Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

06
Mai 08

"A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes."

Face à importância destes objectivos e às repercussões positivas deste gaçardão junto dos visitantes e locais, pergunto-me por que motivo nunca as Lajes foram contempladas com este galardão. Será que a Câmara já o tentou, ou nunca apresentou nenhuma candidatura, apesar de serem conhecidas as qualidades das águas da zona balnear da Maré?

Faltam alguns requisitos: acesso a deficientes e pessoas idosas, vigilância, instalações sanitárias, etc. mas não é isso que dá qualidade a uma zona balnear? Por que espera a Câmara para executar esses requisitos?

Das 23 bandeiras azuis atribuídas aos Açores este ano, nenhuma delas será hasteada no Pico, como se prova pela relação anexa:

 

    TERCEIRA:    Concelho de Praia da Vitória: Porto Martins, Grande, Escaleiras, Biscoitos e Prainha;     Concelho de Angra do Heroísmo: Negrito, Silveira, Salga, Cinco Ribeiras e Prainha (Angra).
    FAIAL:  Concelho de Horta: Varadouro e Almoxarife.
    S.MIGUEL:  Concelho de Ribeira Grande: Areal de Sta Barbara; 
    Concelho de Ponta Delgada: Milícias, Pópulo;
    Concelho de Lagoa: Zona Balnear da Lagoa;
    Concelho de Vila do Franca do Campo: Prainha de Água D´Alto, Vinha da Areia, Corpo Santo e Água D´Alto.
    SANTA MARIA:  Concelho de Vila do Porto: Formosa, Maia e São Lourenço.

 

Até neste sector, sentimo-nos preteridos!...

Compete a quem de direito esclarecer a opinião pública.

publicado por sim às 23:43

Tanto quanto me lembro, na altura em que fui vereador municipal em São Roque do Pico, o problema prende-se com a falta de nadadores-salvadores devidamente credenciados. Aos que se formavam num verão já não queriam sê-lo no ano seguinte. Além disso, nessa altura, quando a zona balnear da Fábrica da Baleia - vila de São Roque, teve "Bandeira Azul" julgo que "faltou" a indispensável "animação". Não é fácil a não ser que se caminhasse para zonas balneares concessionadas. É só uma opinião.
RUI PEDRO AVILA a 7 de Maio de 2008 às 13:59

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO