Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

02
Nov 08

As Lajes do Pico são um dos destinos mais procurados na época alta devido aos atractivos que oferecem: o whale-watcinhg e as instituições culturais associadas à história da baleação.

Há, todavia, que diversificar e inovar o producto turístico, oferecendo a quem nos visita, nomeadamete aos jovens, programas de actividades náuticas e observação do ambiente e do mar.

A utilização de botes baleeiros para passeios na baía, desportos de remo e vela, mergulho, a teatralização das arriadas à baleia, etc, são projectos que devem ser desenvolvidos, numa primeira fase em colaboração entre instituições públicas e privados, até que os mais jovens acreditem que são rentáveis. (Ocorre-me sempre o exemplo do whale-watching!)

Esta reflexão deve também incidir sobre que actividades desenvolver em terra, durante a época baixa, quando o mar não permite passeios turísticos.

Não se pode viver apenas de 6 meses de actividade turística. As unidades hoteleiras, as empresas e até os privados necessitam de rentabilizar e ampliar os seus investimentos.

Em meu entender, iniciativas de cartácter cultural e científico de ambito internacional, associadas à investigação do ambiente, podem ser um bom incentivo para que as Lajes tenham, todo o ano, uma procura adequada à história da baleação e ao seu necessário desenvolvimento.

 

publicado por sim às 10:00

Unidades hoteleiras? Aqui há anos, não muitos, houve um projecto para a implantação dum Hotel junto à Maré desta Vila Baleeira. Este projecto foi pura e simplesmente rejeitado unanimemente pela Autarquia Lajense, PPD /PSD e PS. Assim não vamos a lado nenhum. Quando é que os Lajenses escolhem um Edil com tudo no sítio? De arremedos estamos fartos e de sem-abrigos , muito mais estamos. Mas...o horizonte infelizmente é sombrio. Será que alguém com capacidade de liderança quererá voltar ao seu rincão natal e levar este 'palmo de lepra' ao lugar a que tem direito? Aguardamos atentamente pelos próximos episódios...
Anónimo a 10 de Novembro de 2008 às 21:42

Depois do seu trabalho magnifico na junta o RAPAZ do Florentino para a camara já!!!!!!!
lepra pura a 12 de Novembro de 2008 às 16:28

Lol, "magnifico", desligue lá a TVI e veja a sua realidade.
Anónimo a 14 de Novembro de 2008 às 13:31

Espero que o Eng. Roberto seja a salvação do nosso concelho porque com quem estamos vamos ficar com muitos anfiteatros vazios, temos uma belíssima esplanada no Forte de Santa Catarina para concertos de Verão com filarmónicas mas o marido da senhora Presidente , que é quem manda, não põe lá uns holofotes porque destoa , e então convidam-se grupos de fora e gastam dinheiro em tendas desmontáveis que custam uma fortuna. Até agora segundo diz o encarregado de pessoal auxiliar nem tem dinheiro para comprar papel higiénico para as casas de banho públicas.
Anónimo a 14 de Novembro de 2008 às 21:53

Não era preciso falar do Encarregado de Pessoal Auxiliar, para dizer que nem dinheiro há para comprar papel higiénico para os sanitários públicos, porque isso toda a gente sabe. O que se sabe também é que há dinheiro para umas coisas, mas para outras é o que se vê e sabe...
Mas o Eng. Roberto ser a salvação do concelho? Duvido!
Talvez seja a sua presença a ruina dele...O passado histórico recente levou-o ao PS, porque o PPD/PSD, lhe retirou o tapete e amuado como menino único que é, foi bater a outra porta. Memórias custas?
Anónimo a 19 de Novembro de 2008 às 18:23

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO