Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

07
Fev 09

Era uma vez um autarca que sonhou em perpetuar-se no poder, propondo aos eleitores elevar a sua vila a cidade. Foi a votos e venceu, uma e duas vezes. Mas como se esse desiderato não conseguisse, toca a esventrar ruas e caminhos, a fazer novos passeios e instalar novos candeeiros, para dizer aos eleitores que agora é que era e que depois de tudo pronto, a categoria de cidade cairia do céu aos trambulhões e numa manhã de sol.

O autarca prepara-se para continuar no poleiro. Para tal, repescou a teoria económica que deu o que deu, e de que estamos a sofrer consequências: na concentração está a solução do crescimento. E o povo que vive naquele território de fronteira, vai acreditando e pedindo que seja verdade o que o edil apregoa, com uma convicção pacóvia que até mete impressão.

Os seus pares dos concelhos vizinhos, que deviam ter uma noção estratégica do que deve ser o desenvolvimento de uma ilha, até discordam do parceiro laranja, mas porque o poder vale mais que a inteligência, fazem de conta que o tal edil já passou a fronteira do razoável e olham para o lado como se não fosse nada com eles, nem com o partido que os elegeu.

 

É que - dizem os entendidos - não é o título de cidade que traz mais valias. As novas centralidades estão condenadas porque a concentração demográfica é uma carga de trabalhos para o ambiente (nem água há...), para os equipamentos, para as relações comerciais, laborais e sociais e para a própria segurança das populações.

 

E depois, não é com uns escassos dois milhares de pessoas, meia dúzia de lojas, pouca indústria e meia dúzia de bancos, que se conquista um título que, um dia, um candidato a edil, sonhou para aliciar os seus eleitores.

Promessas há muitas e essa, tarde ou nunca chegará!...

publicado por sim às 18:55

Idiotices há muitas.
http://lajesdopico.blogs.sapo.pt/7885.html
JAJ a 10 de Fevereiro de 2009 às 13:18

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20

22
23
24
26
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO