Defendo, desde há muito, que as Lajes necessitam de ampliar a sua malha urbana para outras zonas que estão próximas da vila e são a sua expansão natural.
Os terrenos onde foram construídos armazéns e oficinas, ao cimo da Ladeira, no Ramal de Saída da Vila, são espaços adequados para a instalação de novas urbanizações, que poderiam estender-se até à estrada regional em direcção às Terras.
É verdade que são terrenos muito produtivos da reserva agrícola. No entanto, quer acima quer abaixo da estrada regional, a construção de habitações valorizaria muito aquela área e os seus proprietários, cada vez mais cansados das labutas da terra, tirariam mais-valias apreciáveis de campos de cultivo que dão poucos rendimentos.
O próprio Governo Regional, poderia dar o ponta pé de saída, instalando ali habitações sociais e em regime de custos controlados, que são uma forma de fixar os jovens e a população.
Houve até quem chegou a sugerir que a futura Escola, já que tem de sair da Vila, ao menos ficasse mais próximo dela, nos terrenos que acabámos de referir.
Como nada é estático e as circunstâncias aconselham a repensar, permanentemente, as situações e os projectos rumo ao futuro, os cidadãos e os responsáveis devem encarar este assunto com a máxima abertura.