Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

15
Ago 07

1.A Semana dos Baleeiros está prestes a começar. Amanhã, tem início o novenário na Matriz. Tradicionalmente, o novenário terminava no sábado da festa. Este ano, nesse dia, véspera da Festa, não há qualquer celebração religiosa ou litúrgica. Nem novena, nem missa vespertina, nem comemorativa da Sagração da Matriz das Lajes, NADA! Só as orações individuais dos devotos de Nossa Senhora de Lurdes. Antigamente - recordar a história é dar consistência e sentido às celebrações sociais - o Sábado de Lurdes congregada na Igreja de São Francisco e depois na Matriz, muitos forasteiros e residentes, em actos penitenciais e litúrgicos solenes, numa grande fé à Virgem e num convívio entre gente que se não via há muito.

Sábado de Lurdes, sem uma única celebração religiosa, é um erro clamoroso inexplicável. Esperemos que os responsáveis da paróquia revejam esta falha imperdoável que nenhuma pastoral celebrativa pode aprovar.

O Senhor Bispo que, está entre nós, como primeiro Pastor responsável por esta comunidade, certamente não se apercebeu desta grave lacuna, que, não se pode atribuir a outras actividades do programa cívico. A história demonstra que há tempo para tudo, nomeadamente´, para as regatas que atraem à Vila milhares de pessoas. Mas quantos não vão lá e optam por uma digna celebração litúrgica?

2. A Vila começa a ficar iluminada e a Matriz, centro da Festa, também. Não houve possibilidade de lavar com alguns baldes de tinta as torres da Igreja, cuja degradação é bem evidente à distância, antes da reparação que pretendem fazer?

Há situações que mais parecem desmazelo que pobreza. Pobres mas limpinhos, diz o povo. Assim, como querem que ele contribua para as obras se o frontispício do edifício-mãe da Vila se encontra visivelmente abandonado?

Estas críticas andam por aí, na boca de muita gente. E como são de fácil resolução, aguardamos que, quem de direito, as corrija, para bem da Igreja que nesta Terra, primeira da Ilha, teve a sua primeira comunidade.  

 

publicado por sim às 19:06

Isto anda muito calmo, sinal que a festa está a corre bem. Será????
Pico pea a 22 de Agosto de 2007 às 22:57

Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO