Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

06
Mai 08

"A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes."

Face à importância destes objectivos e às repercussões positivas deste gaçardão junto dos visitantes e locais, pergunto-me por que motivo nunca as Lajes foram contempladas com este galardão. Será que a Câmara já o tentou, ou nunca apresentou nenhuma candidatura, apesar de serem conhecidas as qualidades das águas da zona balnear da Maré?

Faltam alguns requisitos: acesso a deficientes e pessoas idosas, vigilância, instalações sanitárias, etc. mas não é isso que dá qualidade a uma zona balnear? Por que espera a Câmara para executar esses requisitos?

Das 23 bandeiras azuis atribuídas aos Açores este ano, nenhuma delas será hasteada no Pico, como se prova pela relação anexa:

 

    TERCEIRA:    Concelho de Praia da Vitória: Porto Martins, Grande, Escaleiras, Biscoitos e Prainha;     Concelho de Angra do Heroísmo: Negrito, Silveira, Salga, Cinco Ribeiras e Prainha (Angra).
    FAIAL:  Concelho de Horta: Varadouro e Almoxarife.
    S.MIGUEL:  Concelho de Ribeira Grande: Areal de Sta Barbara; 
    Concelho de Ponta Delgada: Milícias, Pópulo;
    Concelho de Lagoa: Zona Balnear da Lagoa;
    Concelho de Vila do Franca do Campo: Prainha de Água D´Alto, Vinha da Areia, Corpo Santo e Água D´Alto.
    SANTA MARIA:  Concelho de Vila do Porto: Formosa, Maia e São Lourenço.

 

Até neste sector, sentimo-nos preteridos!...

Compete a quem de direito esclarecer a opinião pública.

publicado por sim às 23:43

Tanto quanto me lembro, na altura em que fui vereador municipal em São Roque do Pico, o problema prende-se com a falta de nadadores-salvadores devidamente credenciados. Aos que se formavam num verão já não queriam sê-lo no ano seguinte. Além disso, nessa altura, quando a zona balnear da Fábrica da Baleia - vila de São Roque, teve "Bandeira Azul" julgo que "faltou" a indispensável "animação". Não é fácil a não ser que se caminhasse para zonas balneares concessionadas. É só uma opinião.
RUI PEDRO AVILA a 7 de Maio de 2008 às 13:59

O Hernani pode ser nadador salvador, ele ao contrário do chefe consegue estar em dois sitios ao mesmo tempo. No tribunal a defender clientes e na USIP a trabalhar. É o que mostra a folha dos vencimentos.
BOCA DO CANEIRO a 8 de Maio de 2008 às 10:57

Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO