Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

07
Set 07

Um jovem da Piedade sofreu um grave acidente de viação, foi transportado ao Centro de Saúde das Lajes. O seu estado inspira muitos cuidados. Afirma-se que terá de ir para Ponta Delgada. Antes, porém, é transportado de ambulância para a Madalena, vai de barco para a Horta, nova ambulância para o Aeroporto do Faial, donde segue em aeronave militar para o Hospital do Divino Espírito Santo.
Pergunta-se:

- Se o seu estado inspira cuidados muito especiais, por que não veio o helicóptero buscá-lo às Lajes?

- Por que não tomou o meio de transporte no aeroporto do Pico?

-Quem é o responsável por esta decisão? O Secretário da Saúde? O responsável pela unidade de Saúde da Ilha do Pico? A Força Aérea? Quem?

Se o doente em questão fosse uma figura pública, governante, ou outro, seria tomada a mesma atitude?

Responda quem souber. O assunto é grave demais.

Não se pode brincar com pessoas, pois somos todos iguais em direitos e deveres, se bem que uns são mais iguais que outros.

 

publicado por sim às 00:44

Há dias um doente cardíaco deslocou-se ao hospital da s Lajes, porque se não se sentia bem. O médico mandou-o embora, mas as queixas continuaram. Tlefonou então para o cardiologista de Angra que o seguia. Admirou-se de o doente não o ter contactado há tanto tempo. Resultado, o doente está deveras doente e tem de deslocar-se a Lisboa. É a prova provada de que os médicos do Centro de Saúde das Lajes têm relutância em mandar os doentes a especialistas. Porquê? São eles que pagam ou são-lhes impostas restrições orçamentais? Esta é a prova de que pos doentes do Pico não dispõem das mesmas vantagem que um doente do Faial, da Terceira ou de São Miguel, para já não falar de um doente de LISBOA, DE cOIMBRA OU DO PORTO ou das regiões limítrofes. Se isto não é discriminação o que é? É justiça? Igualdade de oportunidades? ou é, antes não nos proporcionarem os mesmos direitos que outros têm?
Estes é que são os sérios problemas dos picoenses para os quais só resolve a construção de um Hospital de cuidados intermédios, com algumas especialidades e equipamentos.
Quantos doentes deficientemente tratados terão de morrer para se conseguir este velho intento???
lagoa a 10 de Setembro de 2007 às 23:20

O que terá o médico de família deste doente a dizer de tudo isto? Ao menos aprenda com este erro e procure ser mais responsável com os restantes, já não era mau se assim fosse.
Exigimos menos congressos e uma maior presença no local de trabalho!
Uma Lajense a 11 de Setembro de 2007 às 11:14

Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO