Falta cerca de uma semana para iniciar-se o Novenário em honra de Nossa Senhora de Lourdes.
Hoje, já é possível apreciar o retábulo do novo altar do lado da terra, onde a imagem, habitualmente, é colocada. Dispensamo-nos de qualquer apreciação, se bem que tenhamos a nossa opinião mas ela não nos foi pedida, nem à comunidade. Quem tinha poder de decisão autorizou o retábulo e aí ficará, pelos anos fora.
Por outro lado, prosseguem também as obras de recuperação do edifício da Matriz das Lajes do Pico. O teto está a receber melhorias e, como tudo leva tempo, às vezes muito tempo, o edifício não ficará concluído para a festa.
Lamenta-se, uma vez mais, não se ter envolvido a comunidade das Lajes, nestas iniciativas, para que pudesse também colaborar. Quando se acabarem os mecenas, talvez se recorra à boa vontade dos fiéis, como sucedeu, quando a Matriz foi reiniciada nos anos 50. Oxalá ainda se vá a tempo...
Quanto à preparação da Festa que compete aos párocos responsáveis e a todo o povo cristão, espera-se que todos sejam chamados a pronunciar-se. É uma prática muito recomendada pelos responsáveis eclesiais e uma forma de envolver mais gente no processo pastoral. Ou não será?
Pela vila, já são visíveis trabalhos de ornamentação e colocação de equipamentos para a festa.
Talvez não fosse má ideia, começar-se a promover já a festa junto dos OCS regionais e nacionais.