Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

16
Out 07

Está praticamente limpo dos grandes blocos de cimento o antigo Campo de Futebol das Lajes. Se bem que o novo ainda não esteja concluído, ao contrário do anunciado pela Câmara, já se pensa que destino dar ao antigo recinto desportivo.

Em nossa opinião o espaço que, há perto de um século, foi fonte de doenças e de morte é uma zona da Vila que deve ser muito bem aproveitada como espaço de lazer e lúdico, integrando zonas arborizadas e ajardinadas, pequenas lojas de comércio e serviços, cafés, cibercafés, esplanadas, áreas de manutenção e pedestrianismo, parque infantil e ciclo-vias e, até um palco para espectáculos. Tudo servido por uma abundante arborização de plantas endémicas picoenses.

É por isso que defendemos a abertura de um concurso de ideias para que arquitectos da área possam deixar as marcas da modernidade neste espaço de primordial importância para a Vila.

Os lajenses esperam poder opinar sobre esse projecto e outros que respeitam à sua terra. É um direito de participação cívica e um dever de quem governa.

Afinal esta regra democrática é antiga, mas tarda a ser posta em prática entre nós.

publicado por sim às 23:05

Isso é um centro comercial.Há gente que não se enxerga.
peleve a 17 de Outubro de 2007 às 11:39

Não é um centro comercial é uma zona de lazer e essas já não dispensam, em parte alguma do mundo civilizado, pequenos espaços comerciais e esplanadas, zonas de pedestrianismo e ciclo-turismo, zona jardinada e arborizada, parque infantil e até um palco para espectáculos. Afinal, nada que não se veja por aí. Em tudo estou de acordo com o autor do blog.
O que é preciso são ideas de futuro e não ficarmos agarrados ao passado, aos bancos do cruzeiro a olhar para o passado. Há mais horizontes e futuro à nossa frente e temos que começar já a afirmar a modernidade tb aqui nas Lajes.
JB a 17 de Outubro de 2007 às 13:09

Concordo com o autor do blog ele apenas está a referir a criaçºao de um chamado parque urbano tal como se está a fazer em várias vilas nos Açores e muitos deles realizados pelo governo regional como o de Ponta Delgada ou o que se está a realizar na Praia da Vitoria. Apenas um senão qualquer obra que se faça ali vai estar condicionada pela falte de protecçao costeira daquela zona o que desde logo penaliza qualquer obra ali realizada.
Anónimo a 17 de Outubro de 2007 às 22:23

Muito bem visto.
Concordo com avalorização daquele espaço,mas não seria "importante" que, com o mesmo afinco, se "exigisse"primeiramente a protecção da orla maritima sem contudo de deixar de reivindar o melhor para aquele "nobre" espaço.
É que como diz o comentador anterior se tal não se fizer será "deitar dinheiro ao mar".
anonimo a 17 de Outubro de 2007 às 23:22

"Apenas um senão qualquer obra que se faça ali vai estar condicionada pela falte de protecçao costeira daquela zona o que desde logo penaliza qualquer obra ali realizada."...Enquanto não fizerem um muro de cimento entre o Lavrador e a Queimada e passarem a viver num buraco não estão contentes...
Anónimo a 18 de Outubro de 2007 às 00:07

"Apenas um senão qualquer obra que se faça ali vai estar condicionada pela falte de protecçao costeira daquela zona o que desde logo penaliza qualquer obra ali realizada."...Enquanto não fizerem um muro de cimento entre o Lavrador e a Queimada e passarem a viver num buraco não estão contentes...
Anónimo a 18 de Outubro de 2007 às 00:10

Assim, não.
Com mentalidades tacanhas,não vamos lá.
Será impressão minha,mas quem "fala" assim não é da Vila. Não é lepra de certeza.
anonimo a 18 de Outubro de 2007 às 22:58

Completamente de acordo com um concurso de ideias, desde que ganhe uma boa ideia. Ou então com uma escolha pública de croquis de arquitectos. Esta área deve estar integrada com o passeio marítimo, porto, com o calhau grosso e com a maré. E claro com o espaço vila.
Já agora, deverá previlegiar-se os jardins ao betão.
Basalto Negro a 18 de Outubro de 2007 às 23:55

Ainda em que está a acabar o estaleiro no velhinho campo de futebol das Lajes.

As ideias do post até não são más! Mas não podemos esquecer que o espaço disponível não tem mais de 150 metros de comprido (já contando com a zona dos balneários e mesmo com o antigo parque infantil) por 50 de largo.
É óbvio que não cabe tudo o que propõe, a não ser que se "atafulhe" o espaço de construções.
Na minha humilde opinião o espaço deve ser organizado e reestruturado com vista à utilização da população e, desde há uns anos que existem ideias (desde que se começou a falar na mudança do campo) interessantes que, aproveitadas e renovadas podem ajudar a transformar aquele espaço numa zona de lazer muito agradável.
É uma questão de se dialogar sem preconceitos (o que é difícil nas Lajes como sabemos) políticos, de origem ou outros e decerto se vai chegar a um projecto muito agradável..

Mesmo considerando que, se não se proteger a orla naquele sitio, um dia tudo vai ficar alagado.
José Salvador Soares a 18 de Outubro de 2007 às 23:57

Não é só o campo de futebol que necessita de ser recuperado. É toda a faixa que vai desde a boca do caneiro até ao muro da Maré. Só com esse espaço se consegue mudar a face do litoral da Vila integrando-o no conjunto urbano.
O campo de futebol é o pretexto, masessa faixa entre o Caneiro e a maré, é bastante vasta.
Lagoa a 19 de Outubro de 2007 às 10:00

Segundo refere a imprensa da ilha deste fim de semana, a Sra. Presidente já adiantou que irá ser posto a concurso um Jardim Público para o antigo Campo de Futebol. Portanto tudo leva a crer que já existe projecto e há bastante tempo. Aliás eu também tinha essa impressão. Quanto a lojas, julgo que não, mas quem sou eu, já que as mesmas estão a poucos metros na área da "boca do muro do caneiro" assim como esplanadas e cafés. "Espaço" para pequenas manifestações teatrais-lúdicas ou semelhantes talvez. Mas parece-me que vamos tarde, pois a edilidade já tem tudo isso bem definido, segundo se depreende das declarações da Sra. Presidente. Mais, tenho quase a certeza de que os vereadores municipais (das duas organizações partidárias) terão conhecimento cabal de toda esta problemática.
RUI PEDRO AVILA a 20 de Outubro de 2007 às 11:28

AFINAL QUANDO É QUE OS LAJENSES TIVERAM VOZ ACTIVA PARA O QUE FOI FEITO NO SEU REDUTO? SE NEM SEQUER OS DOIS VEREADORES DA OPOSIÇÃO PODEM ABRIR A BOCA E FALAREM COMO DEVIA, PORQUE PARA AS REUNIÕES ENTRAM MUDOS E SAEM CALADOS E CÁ PARA FORA NADA PODE TRANSPIRAR, ATÉ PORQUE NÃO É CONVENIENTE NESTE «PALMO DE LEPRA» SE DIZER AO POVO A VERDADE. HÁ UMA PÁGINA AUTÁRQUICA E UM SITE PARA SE DAR A CONHECER AO POVO O QUE VAI PELO MUNICÍPIO, MAS ALGUÉM QUE TEM O CONTROLE TANTO NA PRESIDENTE, COMO NA INFIRMAÇÃO, NÃO AGUENTA QUE TRANSPIRE O QUE QUER QUE SEJA...DITADURA NÃO!
TRANCADOR a 20 de Outubro de 2007 às 20:26

Presumo que está a criticar os dois vereadores socialistas por estarem calados e não terem ideias ou atitude. Penso que há alturas de falar e outras de estar calado. Fazer oposição não será estar sempre no contra nem constantemente a gritar. Enfim, compete à oposição gerir os seus silêncios e definir estratégias. Obviamente, tudo seria mais claro se a oposição tivesse um blog oficial, um jornal ou outro meio de informação onde sentisse a necessidade de expressar, regularmente, as suas ideias.
Enfim, tudo virá a lume na próxima campanha...
Basalto Negro a 21 de Outubro de 2007 às 07:12

A PRÓXIMA CAMPANHA VEM LONGE E DE CERTO QUE O PARTIDO DA OPOSIÇÃO NÃO VAI ESCOLHER OS MESMOS VEREADORES, SERIAM MUITO MAU PARA UM PARTIDO QUE SE DIZ NA OPOSIÇÃO. OPOSIÇÃO NÃO É GRITAR CONVENHAMOS QUE TANTOS SILÊNCIOS E TANTAS ALTURAS PARA FALAR TAMBÉM FORAM DESAPROVEITADAS, PORQUE NÃO HAVIA CORAGEM NEM TRAQUEJO POLÍTICO PARA ACHAR O MOMENTO OPORTUNO. E CITANDO: «Obviamente, tudo seria mais claro se a oposição tivesse um blog oficial, um jornal ou outro meio de informação onde sentisse a necessidade de expressar, regularmente, as suas ideias.» PORQUE NUNCA TAL ACONTECEU? FALTA DE TEMPO OU FALTA DE VONTADE POLÍTICA PARA EXPRESSAR REGULARMENTE AS SUAS IDEIAS? DUMA VEZ POR TODAS. CRESÇAM E APAREÇAM, PORQUE OS LAJENSES PRECISAM DUMA REVIRAVOLTA RÁPIDA E CONSISTENTE. SE ESTIVER ERRADO, QUE ME DESCULPEM!
TRANCADOR a 22 de Outubro de 2007 às 02:11

a oposição faz-se dia a dia, na rua, no café, nas reuniões camarárias, com consistentes argumentos e propostas credíveis e baseadas no querer do povo e dos eleitores. Ser eleitos durante quatro anos e esperar por um blog que se faz em cinco minutos e se alimenta da insatisfação dos eleitoores, esperar por um jornal que nunca mais chega, nem um artigo sequer no jornal da terra que se escreve, porque temos vontade de explicar porque discordamos ou aceitamos os projectos, é muito pouco para quem pretendeu liderar um concelho e tinha programa e projectos. A oposição, paga-a o povo quando participa nas reuniões camarárias, por isso deve agir, agir, agir, sempre em defesa dos eleitores que não foram poucos.
Esperar quatro anos, ou por uma campanha que já convence ninguém, é esperar sentados pela morte. Assim não vamos lá. E nós precisamos de mudar para melhor. Mas que apareçam os melhores que estes são medíocres.
socialista a 22 de Outubro de 2007 às 15:20

Acompanho com alguma assiduidade este blog,o que me deixa triste ver aquilo que aqui se escreve,é triste que as pessoas só saibam dizer mal,e,quanta vezes com pouco fundamento a não ser denegrir seja quem for.Estou de acordo quando se critica a C.Municipal,e a sua gestão,mas é aquilo que temos.Fui uma única vêz á Assembleia Municipal afim de ver como trabalhava,fiquei horrorizado com a subserviencia existente,nos seus membros nomeadamente a sua maioria.Que fazer?Foram eleitos,é a democracia a funcionar,no seu pleno,mas como diria alguém,dentro da máquina temos que manter este estado de coisas senão como poderei empregar o meu filho.È ver Presidente A.Municipal acabou o consultório em vêz de pagar um indemnização á empregada existente foi colocada na Câmara,o Tibério depois de muitos anos a ser subserviente já está colocado,e assim vai o noso concelho.Quantos trabalhadores tem a C.Municipal de LAjes o Pico?funciona melhor?pelo contrário funciona mal,uma coisa ela funiciona bem.todos ou quase todos já tem cursos de internete.
Só Visto a 27 de Novembro de 2007 às 11:05

Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
23
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO