Vila Primeira da Ilha do Pico. Vila baleeira dos Açores. Mar e Terra cruzam-se numa História de 500 anos.

04
Dez 09

Após prolongada doença, faleceu a Prof. D. Inês Melo.

Para memória presente e futura, impõe-se dizer que a D.Inês foi uma professora dedicada e competente, educadora de centenas e centenas de alunos, quer no Ensino Primário ou Básico, quer como explicadora de alunos a exames do Liceu.

Juntamente com seu marido, Prof. José Azevedo, preparou muitos alunos do concelho para exames de admissão, e dos 2º e 5º anos do Liceu. Um trabalho muito meritório, precursor do antigo Externato General Lacerda Machado, onde a D.Inês e o Prof. Azevedo foram docentes.

Aqui fica a minha homenagem póstuma não só a ela e a outros professores ainda vivos e a outros que já partiram, e o lamento de que esse trabalho que abriu a tantos rapazes e raparigas um caminho diferente e melhor nas suas vidas, ainda não tenha sido reconhecido, como merecia, pelas entidades competentes.

Mas a D.Inês foi também a primeira mulher do concelho e da Ilha do Pico, a desempenhar empenhadamente e por amor à sua terra, o cargo de vereadora eleita à Câmara Municipal das Lajes do Pico, pelo Partido Socialista.

A sua prestação cívica, levou-a ainda à Presidência da Filarmónica Liberdade Lajense, instituição que durante algumas dezenas de anos foi regida por seu pai Francisco Moniz de Melo.

As qualidades e méritos das pessoas não se resumem a uma simples nota fúnebre. "Só Deus conhece o coração de cada homem". Mas pelas suas boas obras, a D.Inês Melo é digna do maior apreço e gratidão de todos os lajenses, que tão cedo não esquecerão o seu exemplo de sacrifício perante a cruz que a vitimou.

Ao Prof. Azevedo e suas filhas, as nossas sentidas condolências.

 

 

 

publicado por sim às 18:40

A imagem que guardarei da sra Inês é a de uma senhora íntegra e de grande coragem.
Os meus pêsames a toda a família, especialmente à Sofia e à Ana Isabel.

Paulo Pereira a 4 de Dezembro de 2009 às 22:04

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25

27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO