às 23:34

E quando se fariam essas regatas?
Todos os fins-de-semana de julho a Setambro estão "ocupados" pelo calendário do campeonato e no único que não há campeonato tem a regata em São Mateus, que é extra-campeonato...
Falar mal é fácil...
Anónimo a 28 de Junho de 2007 às 05:32

1. O post é uma proposta e não uma crítica destrutiva.
2. Trata-se de efectuar regatas não apenas numa perspectiva desportiva mas sobretudo tendo em vista o aproveitamento económico das embarcações com contrapartidas financeiras para os praticantes.
3.O que acontece com o calendário das regatas é que, ele coincide com festas em outras localidades, que aproveitam esses eventos deles retirando mais valias económicas e de animação turística. Como as festas das Lajes são as últimas do Verão, pouco se aproveita.
Vai chegar o tempo em que os clubes navais, por falta de apoios governamentais, irão ter de recorrer a
outras formas de financeiamento para a conservação das suas embarcações. Não virá longe e os primeiros a organizarem regatas e passeios de botes baleeiros, para animação turística marcarão muitos pontos e atrairão mais visitantes. Infelizmente, não vemos o filão que está no meio de nós. É preciso que outros, de fora, nos venham mostrar o caminho. mas aí será tarde.
Ou o Clube Naval das Lajes vai viver sempre na subsídio-dependência ? Autonomizem-se e cresçam por si!
lajense a 28 de Junho de 2007 às 09:55

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16

17
18
19
20
22

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO