Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

21
Nov 07

 

Esta noite sonhei com uma ilha cheia de sol, de sonhos e de gente, que trabalhava, afanosamente, em terra e no mar, para desenvolver as suas vidas. Ouvi o ribombar do foguete assinalando baleia!, e puz-me a correr para o caneiro, para ver sair a Rosa Maria, a Cigana, a Aliança, transportando botes e baleeiros, esperançados em trancarem uma baleia grande.

A Lagoa, maré seca, ficou vazia e nós saltámos para dentro da chatinha da Cigana e demos uma voltinha enquanto o cabo de mar não nos via...

Depois, fomos para a escola, inquietos por voltar à Lagoa - os nossos barquinhos rasgavam vaguinhas pra-trás-prá-frente e volta-a-trás e vai-à-frente, com uma velocidade que nos encantava...

Ao passar pela tasca do Tibério, no canto da Rua Nova, ouvi o vigia anunciar que o Liberdade tinha trancado a baleia e que todos regressavam a terra.

Acordei, com um sorriso, sem saber porque tinha voado tão rapidamente a um passado tão distante. E pensei para comigo: Esta Vila ainda há-de ser a grande terra que foi, embora com outras gentes, outras actividades e outro dinamismo.

Basta que quase todos queiram.

E queremos umas Lajes melhores!

http://lajes.blogspot.com

publicado por sim às 12:51

Que saudades...belos tempos. também passei muito tempo na lagoa, apanhava mujas com barquinho à vela. Ainda tenho na minha memoria os foguetes, as lanchas a roncar, os homens a correr...que espectaculo.

Medina
josé manuel medina a 21 de Novembro de 2007 às 13:02

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO